O inchaço abdominal e a acumulação de gases são sintomas que podem surgir com bastante frequência e causar mal-estar físico e social. Para eliminar o problema e ter mais qualidade de vida, tome nota de 4 chás para flatulência que vão realmente fazer a diferença.
Os gases intestinais são produzidos durante a digestão pelo processamento dos alimentos ingeridos e, se os movimentos internos do estômago e do intestino forem lentos, a acumulação será maior. Assim, ocorre dilatação, surgindo uma sensação de inchaço à volta cintura.
A alimentação e a flatulência
A alimentação tem um papel importante na produção de gases gastrointestinais. Os alimentos ricos em nitrogénio, como o feijão e o repolho, são conhecidos por causar gases.
As dietas ricas em gorduras e açúcar, principalmente os refrigerantes, espumantes, chantillys e maioneses, aumentam os gases. O consumo de leite e derivados, em algumas pessoas que são intolerantes à lactose, pode agravar a fermentação, levando ao inchaço.
À semelhança do feijão, outras leguminosas, como lentilhas e grão de bico, também contribuem para este problema.
Causas da flatulência
A obstipação é uma das principais causas de distensão abdominal e flatulência, mas a ansiedade pode, também, ser uma causa de eructação e flatulência.
A aerofagia – que nada mais é do que a ação de engolir ar enquanto se come – aumenta os gases internos, pelo que se aconselha comer mais devagar, evitar falar muito durante as refeições e evitar mascar chicletes e pastilhas.
Para prevenir e tratar este problema existem chás que promovem a digestão, previnem os espasmos e aumentam os movimentos peristálticos.
4 chás para flatulência e excesso de gases intestinais
1. Chá de funcho
É uma erva com grande utilidade terapêutica e também muito usada na culinária como aromatizante. Originária do Mediterrâneo e cultivada em regiões de climas temperados, desta planta podem ser utilizadas as raízes, as folhas e as sementes.
As sementes de funcho são as indicadas para combater os gases intestinais pelas suas propriedades antiespasmódicas e estimulante da digestão.
2. Chá de hortelã-pimenta
É uma planta muito comum em Portugal, com aroma e sabor a menta, fresco e o mesmo tempo, picante. A hortelã muito usado em culinária para temperar pratos de carne e em saladas.
Os seus principais constituintes, flavonoides, têm uma ação relaxantes sobre o trato gastrointestinal. O chá atua nas más digestões e na sensação de enfartamento após refeições exageradas. É um potente antiespasmódico, reduz os gases gastrointestinais, eliminando cólicas abdominais.
3. Chá de manjericão
Também conhecido por basílico, é uma planta muito utilizada em culinária, principalmente em pratos italianos. De origem africana e indiana, é considerada a mais importante planta medicinal na medicina Ayurvédica. O seu chá regula as funções digestivas, reduzindo gases, espasmos, cólicas, enfartamento e azia.
4. Chá de lúcia-lima
Originária de América do Sul, introduzida na Europa, pertence à família das Verbenáceas. Também conhecida como Bela-Luisa ou Doce Lima, devido ao seu característico aroma de limão.
A principal propriedade deste chá é auxiliar a digestão, eliminando gases e cólicas intestinais. Pode ser tomado antes ou durante as refeições, frio ou morno.
Experimente este 4 chás para flatulência e diga adeus ao desconforto causado pelos gases.
Veja também: