Os portugueses não têm o hábito de levar este chá para a mesa, mas por esta altura, com as descobertas recentes dos seus inúmeros benefícios, este comportamento pode mudar. É que o chá de menta cura (quase) tudo e emagrece.
Com a chegada da estação das gripes e constipações, é comum piorarem os quadros de asma e alergias, e este é o mote ideal para começar já a beber a infusão de menta. Recentemente, cientistas ingleses da Universidade de Newcastle vieram acrescentar mais poderes à lista de vantagens da planta: ela tem propriedades analgésicas que auxiliam no combate a dor, com um efeito semelhante ao da aspirina.
O estudo realizado na instituição inglesa foi liderado pela brasileira Graciela Rocha. Para a investigadora, é preciso parar de fugir de uma realidade: mais da metade dos medicamentos prescritos na medicina ocidental tem como base moléculas naturalmente presentes nas plantas. A cientista da Universidade de Newcastle estudou os benefícios da menta no alívio da dor e comprovou: há muito mais para além dos medicamentos de laboratório.
Benefícios do chá de menta
A cultura do Médio-Oriente é peremtória no que diz respeito às vantagens que o chá de menta oferece à saúde. Nesses países, a infusão é servida após as refeições, pois os benefícios das folhas são velhos amigos dessas populações.
No ocidente, também os nutricionistas defendem o consumo do chá de menta, enfatizando as suas propriedades – que auxiliam na cura de doenças digestivas e no alívio da tosse e das dores musculares. Para os especialistas, a infusão desta planta ajuda ainda a reduzir o stress, melhorar a saúde oral e fortalecer o sistema imunitário.
Ainda não são argumentos convincentes para adotar o chá de menta em casa? Oferecemos mais: para os estudiosos, as folhas da planta têm capacidades para prevenir o cancro, e ainda características anti-fúngicas.
Porque o chá de menta emagrece
Por apresentar excelentes propriedades digestivas, a menta coopera para a emulsão das gorduras. Desta forma, a infusão da planta é uma ótima aliada para quem quer perder peso e manter a saúde em dia.
A dica é misturar as folhas de menta a outros ingredientes igualmente poderosos, como o limão, que é um super alimento com ação antioxidante.
Como fazer o chá de menta
Chá de menta frio
Ingredientes:
- Menta seca e menta fresca;
- Água;
- Casca de limão.
Modo de preparação:
Ferva a água com a menta seca e deixe a infusão repousar por, no mínimo, 30 minutos. Para adicionar o sabor extra, adicione a casca de limão e as folhas de menta fresca, coe a mistura, adoce com mel e sirva com gelo.
Chá de menta quente
Ingredientes:
- Chá verde;
- Água;
- 1 limão;
- 1 laranja;
- Menta fresca.
Modo de preparação:
Ferva a água e faça uma infusão com o chá verde por 5 minutos. Em seguida, prepare uma garrafa com o limão e a laranja cortados em rodelas e verta a infusão quente sobre as frutas. Adoce com mel e deixe arrefecer por uns instantes.
Veja também: