É importante conhecer e ter um chá para o estômago em casa. Existem variadíssimos problemas relacionados com o trato intestinal e com o estômago, que podem ter diversas causas e origens. Comer algum alimento que “caiu mal”, algum alimento mais ácido ou pesado, ou até mesmo um mal-estar provocado pelo sistema nervoso.
As causas são muitas e, por isso, também é bastante comum sentir-se, em algum momento, mais afrontado ou desconfortável no que ao estômago diz respeito. Com isto em mente, fomos investigar qual o melhor chá para o estômago e criámos uma lista que partilhamos agora consigo.
Chá para o estômago: 4 opções
Chá de gengibre
O chá de gengibre é outra das melhores soluções para questões relacionadas com o sistema digestivo. Excelente para diminuir o refluxo, o gengibre ajuda também a aliviar a sensação de enjoo e de náusea. Ele é, inclusivamente, muito utilizado pelas grávidas, durante o período de maiores enjoos, pelos rápidos efeitos e por não ter contra indicações.
Preparação e consumo: para cada chávena de água deve colocar uma colher de chá de gengibre. Deixe ferver durante uns 5 minutos e está pronto a consumir. Ingira cerca de três chávenas por dia.
Chá de sementes de melão
Se achava que as sementes do melão não tinham grande utilidade, pense novamente. Estas podem ser excelentes aliadas no combate aos problemas digestivos.
Preparação e consumo: em termos de proporção, deve utilizar uma colher de sopa de sementes para cada copo de água. A diferença de quase todos os outros chás é que este chá para o estômago é preparado morno. Coloque os ingredientes num liquidificador (pode juntar um pouco de mel para adoçar) e está pronto a consumir. Ingira pelo menos três chávenas por dia, idealmente antes das refeições.
Chá de malva
Este é um excelente chá para o estômago, sobretudo para as dores. O chá de malva possui propriedades calmantes do sistema digestivo e ajuda por isso na má digestão, na gastrite e outros problemas digestivos.
Preparação e consumo: utilize duas colheres de sopa de folhas de malva picadas para cada chávena de água e tome uma chávena após as refeições principais do dia.
Chá de lúcia-lima
Originária da América do Sul, a lúcia-lima é considerada quase “milagrosa” pelas suas propriedades relaxantes e digestivas. Conseguindo aliviar o mal estar após uma refeição pesada, este chá não pode ser consumido em exagero, com o perigo de ter os efeitos contrários ao pretendido.
Preparação e consumo: adicione uma colher de sopa de lúcia-lima numa chávena de água a ferver e beba duas vezes ao dia.
Nota: não vai ser o chá para o estômago que o vai livrar de problemas digestivos. Deve sempre aliar a sua rotina diária a uma alimentação regrada e com preferência por carnes brancas e cozidos. Em caso de sintomas mais graves, deve consultar um médico para o devido aconselhamento e diagnóstico.