Share the post "Churrasqueiras de jardim: conheça os diferentes tipos e escolha a melhor"
Há diferentes tipos de churrasqueiras de jardim que permitem aproveitar o espaço ao ar livre de sua casa, enquanto faz refeições que são um verdadeiro deleite para o estômago e organiza convívios que fazem bem à alma.
Além disso, nunca é demais relembrar que a pandemia ainda não terminou e, como tal, há que ter alguns cuidados quando sai de casa e com as pessoas que não fazem parte do seu agregado familiar. Pelo que, nada como um churrasquinho em casa para passar o tempo com quem mais gostamos e tornar um dia normal num dia bem especial.
Para isso, deve atentar ao tema churrasqueiras no jardim, de modo a perceber quais os que existem e os que mais se adequam às suas necessidades e características do espaço.
3 tipos de churrasqueiras de jardim
Churrasqueira a carvão
Provavelmente este é tipo de churrasqueira de jardim mais conhecida e até tradicional. Quem não se recorda de um belo churrasco em família, marcado pelas marcas e sabor deixados na carne pelo carvão?
E tal não é por acaso: o fumo do carvão confere mesmo um sabor muito típico na carne, todavia, os momentos inerentes à preparação deste deleite e depois do mesmo é que podem ser mais complicados.
Vantagens:
- Churrasqueira ideal para pequenos espaços;
- Preço acessível;
- Facilidade em acender e manter o lume para cozinhar;
- Confere um sabor muito característico à comida.
Desvantagens:
- Gera muito fumo;
- Cria bastante sujidade e pode ser difícil limpar o espaço e o aparelho;
- Deve ser usada em espaços abertos ou em locais com grande capacidade de extração.
Churrasqueira elétrica
Nem toda a gente possui um espaço livre de grandes dimensões que permite ter a churrasqueia que deseja e, para esses casos, o modelo elétrico pode, de facto, ser o mais indicado.
Vantagens:
- Existem diferentes modelos no mercado;
- Alguns modelos permitem controlo de temperatura – logo poderá adequar ao alimento que está a confecionar;
- Pode ser usado em espaços ao ar livre, mas também em espaços interiores;
- Emite pouco fumo;
- Sujidade nula ou em pequena quantidade;
- Fácil de limpar;
- Facilmente transportável e fácil de arrumar, nas versões não encastráveis;
- Não ocupa muito espaço;
- Bastante fácil de instalar.
Desvantagens:
- Aumento da conta da luz;
- A comida não apresenta aquele sabor e cheiro defumado.
Churrasqueira a gás
A churrasqueia a gás exige instalação para a válvula com conexão com o gás natural ou GLP, logo, desde já se percebe que poderá não ser adequada a todas as casas.
Ainda assim, esta é opção mais amiga do ambiente, visto que não emite tanto fumo, não faz tanta sujidade e permite confecionar a comida mais rapidamente.
Vantagens:
- Acendimento rápido;
- Opção mais ambientalmente sustentável;
- Fácil de limpar;
- Cozinha rápida e facilmente;
- Permite o controlo de temperatura;
- Emite pouco fumo;
- Dispensa o uso de carvão ou energia elétrica;
Desvantagens:
- Exige um tipo de instalação adequado de acordo com o espaço onde vai utilizar esta churrasqueira;
- Equipamento de grandes dimensões;
- A comida não apresenta aquele sabor e cheiro defumado.
Acessórios que completam a churrasqueira
Para fazer um belo churrasco não basta ter o equipamento.
No caso de churrasqueiras de jardim, torne o espaço bonito e funcional, com uma mesa e cadeiras para realizar as refeições e, assim, incluir toda a família no momento da confeção. Este é, aliás, um excelente motivo para renovar a decoração do jardim, varanda ou terraço e tornar o espaço exterior de sua casa num local onde queira estar e passar tempo de qualidade.
Além disso, necessita de ter acessórios para manusear a carne durante a confeção: grelha, tenaz, garfo, faca, espetos, espátula e pincel. Bem como, acessórios para facilitar um momento não tão agradável: o momento da limpeza. Para isso, deve ter pá para recolher as cinzas (quando necessário), espátula, escova com pontas de aço e capa ou caixa de proteção (no caso de churrasqueiras transportáveis).
O que deve ter em conta para escolher a melhor churrasqueira?
Quando decide preparar uma churrasqueira de jardim, então, já deve estar a antever muitos momentos de convívio no conforto da sua casa.
Todavia, deve ter em conta que deve escolher um espaço de instalação bem confortável e funcional, para que todos se sintam bem no ambiente e seja fácil lidar com toda a logística de um churrasco. Isto poderá determinar o tipo de churrasqueira a escolher.
Além disso, deve atentar bem às vantagens e desvantagens de cada modelo, de modo a perceber qual aquele com que mais se identifica e o mais adequado ao local e necessidades definidas.
Cuidados a ter com uma churrasqueira
A limpeza e os cuidados com este tipo de equipamento são muito importantes para garantir a qualidade dos alimentos e conseguir bons resultados durante a utilização. Assim sendo, a limpeza deve ser executada após o uso, visto que, desde modo, evita que a gordura e a sujidade se acumulem na estrutura e dificultem o processo de limpeza.
Deve, igualmente, retirar as grelhas e deixá-las de molho com detergente e água. Assim será muito mais fácil em retirar toda a sujidade.
Por sua vez, a parte interna das churrasqueiras de jardim também deve ser limpa, nomeadamente com um pano húmido embebido com detergente desengordurante.
Deve também atentar à sujidade que possa eventualmente ficar no chão, coisa que acontece nas churrasqueiras a carvão. Varra e limpe bem, com água, detergente e desinfetante, para deixar o espaço limpo e cheiroso.