Share the post "Saiba por que deve fazer um check-up dentário, antes de ir de férias"
Check-up dentário antes de ir de férias? Sim, claro. E vamos explicar o porquê.
De acordo com dados mais recentes do Barómetro da Saúde Oral, relativos a 2022, pouco mais de um terço dos portugueses possuem a dentição completa. 65,2% das nossas crianças não tem acompanhamento de saúde oral.
Os números são, de facto, alarmantes e deixam o aviso: há ainda um grande trabalho de sensibilização necessário, no sentido de alertar os portugueses para a necessidade e para a importância de fazer um check-up dentário, pelo menos duas vezes por ano.
Só assim é possível que o Barómetro de Saúde Oral nacional alcance ou se aproxime dos números dos países europeus de referência. Perceba melhor para que serve o check-up dentário.
Check-up dentário: porquê e para quê?
As doenças orais atingem milhares de pessoas, provocando dor, desconforto, desfiguração e até mesmo a morte.
Uma má higiene oral e um acompanhamento médico insuficiente podem favorecer o surgimento de problemas como cáries dentárias, gengivites e outros, os quais podem elevar o risco de outras doenças, nomeadamente doenças cardíacas, cancro, diabetes, entre outras.
Daí, a importância de fazer um check-up dentário, de modo a prevenir estes problemas. A regularidade destas consultas de rotina varia em função da idade e das caraterísticas dos dentes de cada pessoa, podendo a sua periodicidade ir de 3 a 12 meses. Contudo, de um modo geral, o check-up dentário é recomendado de 6 em 6 meses.
Normalmente, o check-up dentário serve para:
- avaliar o estado dos dentes, gengivas e boca;
- realizar radiografia à boca para detetar eventuais problemas orais, como cáries dentárias, quistos, tumores e abcessos;
- remover o tártaro, se necessário;
- dar conselhos acerca de bons hábitos de higiene oral;
- sugerir um estilo de vida saudável, assente numa dieta equilibrada e sem tabaco, álcool ou cafeína;
- indicar tratamentos que possa ser necessário fazer (como restaurar dentes danificados ou cariados);
- agendar a próxima consulta.
check-up dentário antes de ir de férias
Faça o seu check-up antes do check-in
Os portugueses têm por hábito irem de férias sem antes avaliarem a sua saúde dentária, não prevenindo complicações como cáries, gengivites, periodontites ou outros problemas, as quais podem arruinar esses dias de descanso.
Mas não é só por isso que a altura que antecede as férias é ideal para uma avaliação à boca e aos dentes. Sabemos que, com o dia a dia no trabalho e as rotinas cheias de pressa, a visita ao dentista fica, geralmente, esquecida ou adiada. Antes de iniciar um novo ano de trabalho, até às próximas férias grandes, é boa ideia tratar desta “tarefa”.
Para as crianças a dica é a mesma: visitar o dentista antes do regresso às aulas. Antes das férias é o ideal, já que os dias antes do regresso escolar são, normalmente, ocupados com as listas de material do novo ano letivo.
Aproveite as pausas na rotina para um check-up dentário: durante os meses de julho e de agosto, se tem férias, tire uma horinha para visitar o dentista e garanta o descanso pelos próximos meses.
O check-up deve incluir uma consulta de avaliação com Raio-X, destartarização e, se preciso, plano de tratamento.