Ninguém tem dúvidas de que há uma infusão capaz de relaxar, acalmar, afastar a insónia e reduzir o stress, mas o que muitos não sabem é que a bebida tem poderes curativos que ajudam o corpo a enfrentar problemas de má digestão, tratar feridas e inflamações, limpar a pele e até reduzir as temidas olheiras. Conheça 6 receitas de chá camomila que podem mudar o seu dia a dia e oferecer bem estar físico e emocional de forma económica e eficiente.
Benefícios do Chá de Camomila
Reduzir a ansiedade e acalmar são algumas ajudas que o chá de Camomila oferece à saúde, mas os seus benefícios incluem ainda:
- Redução da hiperatividade;
- Alívio do stress;
- Controlo da má digestão (reduz os gases e trata úlceras);
- Alívio dos enjoos;
- Alívio das cólicas menstruais;
- Combate a inflamações dos tecidos;
- Auxilia no tratamento de feridas;
- Ajuda a remover impurezas da pele.
Como preparar o chá de camomila e onde comprar
A infusão de camomila pode ser preparada através da utilização das flores secas da planta ou das saquetas pré-embaladas, vendidas em ervanárias e supermercados. Ao chá de camomila, podem ser adicionadas outras plantas com características medicinais, como é o caso da hortelã, e assim obter resultados e benefícios diferentes e complementares.
6 receitas com Chá de Camomila
Os chás podem ser preparados usando apenas flores secas de camomila ou misturas feitas usando outros chás, de acordo com o gosto e com os benefícios pretendidos.
1. Chá de camomila para relaxar e acalmar
O chá de Camomila, quando preparado com as flores secas da planta, apresenta propriedades ligeiramente sedativas capazes de promover a sensação de relaxamento e bem estar. Esta infusão é ideal para combater a insónia e reduzir a ansiedade, o stress e o nervosismo. O chá, preparado desta forma, é também um aliado que ajuda a aliviar as cólicas menstruais.
Ingredientes:
- 2 colheres (de chá) de flores secas de camomila;
- 1 chávena de água.
Modo de preparação:
Ferva a água e adicione as flores secas da camomila. Em seguida, reserve o preparado e deixe repousar por 10 minutos antes de coar e beber. O chá de camomila pode ser adoçado com mel e ingerido até três vezes por dia.
Para aumentar as propriedades sedativas do chá, pode optar por adicionar uma colher de chá de erva-dos-gatos (seca). Esta infusão é capaz de reduzir também a febre em bebés e crianças, mas não esqueça de consultar o pediatra antes de oferecer o chá aos mais pequenos.
2. Chá para combater os gases e a má digestão
O chá preparado com camomila, erva-doce e raiz de alteia tem ação anti-inflamatória e ajuda a acalmar os incómodos do estômago, reduzir os gases e regular o funcionamento do intestino.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de camomila seca;
- 1 colher de chá de mil-folhas;
- 1 colher (de chá) de sementes de erva-doce;
- 1 colher (de chá) de raiz de alteia;
- 1 colher de chá de filipêndula;
- 500 ml de água.
Modo de preparação:
Ferva toda a água e quando estiver a borbulhar, adicione a mistura dos chás e deixe repousar por 5 minutos antes de coar e beber. Beba entre duas a três vezes por dia para obter os resultados desejados.
3. Chá de Camomila para olheiras e inchaço dos olhos
As flores de camomila secas, quando aliadas às sementes de funcho e à flor de Sabugueiro seca, podem ser aplicadas em compressas nos olhos para aliviar a sensação de cansaço ocular e a aparência das temidas olheiras.
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de camomila seca;
- 1 colher (de sopa) de sementes de funcho esmagadas;
- 1 colher (de sopa) de sabugueiro seca;
- 500 mL de água.
Modo de preparação:
Aos 500 ml de água fervente, adicione os ingredientes, deixe repousar por 10 minutos e, após coar, leve o chá ao frigorífico. Faça compressas frescas e aplique sobre os olhos sempre que necessário, por 10 minutos.
esta infusão também pode ser utilizada no tratamento de infeções vaginais, eczemas, psoríase e picadas de insetos, uma vez que ajudam a reduzir o processo inflamatório e acalmam a pele.
4. Chá de Camomila para aliviar a dor de garganta
A garganta inflamada e irritada pode ser tratada com a ajuda do chá tradicional da camomila.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de flores secas de camomila;
- 1 chávena de água.
Modo de preparação:
Esta, que é a versão mais simples do chá de camomila, é fácil e rápida de preparar. Ferva a camomila na água e deixe arrefecer por completo. Em seguida, faça um gargarejo com a mistura sempre que sentir necessidade. Esta infusão também é uma poderosa arma para cicatrizar feridas na boca e tratar problemas de gengivite e estomatite.
5. Chá de camomila para tratar enjoos
Experimente uma infusão de camomila com hortelã-pimenta ou framboesa e diga adeus ao enjoo.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá de) camomila seca;
- 1 colher (de chá) de framboesa ou de folhas secas de hortelã-pimenta;
- 1 chávena de água.
Modo de preparação:
Ferva a água e os ingredientes e deixe a infusão repousar por 10 minutos antes de coar e beber.
Esta receita seria o sonho de qualquer grávida, mas fica o alerta: gestantes não podem beber esta infusão sem orientação médica.
6. Chá de camomila para tratar gripes e constipações
Por ser anti-inflamatória, a infusão de camomila promove o alívio dos sintomas das gripes e constipações, da sinusite e das inflamações no nariz.
Ingredientes:
- 6 colheres (de chá) de flores de camomila;
- 2 litros de água.
Modo de preparação:
Ferva a camomila e a água e deixe repousar por 5 minutos antes de fazer uma inalação da mistura. Aproxime o rosto sobre o recipiente que armazena o chá e respire desse vapor por 10 minutos. Para obter melhores resultados, cubra a cabeça com uma toalha.
Veja também: