Ekonomista
Ekonomista
13 Out, 2023 - 12:04

Como escolher o champô certo para cada tipo de cabelo

Ekonomista

Ter um cabelo de sonho é o desejo de muitas mulheres. Mostramos-lhe como escolher o champô certo para cada tipo de cabelo. Confira.

Champô certo para cada tipo de cabelo

São poucas as mulheres que não sonham com um cabelo bonito, forte e brilhante. Mas sabia que os cuidados capilares são o segredo de fios saudáveis e macios? Por isso, mostramos-lhe como escolher o champô certo para cada tipo de cabelo.

Com efeito, usar um champô adequado às necessidades do seu cabelo, é uma das chaves para que se mantenha sempre bonito. A par das hidratações frequentes, o champô é um dos produtos mais importantes para a saúde da fibra capilar.

Mas se a esta altura se está a perguntar como saber qual o champô que deve usar, continue a ler.

Guia para escolher o champô certo para cada tipo de cabelo

1

Cabelo seco

O seu cabelo tem tendência a ser seco e facilmente fica com um aspeto crespo? Nesse caso, é importante apostar em champôs mais nutritivos, que contenham ingredientes como óleo de argão, óleo de abacate ou manteiga de karité.

Também os champôs com queratina ajudam a suavizar os cabelos secos, deixando-os mais sedosos e nutridos.

Após algumas lavagens vai ver como sente o cabelo mais macio e cheio de vida.

2

Cabelo oleoso

Os cabelos oleosos caracterizam-se pela oleosidade excessiva. Frequentemente, donas de cabelos oleosos sentem que lavaram o cabelo recentemente e ele já está novamente oleoso.

Para prevenir que isso aconteça, é importante que aposte em champôs de pH neutro (poderá encontrar essa informação na embalagem), e que contenham ingredientes que reponham o equilíbrio da produção da oleosidade natural.

Nesse sentido, champôs com extratos de plantas, argila ou até aloé vera são uma boa aposta para controlar a oleosidade. E para manter o cabelo bonito e saudável.

3

Cabelo fino

Se é dona de um cabelo fino sabe como é difícil conseguir dar-lhe volume, e deixá-lo mais bonito. Mas sabia que o champô tem uma interferência direta no comportamento do cabelo e na saúde da fibra capilar?

Consequentemente, apostar em champôs que contêm na composição ingredientes que dão mais corpo ao cabelo, como proteínas e polímeros, é a certeza de um cabelo mais macio e com um ar mais saudável.

Os melhores champôs para quem lava o cabelo todos os dias
Veja também 5 melhores champôs para quem lava o cabelo todos os dias
4

Cabelo pintado

Os cabelos pintados têm, naturalmente, uma tendência para ficarem mais fragilizados, devido aos processos químicos a que estão sujeitos. Pelo que, é muito importante escolher um champô nutritivo que reponha os nutrientes e aminoácidos perdidos.

Hoje em dia, há já vários champôs no mercado especificamente formulados para cabelos pintados. Para além de ajudar a manter a cor viva, hidratam os fios o que resulta num cabelo mais bonito e sedoso.

5

Cabelo encaracolado

É muito comum que os cabelos encaracolados sofram de oleosidade na raíz, mas que no comprimento sejam secos.

Se já notou que o seu cabelo é assim, o melhor é mesmo alternar nas lavagens entre um champô mais nutritivo e um para cabelos mais oleosos.

Pode também optar por um champô específico para cabelos encaracolados, que ajudará a definir os caracóis e a deixar o cabelo mais bonito e com um ar saudável.

6

Couro cabeludo sensível

São muitas as mulheres que sofrem por terem um couro cabeludo sensível. Comichão, vermelhidões ou caspa são algumas das características de um couro cabeludo que precisa de atenção especial.

Se é o seu caso, é muito importante que uso champôs com ingredientes suaves que apaziguem o couro cabeludo. Afinal, quanto mais saudável for o couro cabeludo, mais saudável serão os fios e a fibra capilar.

Assim, champôs com ingredientes naturais como a aveia ou o aloé vera são uma aposta segura.

Como está bom de ver, escolher o champô para cada tipo de cabelo não é tão difícil como pode parecer à primeira vista.

Siga as nossas dicas e dê as boas vindas ao cabelo com que sempre sonhou.

Veja também