Share the post "Cheque dentista para grávida: cuide da saúde oral na gestação"
O cheque dentista para grávida é um dos benefícios aos quais as gestantes portuguesas têm acesso, embora muitas ainda o desconheçam.
Já faz alguns anos desde que foi instituído um novo paradigma no acesso à medicina dentária dos utentes do Serviço Nacional de Saúde. Com o objetivo de satisfazer as necessidades de saúde oral sentidas pelos portugueses, e de forma a rentabilizar os recursos disponíveis no setor público e no setor privado, foram criados os cheques dentista. Este documento assegura ao utente o acesso a tratamentos preventivos e curativos prestados gratuitamente por profissionais especializados.
Saúde oral na gravidez
Devemos zelar pela nossa saúde oral ao longo de toda a vida, realizando o mais precocemente todos os tratamentos necessários, bem como mantendo uma boa higiene da boca.
As alterações hormonais típicas do período gestacional podem potenciar o aparecimento ou agravamento de determinados problemas orais, de como é exemplo a inflamação das gengivas.
Assim sendo, durante a gravidez, é necessário que haja um maior cuidado com a cavidade oral e que os hábitos de higiene oral sejam reforçados. Felizmente, através do cheque dentista para grávida, o acesso a profissionais de saúde oral está mais facilitado.
Cheque dentista para grávida: como funciona?
O cheque dentista para grávida é um dos benefícios acessíveis às gestantes portuguesas. No entanto, muitas grávidas não sabem que têm acesso a este benefício, nem sabem como funciona o cheque dentista na gravidez.
A mulher grávida, como utente do Serviço Nacional de Saúde, tem o direito de ser referenciada para a especialidade de medicina dentária pelo respetivo médico de família. É o médico de família o responsável pela emissão do primeiro cheque-dentista de que a mulher grávida pode usufruir.
Já com o cheque na sua posse, a gestante pode escolher livremente qual o profissional qualificado que deseja que lhe preste cuidados ao nível da saúde oral. O site da Direção Geral de Saúde disponibiliza a lista de profissionais aderentes.
De seguida, a gestante pode proceder à marcação da consulta diretamente no consultório escolhido onde deve entregar este documento.
Após confirmar a emissão do cheque dentista por parte do médico de família, o profissional de medicina dentária, regista o diagnóstico e o plano de tratamento a seguir. Tendo em conta a avaliação feita, é este profissional que emite o segundo ou terceiro cheque dentista para grávida.
10 informações a reter sobre o cheque dentista para grávida
Se não sabe em que consiste o cheque dentista para grávida e de que forma pode usufruir deste benefício, esteja atenta as estas preciosas informações:
1. Se está grávida e é seguida na consulta pré-natal do Serviço Nacional de Saúde tem direito ao cheque dentista na gravidez;
2. É o seu médico de família que tem o poder de a encaminhar para avaliação e tratamento de saúde oral, disponibilizando-lhe o primeiro cheque dentista;
3. Tem total liberdade para escolher qual o estomatologista/médico dentista que a vai tratar, desde que este conste da lista disponibilizada pela Direção Geral de Saúde;
4. Por cada gestação, pode beneficiar de um máximo de 3 cheques dentista, que devem ser utilizados até 60 dias após a data prevista para o parto;
5. O médico dentista/estomatologista emite o segundo e o terceiro cheques dentista se a grávida tiver mais tratamentos curativos para efetuar;
6. Durante a gestação deve manter o mesmo estomatologista/médico dentista;
7. O cheque dentista para grávida contempla a realização de vários tratamentos, entre os quais, tratamentos preventivos, extrações, desvitalizações e destartarizações. Para mais informações acerca dos tratamentos incluídos deve conversar com o estomatologista/médico dentista escolhido por si;
8. Deve assinar sempre o cheque dentista, de forma a confirmar que realizou determinada intervenção;
9. Não pode ser cobrado qualquer valor suplementar nos atos cobertos pelo cheque dentista;
10. Os cheques dentistas podem ser cancelados por sua vontade e iniciativa, no caso de ter sido ultrapassada a validade ou após duas faltas consecutivas às consultas, sem aviso prévio.
Em suma…
O cheque dentista facilita a prestação de cuidados de saúde oral personalizados, preventivos e curativos, ministrados por profissionais especializados, a todas as mulheres grávidas que se encontrem a ser seguidas na consulta pré-natal do Serviço Nacional de Saúde.
Problemas ao nível da saúde oral são relativamente comuns durante a gestação, pelo que, se está grávida, para além de manter uma boa higiene oral, pode usufruir dos tratamentos dentários que o cheque dentista para grávida prevê.
Se é acompanhada no Serviço Nacional de Saúde, converse com o seu médico de família para que este avalie a pertinência da referenciação para uma consulta de saúde oral, esclareça todas as suas dúvidas acerca do funcionamento dos cheques dentista e usufrua deste direito inerente a uma fase tão especial na sua vida.
Veja também: