O certificado de habilitações é um documento que comprova a conclusão de uma formação que lhe confere a competência para o desempenho de um tipo de trabalho ou tarefa.
Por isso, se se candidatou a um novo emprego ou a um curso e o questionaram sobre o certificado de habilitações, é perfeitamente normal. Afinal, só através deste tipo de documento é possível confirmar as suas habilitações até ao momento.
Tem dúvidas sobre o tema? Nós explicamos.
A IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO DE HABILITAÇÕES
Como já referimos, o certificado de habilitações é um documento que comprova que efetivamente concluiu uma formação, seja no ensino básico, secundário ou universitário.
Atualmente, dar informação falsa no que diz respeito às habilitações académicas é cada vez mais frequente do que aquilo que se possa pensar, apesar de ser uma das mentiras mais facilmente detetadas.
Desde candidatos que alteram a instituição onde concluíram a sua licenciatura por outra que tenha maior notoriedade no mercado de trabalho, até outros que deixam a licenciatura incompleta, mas assumem o título de licenciados, por exemplo. E é precisamente por este motivo que existe o certificado de habilitações.
Este documento permitirá comprovar à empresa ou instituição de ensino, as suas habilitações até ao momento em questão. Por exemplo: se se candidatar a uma entrevista de emprego, deve contar com o pedido digitalizado ou em mão do seu certificado.
ONDE PODE OBTER O CERTIFICADO DE HABILITAÇÕES
Se vai concluir agora um ciclo de estudos e pretende obter o certificado de habilitações, saiba que este deve ser requisitado junto da instituição de ensino onde as obteve.
Ou seja, se pretender obter o seu certificado de habilitações do 9º ano, deve requisitá-lo na secretaria da escola onde teve a oportunidade de concluir o ensino básico. No caso de se tratar do certificado de habilitações da sua licenciatura, então deverá pedi-lo na universidade onde o concluiu.
É importante ainda referir que, independentemente de ter estudado em instituições diferentes, por exemplo, durante a licenciatura, o certificado é sempre pedido na última universidade que frequentou e onde concluiu o curso.
Como fazer se a instituição de ensino que frequentou já encerrou?
Se este for o seu caso, existe uma solução. Para que consiga pedir o seu certificado de habilitações, deverá contactar a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares de forma a que consiga saber qual o agrupamento que ficou com o acervo documental da escola que frequentou. E é precisamente junto desse agrupamento que deve pedir o seu certificado.
Se se tratar de um certificado correspondente a um curso de ensino superior e a universidade que frequentou já não existe, deverá fazer uma requisição no Balcão Eletrónico da Direção Geral do Ensino Superior e selecionar a opção “Instituições encerradas”.
Como fazer para pedir equivalências de cursos antigos aos cursos do ensino básico e secundário atuais?
Completou um curso que já não existe numa escola básica ou secundária do ensino público e não sabe como pode fazer para pedir equivalências? Saiba que pode pedir a devida equivalência aos graus atuais na instituição onde concluiu o curso, ou agrupamento de escolas, através deste formulário.
EXISTEM CUSTOS ASSOCIADOS?
Normalmente sim. O custo da emissão do seu certificado de habilitações varia dependendo da instituição de ensino e o ano de frequência do curso.
No entanto, é normal que nas universidades peçam um valor por cada disciplina terminada ao longo do respetivo período em que decorreu o curso.
Para além disto, importa ainda referir que este custo é, normalmente, mais elevado quando se trata de instituições privadas.
Quando pode obter este certificado?
O certificado de habilitações pode ser pedido em qualquer momento, desde que dentro do horário das instalações da escola ou universidade.
Por isso, se terminou a sua licenciatura há uns anos e ainda não precisou de pedir o seu, saiba que o pode fazer em qualquer altura do ano.
Quais são os requisitos e documentos para pedir o certificado de habilitações?
Segundo o Portal ePortugal, os documentos são os seguintes:
- Comprovativos originais (que serão devolvidos) ou cópias autenticadas das antigas habilitações adquiridas no sistema educativo português (diploma, certificado ou certidão);
- Fotocópia legível de documento de identificação atualizado do qual conste filiação e naturalidade;
- Formulário Habilitações nacionais do ensino básico e secundário – equivalência.