Vivemos numa época em que as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de uma alimentação saudável e equilibrada, pelo que opções de qualidade são sempre bem-vindas. Posto isto, parece claro que o chá de curcuma se apresenta como uma boa escolha para quem procura alimentos benéficos para o organismo.
De sabor exótico, que mistura picante e amargo, a curcuma também é conhecida como açafrão-da-terra. O seu aroma é bastante característico, uma vez que se assemelha a uma mistura entre laranja e gengibre.
Na Ásia, de onde é originária, esta planta é utilizada há milhares de anos para tratamentos medicinais, o que evidencia as suas propriedades curativas.
O que é a curcuma
A curcuma é uma planta da família do gengibre, assemelhando-se em muito a este. Porém, ao contrário do gengibre, este alimento tem um tom alaranjado, o que faz com que, quando em pó, possa ser confundido com o caril.
Esta planta caracteriza-se pelas suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas e pela capacidade de ajudar na prevenção e no tratamento de várias doenças, como alergias, diabetes ou cancro. É uma ótima fonte de potássio, ferro, fibra e vitamina B6.
Bem conhecida na Ásia, a curcuma é utilizada há milhares de anos por chineses e indianos. As suas utilizações em países asiáticos vão desde a culinária à medicina, passando pela indústria têxtil (como corante). Importa referir que é a partir da raiz da planta, a que se dá o nome rizoma, que se consegue esta especiaria alaranjada.
6 benefícios do chá de curcuma
A quantidade de nutrientes presentes na curcuma faz com que o chá desta planta seja também ele muito nutritivo e benéfico para o funcionamento geral do seu corpo.
As suas propriedades transformam o chá de curcuma numa verdadeira arma contra vários problemas de saúde. Pegue numa chávena e sinta as melhorias no seu organismo.
Tem um efeito antidepressivo
Não é por acaso que a medicina tradicional chinesa recorre a esta planta nos seus tratamentos. Os princípios ativos da raiz da curcuma têm a capacidade de aumentar os níveis de serotonina do organismo e, consequentemente, estimular o sistema nervoso e melhorar o humor. Neste sentido, o chá de curcuma combate a depressão.
É antioxidante
A oxidação das células é um dos principais motivos para o envelhecimento do corpo e surgimento de algumas doenças. Ora, esta oxidação é provocada por moléculas conhecidas como radicais livres.
A curcumina, o principal ingrediente ativo da curcuma, tem grandes poderes antioxidantes, pelo que neutraliza os radicais livres e estimula os mecanismos antioxidantes do próprio corpo. Assim, o chá de curcuma ajuda a prevenir problemas como o cancro ou o colesterol.
Protege o fígado
O poder antioxidante da curcuma facilita a limpeza do fígado e garante o seu correto funcionamento. As suas propriedades hepatoprotetoras fazem com que o chá de curcuma atue como uma ferramenta de desintoxicação do corpo.
Fortalece o sistema imunitário
Por ser uma boa fonte de vitaminas e minerais, a curcuma ajuda a fortalecer o sistema imunitário. Isto significa que este alimento pode aumentar as defesas do organismo contra infeções.
Promove a saúde cardiovascular
Geralmente, os problemas cardíacos têm origem na acumulação de placas de gordura nas artérias, o que impede a normal circulação do sangue.
A verdade é que as propriedades anti-inflamatórias da curcuma impendem a formação destas placas e garantem o bom funcionamento da circulação sanguínea. Isto resulta numa diminuição das probabilidades de ocorrência de um ataque cardíaco, por exemplo.
Melhora a digestão
O chá de curcuma é conhecido por melhorar a saúde gastrointestinal, uma vez que estimula a secreção dos fluídos gástricos e facilita a digestão dos alimentos. Assim, esta bebida pode ajudar a aliviar problemas como a azia, o inchaço ou os espasmos do cólon.
Como preparar chá de curcuma
Antes de preparar o seu chá, é importante saber que a dose diária de curcuma recomendada é de cerca de 5 gramas. Esta quantidade não deve ser ultrapassada porque, quando consumida em excesso, a curcuma pode originar problemas como náuseas, dores de estômago e diarreia.
Ingredientes
Água
1 colher de chá de curcuma (equivale a 5 gramas)
Stevia (caso queira adicionar um adoçante)
Limão e canela a gosto
Modo de preparação
- Aquecer a água até ferver;
- Adicionar a curcuma e reduzir o lume;
- Dexar o preparado repousar durante 10 minutos;
- Coar o chá;
- Adicionar a stevia, limão e a canela a gosto.
Veja também: