Promove o bem-estar, aliviando o stress, cuida do nosso coração, dá-nos boa energia e, claro, é delicioso. Sim, estamos a falar do chocolate preto.
Rico em flavonoides e antioxidantes, ele tem sido alvo de várias investigações aos longo dos últimos tempos. E os resultados nos têm provado os vários benefícios desta doçura.
Vamos descobri-los já?
9 benefícios do chocolate preto
Este é um tipo de chocolate feito a partir dos grãos de cacau torrados sem adição de leite e é, muitas vezes, utilizado para usos culinários como base para sobremesas, bolos e bolachas. Quem resiste? Não muitos, de certeza.
Sabia que, apesar de ser bastante calórico, uma das vantagens do chocolate preto é ter níveis baixos de açúcar? Mas atenção às doses. A quantidade recomendada para o consumo diário é de 30 gramas.
Entre os vários benefícios do chocolate preto, existem alguns que destacamos. São 9 e já vai conhecê-los de seguida.
Controlo do colesterol
O consumo de chocolate amargo estimula o aumento do “bom colesterol” e a diminuição do “mau colesterol”.
Redução da pressão arterial
Os flavonoides presentes no chocolate ajudam a promover a dilatação das artérias, diminuindo a resistência arterial, o que contribui para a melhoria da pressão arterial.
Proteção da pele
O chocolate preto possui uma forte acção antioxidante que ajuda a proteger a pele contra as radiação ultravioleta
Proteção do sistema cardiovascular
Segundo um estudo realizado pela Universidade de Monash, em Melbourne, na Austrália, o consumo de chocolate preto (com pelo menos 70% de cacau) ajuda a prevenir o enfarte cardíaco e a reduzir os riscos a que os pacientes com problemas cardiovasculares estão sujeitos.
É importante referir que este benefício prevalece quando o consumo deste chocolate é associado à prática de um regime alimentar saudável e de exercício físico.
Sensação de bem-estar
O chocolate é fonte de triptofano. Este aminoácido é percursor da serotonina, hormona responsável pelo prazer. Além disso, o alimento possui neurotransmissores que estão relacionados com o relaxamento e a redução da ansiedade.
Proteção do cérebro
O chocolate amargo diminui o excesso de oxidação no cérebro e pode prevenir doenças degenerativas como o Alzheimer.
Ação antioxidante
A forte ação antioxidante dos flavonoides presentes no chocolate preto combatem os radicais livres e proporcionam benefícios em todo o organismo.
Promove o bom funcionamento dos músculos
O chocolate preto também possui grandes quantidades de magnésio, importante para o bom funcionamento dos nervos e músculos, e que ajuda a evitar a formação de pedra nos rins e vesícula.
Aumenta os níveis de Ferro
O ferro está presente no chocolate amargo e é importante para aumentar os níveis de ferro e evitar a anemia.