Ceuta é uma cidade pequena no extremo oriental africano. Para lá chegar, partindo de Espanha, só por mar, com ferrys que saem do porto de Algeciras.
Chegar lá é como desembarcar numa qualquer cidade espanhola: fala-se espanhol, a moeda é o euro e a arquitetura é tipicamente espanhola. Mas estamos já em África.
ceuta: ponto estratégico para a europa
A primeira aventura de uma visita a Ceuta, mesmo que apenas sirva de entreposto para visitar Marrocos, é atravessar o famoso Estreito de Gibraltar.
A viagem de ferry é tranquila e bastante rápida, num abrir e fechar de olhos estará a pisar o continente africano.
Depois de desembarcar é partir à descoberta. Se estiver mesmo de passagem, o centro da cidade e as muralhas banhadas pelo mar preencherão o seu dia facilmente.
Se quiser demorar opções também não faltam, desde as praias às montanhas nos arredores.
Centro histórico simpático
O centro histórico é essencialmente pedonal, rodeado de casas semelhantes ao casario espanhol.
A arquitetura imponente ladeada de largos passeios e arvores, que ajudam nos dias de calor. NA Plaza de África pode desfrutar das várias esplanadas, para seguir caminho pela Gran Via até a Plaza de los Reys.
Antes pode visitar o mercado e a grande estatua do Hércules na Plaza de la Constitución.
O passeio será certamente agradável que pode terminar com um mergulho nas piscinas de água salgada do Parque Marítimo del Mediterráneo.
Passeio em redor das muralhas
Se há coisa que Ceuta tem são paisagens apaziguadoras, e vários pontos de onde é possível admirá-las.
O primeiro, as famosas Conjunto Monumental de las Murallas Reales, excelente local para passear calmamente em família.
Depois, a não perder, uma subida ao Monte Hacho, com uma excelente panorâmica para Espanha e Gibraltar e para Ceuta.
As praias de Ceuta
Se estiver com tempo, aproveite para descansar no areal da região. As opções para quem gosta de praia são várias, aliás o difícil vai ser decidir.
A Playa de la Ribeira é a mais concorrida mesmo no centro da cidade. Ainda no centro a Playa del Chorrillo e as suas águas cristalinas são uma ótima opção.
ceuta: tradução de modernidade dão as mãos
Antes de partir para explorar os arredores, aproveite as suas caminhadas por Ceuta para percorrer todas as estatuas da cidade.
A cidade tem várias estatuas que foram erguidas como marcos históricos, numa cidade onde religiões e antepassados diferentes convivem em perfeita harmonia.
Exemplo disso é a estátua erguida em homenagem a Gandhi, outra levanta em homenagem ao rabino Yosef Bem Yehuda Bem Acnin (judeu), mas também existe, entre muitas outras, uma estátua em honra de D. Henrique, O Navegador, português.
Estas estátuas espalham-se por toda a cidade e refletem o espírito de tolerância que se vive.
Como chegar
Para chegar a Ceuta a melhor forma é apanhar o ferry no porto de Algeciras. Existem várias companhias que fazem a travessia diariamente.
Onde ficar
Pernoitar na cidade é bastante acessível, conseguirá um bom hotel com diárias a começarem nos 30€. Por exemplo o Hotel Parador e o Hotel Puerta de África são excelentes e económicas opções.
Onde comer
A influência espanhola é sentida na gastronomia. Bons restaurantes para comer são Meson Restaurante Alberto ou o Restaurante El Velero.