Share the post "Certificado de conformidade do carro: o que é e para que serve"
Quando o tema é carros importados ou homologações de matrículas, há outro tema que vem logo ao de cima: o certificado de conformidade.
Se o desconhece, é natural. É um documento por vezes esquecido. No entanto, é extremamente importante para a homologação do veículo, assim como para a sua circulação legal.
Nesse sentido, ao longo do artigo, faremos um breve resumo sobre este certificado, abordando os seus principais pontos.
O que é o certificado de conformidade?
O certificado de conformidade (COC) é um documento emitido pelos fabricantes automóveis. Sempre que um automóvel é comprado, a marca emite este certificado.
Com esta declaração, o proprietário do automóvel fica com a certeza de que o veículo está conforme o modelo aprovado e fornecido pelo fabricante.
No documento devem estar presentes as seguintes informações: dados sobre o veículo, identificação do fabricante de automóveis, número de aprovação do modelo, especificações técnicas e outros dados que sejam relevantes.
Por outro lado, esta declaração atesta que as características técnicas do referido veículo satisfazem os requisitos ambientais e de segurança, impostos na União Europeia (EU).
O objetivo deste documento é garantir a livre circulação de bens na União Europeia, com destaque para os bens sujeitos a homologação e registo.
No entanto, os veículos fabricados para o mercado norte-americano ou japonês, que não têm especificação da UE, e ainda as viaturas mais antigas que não obtiveram a aprovação do modelo por parte da CE não possuem um COC.
Um carro modificado exige um novo certificado de conformidade?
Sim. Caso um veículo tenha sido modificado terá de ser submetido a uma aprovação individual tal como está descrito na legislação europeia no país da UE onde foi pedida a matrícula.
Isto porque este processo difere em todos os países da União Europeia. Como tal, é importante que obtenha informações sobre o registo num país específico. No caso de Portugal poderá obter mais informações no Instituto dos Registos e do Notariado.
Assim, se um carro modificado for importado para Portugal, as autoridades competentes exigem que seja apresentada uma prova da realização de inspeções técnicas específicas ou de determinados certificados antes de aceitarem matricular o carro.
O COC é então um documento importante para quem precisa de legalizar um carro em Portugal. Isto porque descreve todas as características do veículo, acompanha a viatura, e inclui o número de homologação europeu. Sem este documento o processo de legalização de automóvel torna-se bem mais complicado.
A título de curiosidade, os certificados de conformidade foram definidos pela Diretiva Comunitária de Mercado Interno Único e Aprovação Tipo EC-92. Todas as marcas de automóveis têm de passar COC aos seus clientes.
Tipos de certificados de conformidade
Certificado Europeu (CE)
Se o automóvel tiver um certificado CE válido, as autoridades portuguesas não podem exigir mais documentação técnica adicional.
Certificado Nacional
Neste caso, o certificado é válido apenas no país de emissão. Por norma, este certificado é emitido para autocarros, camiões, carrinhas, reboques e veículos personalizados construídos antes de maio de 2009. Este é também o certificado que deve acompanhar os automóveis antigos.
Quanto é que custa?
O seu custo é variável. Sendo pedido ao fabricante, podem ser muito mais baratos. O seu preço pode ir até 400 euros.
Outra questão, não menos importante, é que o veículo pode ter de ficar na marca para ser verificado convenientemente. Logo, em alguns casos, trata-se de uma homologação dispendiosa e demorada.
Onde pedir um Certificado de Conformidade?
Geralmente, na marca. Certifique-se de que solicita o documento contactando a marca ou o fabricante, quer através do importador nacional, quer através de um revendedor.
Este serviço requer pagamento e pode demorar de alguns dias a algumas semanas para ser concluído. O importador ou concessionário serve simplesmente como intermediário na transação.
Há raros casos onde o próprio fabricante oferece uma opção de encomenda online para o COC. Por exemplo: Ford, Renault, Audi/VW, Mercedes, etc.
Se estiver a adquirir o veículo a um concessionário profissional (concessionário), eles também poderão fornecer-lhe o COC. Como este é um serviço frequentemente solicitado, eles já acumularam a experiência necessária para o realizar sem quaisquer problemas.
Há empresas disponíveis online que o farão por si, aliviando-o da burocracia relacionada e obtendo frequentemente preços mais favoráveis do que os oferecidos pelo importador.
Com efeito, esperamos que esta leitura seja útil, especialmente para quem pensa fazer uma compra de carro no estrangeiro e seguir o enquadramento legal em vigor.