Comecemos com um pouco de história. Feito a partir da infusão da planta camellia sinesis, o chá verde é utilizado há centenas de anos na China e no Japão.
Mais recentemente começou a ser trazido para o mundo ocidental e a ganhar aí o seu espaço de mercado.
Existe, inclusivamente, uma plantação de chá verde em Portugal, especificamente em São Miguel, Açores, de onde se exporta o chá para todo o mundo.
E os motivos para se consumir chá verde são mais do que muitos. Vamos citar 6 que são, realmente, boas razões para começar já a ferver a água…
6 benefícios do chá verde
Fortalece o sistema imunitário
Rico em ácido fólico, manganês, potássio e vitaminas, o chá verde melhora o funcionamento do nosso sistema imunitário, redorçando-o contra eventuais infeções, vírus ou bactérias.
Previne a artrite
Foram realizados estudos que comprovam que determinadas substâncias presentes no chá verde conseguem bloquear a enzima responsável pela destruição da cartilagem que leva à artrite.
Reduz o colesterol “mau”
Todos nos queremos ver livres do famoso “LDL”. O chá verde pode dar uma ajudinha! Foi realizado um estudo que demonstrou que quem consumia chá verde tinha maiores probabilidades de diminuir os níveis de colesterol do que quem não o consumia.
Claro está que este chá isoladamente não vai fazer milagres; mas quando conjugado com uma alimentação saudável e exercício físico, pode ser uma boa ajuda!
Doenças do coração afastadas
Ao consumir deste chá está a diminuir as probabilidades de se formarem coágulos nas artérias do nosso corpo. Isto acontece pela forte presença de flavonoides neste chá.
Para que o efeito seja visível, deve tomar pelo menos três chávenas por dia.
Previne alguns tipos de cancro
Sim, beber deste chá regularmente pode mesmo ajudar a evitar alguns tipos de cancro, nomeadamente os da mama, da próstata, de estômago, do cólon, de pulmão, de bexiga e de ovário. A razão? O chá verde é uma poderosa fonte de antioxidantes, que combatem os danos que as nossas células sofrem a partir dos efeitos do excesso de radicais livres.
Para além disso, como já vimos mais acima, este chá fortalece a imunidade e, assim, pode evitar que ocorra a formação das células cancerígenas.
Ajuda na perda de peso
Pelo seu efeito diurético, este chá promove a eliminação da retenção de líquido no nosso corpo – ou seja, combate o inchaço e, assim, ajuda no processo da perda de peso.
Para somar mais vantagens neste sentido, ele possui compostos bioativos que aceleram o nosso metabolismo – ou seja, passamos a gastar mais energia com as nossas atividades e, assim, queimamos mais calorias e gordura.
Como preparar o seu chá verde
O chá verde tem algumas especificidades no que respeita a sua preparação. Além de não ser recomendado deixar a água ferver totalmente (pois deixa o sabor do chá muito amargo), o tempo de infusão não deve ser superior a três minutos.
Existe a versão em planta, para preparar em casa, ou em saquetas, já prontas a consumir. No entanto, evidências apontam para que a versão em saquetas seja menos eficiente nos resultados pretendidos do que a planta verdadeira.
Cuidados a ter
Pessoas sensíveis à cafeína, grávidas, pessoas com problemas de hipertensão, glaucoma e doenças psiquiátricas devem evitar o consumo deste tipo de chá, uma vez que o mesmo pode interferir com a medicação tomada para cada um dos casos indicados.
Onde comprar
O chá verde em saquetas pode ser comprado em qualquer loja e supermercado e uma embalagem de dez saquetas custa pouco mais de um euro.
Já a planta para preparação pode ser comprada em ervanárias, lojas de produtos naturais e supermercados selecionados. Uma embalagem de 100g ronda os três euros.