As empresas com certificação ISO têm vantagens competitivas, que são ainda mais relevantes em contexto de internacionalização. A obtenção deste reconhecimento prova que as organizações estão empenhadas em vertentes como a qualidade, sustentabilidade e segurança, o que é valorizado por clientes, fornecedores e entidades oficiais.
A certificação ISO identifica as empresas que cumprem diretrizes definidas internacionalmente pela International Organization for Standardization (ISO). A entidade explica que estas normas são, afinal, a “fórmula que descreve a melhor forma de fazer algo” em áreas como a produção, gestão de processos, prestação de serviços ou fornecimentos.
Entre os objetivos destas certificações estão, por exemplo:
- Gestão de qualidade, tendo em vista maior eficácia no trabalho e diminuição de falhas na produção e nos produtos;
- Gestão ambiental, procurando promover a sustentabilidade e reduzir impactos ambientais e e desperdício;
- Saúde e segurança para redução dos acidentes de trabalho;
- Gestão de energia, com o objetivo de reduzir o consumo;
- Segurança alimentar, evitando a contaminação dos alimentos;
- Segurança de Tecnologias de Informação, tendo em vista a segurança de informações sensíveis;
- Governance corporativa através de compromissos em termos de responsabilidade social, financeira e ambiental.
A certificação ISO é, em alguns setores e mercados internacionais, um requisito legal ou contratualmente obrigatório. Ou seja, há empresas e organizações que só negoceiam com agentes económicos que possuam certificação ISO em determinada área.
Assim, é fundamental perceber quais as certificações que a sua empresa pode obter e quais são as mais valorizadas no seu setor de atividade ou mercados de destino.
Para saber mais sobre a certificação ISO, o percurso para obter este reconhecimento e todas as vantagens que traz para as empresas, leia este artigo no site Portugal Exporta da AICEP.