O chá de rooibos é cada vez mais popular no mundo por conter propriedades semelhantes às do chá vermelho. Esta é uma infusão que não vai deixar ninguém indiferente. Além de ser um verdadeiro shot de saúde, é saborosa e utilizada há séculos pelas tribos da África do Sul.
Estudos científicos já comprovaram: a infusão de rooibos tem propriedades que ajudam a controlar os níveis de açúcar, reduzir o mau colesterol e proteger o coração, para além de combater a infertilidade e afastar a ansiedade e o stress.
Mas os benefícios deste chá não se ficam por aqui – é, ainda, um poderoso antioxidante, ajuda a emagrecer, tem ação antialérgica e atua ainda para aliviar dores estomacais, enxaquecas e cólicas. O mais surpreendente? Este chá é capaz de prevenir a formação de tumores e o envelhecimento prematuro das células.
Chá de rooibos: principais benefícios
Rico em antioxidantes
Por conter altos níveis de flavonoides, que é um reconhecido antioxidante com uma vasta gama de benefícios ao corpo, o chá de rooibos é bastante elogiado por ajudar a promover a saúde das células, colaborando para a regeneração do organismo. Além de reduzir a o risco de cancro e prevenir doenças cardiovasculares, é uma arma no combate ao envelhecimento e um aliado para quem quer perder peso.
Previne o cancro
Estudos dizem que um flavonoide presente na composição do chá de rooibos parece ser ainda eficaz quando o assunto é prevenir os danos causados pelos radicais livres. Testes realizados em animais revelaram que pode tratar tumores e evitar o aparecimento de cancro, ajudando ainda o corpo a criar defesas contra alguns danos provocados pela radiação.
Tem ação anti-inflamatória
Os polifenóis encontrados no chá de rooibos são um importante agente anti-inflamatório.
Fortalece a saúde do coração
Beber diariamente o chá de rooibos pode contribuir para diminuir o risco de doenças cardiovasculares e prevenir o ataque cardíaco. A bebida é capaz de eliminar o mau colesterol e aumentar o nível de colesterol bom no sangue, mantendo a pressão arterial baixa.
Combate a Diabetes
O consumo diário do chá de rooibos pode aumentar a tolerância à glicose, promovendo a produção de insulina pelo pâncreas.
Promove a saúde do fígado
O chá de rooibos ajuda a regenerar o tecido do fígado, mesmo quando o órgão está exposto à intoxicação prolongada.
Tem ação no sistema respiratório
Por conter alto teor de flavonoides, o chá de rooibos atua como um broncodilatador e antiespasmódico, sendo bastante utilizado para tratar doenças respiratórias.
Combate as complicações associadas à SIDA
Estudos mostraram que o extrato alcalino presente no chá de rooibos é capaz de ajudar a suprimir o vírus da SIDA.
Atua diretamente no cérebro
Testes realizados em laboratório comprovaram que a bebida pode ter um efeito significativo quando o assunto é prevenir a deterioração do cérebro – quando relacionada à idade.
Como fazer o chá de rooibos
Ingredientes:
Para cada litro de água, utilize 10g de chá.
Modo de preparação:
Ferva a água e adicione a erva, abafando a mistura e deixando repousar por 10 minutos. Em seguida, coe e beba três chávenas por dia. Se preferir, adicione gelo, mel e limão e obtenha uma bebida refrescante e saborosa.
Onde comprar
É possível comprar o chá de rooibos em ervanárias e lojas especializadas em produtos naturais, bem como em grandes superfícies comerciais.