Share the post "Chá de urtiga: conheça os benefícios e as contraindicações"
A urtiga é uma planta medicinal, normalmente consumida sob a forma de chá de urtiga. Mas quais serão os seus principais benefícios? E contraindicações? Será que este chá tem contraindicações?
Vamos dar-lhe a conhecer as caraterísticas e propriedades fundamentais da urtiga e do chá de urtiga para que fique a conhecer a fundo esta super planta, capaz de trazer muitas vantagens para a sua saúde. Não acredita? Então, espreite a sua longa lista de benefícios.
Fique a saber tudo sobre o chá de urtiga
O nome científico da urtiga é Urtica dioica, também conhecida por urtigão, ortiga ou urtiga-maior, e é uma planta medicinal com muitas vitaminas e ferro.
Entre os seus usos, está a possibilidade de utilizar esta planta no tratamento da artrite e do reumatismo, pois tem importantes propriedades anti-inflamatórias. As suas partes próprias para consumo são as folhas, que podem ser usadas em chás. Também se encontram à venda cápsulas com as raízes desta planta.
Benefícios
Como a urtiga é rica em vitaminas A, B1, B5, C, K ácido fólico, ferro, cálcio, potássio e cobre, ela tem uma série de vantagens para a saúde. Algumas das suas propriedades revelam uma ação anti-inflamatória, anti-alérgica, diurética, analgésica e estimulante do apetite. Ora, tome nota:
- Previne a queda de cabelo e combate a caspa;
- Auxilia no tratamento do reumatismo e da artrite;
- Diminui a oleosidade da pele, evitando o aparecimento da acne;
- Deixa as unhas mais fortes;
- Estimula o apetite;
- Auxilia no tratamento da inflamação das vias urinárias;
- Ajuda no tratamento da fadiga intelectual e física;
- Pode ajudar no tratamento da hiperplasia benigna da próstata;
- Promove a libertação de sódio e ureia na urina, pois é diurética.
Diabéticos
Quem sofre com diabetes tipo 2 pode encontrar na urtiga uma grande ajuda. Os extratos hidroalcoólicos da urtiga contribuem para a redução de alguns mediadores inflamatórios (citocinas), frequentes em pacientes com diabetes tipo 2. Isso vai ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue.
Claro que a urtiga não substitui a toma de medicação, mas um chá de urtiga, por exemplo, pode ser um excelente complemento no tratamento da diabetes tipo 2.
Contraindicações e efeitos indesejados
O consumo do chá de urtiga também pode provocar alguns efeitos indesejados ou mesmo ser contraindicado para algumas pessoas. A ingestão excessiva desta planta pode provocar alergias na pele, alterações no ciclo menstrual ou perturbar o funcionamento da próstata.
Pessoas com edema, doenças cardíacas ou problemas renais também devem evitar o consumo desta planta. Da mesma forma, também as gestantes não devem ingerir esta planta, pois ela induz o parto prematuro ou o aborto.
Portanto, deve sempre consultar um médico, antes de iniciar a toma regular do chá de urtiga.
Como confecionar a urtiga?
Chá de urtiga
Ingredientes
4 g de folhas secas de urtiga
1 chávena de água fervente
Modo de Preparação
- Coloque as folhas de urtiga na chávena de água fervente durante 10 minutos.
- Depois, coe e beba 3 vezes por dia.
Sumo de abacaxi, urtiga e hortelã
Ingredientes
500ml de água gelada
6 fatias finas de abacaxi
1 chávena de chá de folhas de urtiga
4 colheres de sopa de hortelã natural
2 colheres de chá de açúcar light
Modo de Preparação
- No liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata por 2 minutos.
- Decore o sumo com uma rama de hortelã.
- Também pode juntar gelo e fazer uma espécie de granizado.