O chá de poejo tem propriedades medicinais graças à planta de poejo, que tem como nome científico Mentha pulegium. Já ouviu falar?
Este artigo vai dar-lhe a conhecer os benefícios desta bebida, que já são conhecidos há vários séculos nas zonas do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental, locais de origem da planta de poejo.
Chá de poejo: propriedade, benefícios e cuidados a ter
Propriedades do chá de poejo
O poejo contém várias propriedades que podem ajudar a aumentar a sua qualidade de vida. Conheça algumas delas:
- Digestiva (melhora a digestão);
- Relaxante (boa para stress e ansiedade);
- Expectorante (combate a expectoração);
- Vermífugo (previne doenças causadas por vermes);
- Carminativo (redução dos gases intestinais);
- Antisséptico (combate infeções e impede o desenvolvimento de bactérias);
- Antiespasmódico (acalma ou neutraliza os espasmos musculares);
- Emenagogo (facilita ou aumenta o fluxo menstrual).
Benefícios do chá de poejo
Algumas das finalidades para as quais este remédio natural é mais usado estão relacionadas com a tosse, a gripe, as constipações e também outras doenças relacionadas com o sistema respiratório. Isto porque a infusão é popularmente conhecida como um expetorante eficaz. Graças a esta fama, o poejo é apelidado de “hortelã dos pulmões”.
A infusão pode também ajudar a melhorar a digestão e a combater a azia, pois existem substâncias presentes nas folhas que reduzem a acidez do estômago.
Se sofre de dores reumáticas, pode embeber compressas no chá e aplicá-las na zona das dores para aliviá-las. O chá também melhora o desconforto e as dores das cólicas menstruais, além de ser um forte aliado no combate às insónias e à ansiedade.
Há também quem o tome para diminuir a febre, uma vez que as propriedades sudoríferas desta bebida libertam o suor.
Cuidados a ter com o chá de poejo
Este chá não é indicado para mulheres grávidas, principalmente quando se encontram nos primeiros meses de gestação, pois o poejo pode causar hemorragias e levar, assim, ao aborto. A infusão não é também aconselhada a mulheres que estejam a amamentar e a crianças com menos de 12 anos.
Um fator muito importante é a quantidade de chá ingerido, pois existe uma substância presente no poejo chamada pulegona, que pode ser tóxica se for consumida em grandes quantidades.
A planta não é igualmente indicada para quem sofre de doença hepática ou renal, uma vez que pode agravar esses problemas. O melhor é consultar sempre o seu médico antes de começar a tomar esta bebida, para saber se a mesma é apropriada para o seu caso.
Onde adquirir e modo de preparação
O chá de poejo, que custa entre 1,50€ e 3,50€, pode ser comprado em ervanárias e lojas de produtos naturais, e também em alguns supermercados.
Para começar a prepará-lo, deverá ter dois ingredientes à mão, sendo eles uma colher de chá de poejo fresco ou seco, e também uma chávena de chá com água.
Em seguida, coloque as folhas picadas da planta no fundo de uma chávena. Leve a água ao lume, e só quando esta estiver a ferver poderá retirá-la e deitá-la sobre as folhas de poejo. Tape a infusão durante cerca de 10 minutos, e só depois desse tempo poderá coar o chá e bebê-lo.
Se sofre de doenças respiratórias, recomenda-se que beba uma chávena deste chá de seis em seis horas. Para quem quer consumir o chá de poejo para tratar de males digestivos, o indicado é tomar sempre uma chávena de chá alguns minutos antes do almoço, e também do jantar.