Riviera Maya, Cidade do México ou Puerto Vallarta são destinos bastante conhecidos e concorridos, mas há todo um país cheio de pequenas cidades e vilas históricas, com encantos próprios e uma cultura única. Damos-lhe a conehcer 10 cidades mágicas no México que vão ser também o palco ideal para umas férias com sabor a tropical.
México: 10 segredos por descobrir
São cidades mágicas no México que não aparecem entre os grandes pontos turísticos, mas que vão ser o palco de umas férias de sonho.
1. Aculco
Uma cidade no meio das montanhas / Fonte: Visit Mexico
Situada no meio das montanhas rochosas e quedas de água, em Aculco a luz do sol banha as ruas com uma luz dourada que ilumina becos e se reflete nas paredes brancas de toda a cidade.
Este é um começo dia de normal nesta cidade histórica, onde não só pode aprender sobre um dos povos originais do México, os Otomies, como também admirar a arquitetura tradicional, cheia de vielas e casas com amplos pátios e corredores apoiados por pedreiras e colunas de calçada.
2. Atlixco
O vulcão Popocatepetl é o pano de fundo desta cidade / Fonte: mexicocarrental.mx
Esta cidade partilha paisagem com o vulcão Popocatepetl. Se estiver num terraço ou no topo do Cerro de San Miguel, este gigante aparece de longe com a sua nuvem de fumo, e a sua presença acompanha as idas e vindas dos dias nesta pequena cidade, que se orgulha de ter o melhor clima no país, com árvores frutíferas, plantas e muitas flores por onde quer que olhe. Os moradores locais vivem da venda do que cultivam e têm o costume de celebrar sempre com tapetes de flores.
3. Bernal
Uma cidade para alpinistas / Fonte: Peter’s Travel Blog
Peña de Bernal é um ponto de referência obrigatório para alpinistas de todo o mundo. No entanto, Bernal não é apenas um destino para aqueles que procuram a aventura, mas é também um destino holístico devido à energia que dali é emanada.
Aqui o tempo passa devagar, sem pressas e isso não parece afetar os habitantes, que realmente vivem mais e que passam os dias ao abrigo do terceiro maior monólito do mundo, que foi formado há milhões de anos pela força esgotada da lava vulcânica.
4. Calvillo
Cabeça Chichimeca / Fonte: insolitoxx
Esta aldeia fértil, que cheira a geleia, recebe os visitantes com uma bela arquitetura religiosa, como a Parroquia del Señor del Salitre. Possui algumas jóias naturais, já que a cidade está cercada por várias barragens e pela imponente Serra Fria.
A cidade oferece o cenário perfeito para quem procura aventura, podendo fazer ciclismo, caminhadas, rapel, campismo e pesca desportiva na barragem de Alamitos. Não há lugar melhor para relaxar nesta cidade mágica do que ter as quedas de água Los Huenchos e Garruño.
5. El Fuerte
O forte que protegeu a cidade durante largos anos
El Fuerte é uma cidade ensolarada, com um som suave da água que atravessa o rio e se torna numa espécie de sussurro que o acompanhará dias e noites, passados entre comida fresca e música tradicional. Aqui aprenderá a coexistir com a natureza, pois esta vila preserva as raízes indígenas e usa materiais da terra para criar danças eufóricas, como as cabaças quebradas pela metade que adquirem características acústicas quando mergulhadas em água.
6. Jerez
Fonte:Gringosuelto
Jerez significa “o lugar onde as plantas abundam” e assim foi denominado pela abundância de vida vegetal existente na região. Esta é uma das cidades mágicas do México que deve conhecer, pois atrativos não faltam: Jardin Rafael Paez, um lindo jardim muito tranquilo com um fluxo interminável de fontes; o Santuário da Solidão, onde ficará maravilhado com a Virgem da Solidão; e a Igreja Paroquial da Imaculada.
7. Pachuca
As casas coloridas de Pachuca
Pachuca preserva o esplendor de uma cidade mineira. Antigamente, ouro e prata existiam em abundância na região e poderá ver toda a esta história retratada, entre muitas outras, no Museu de Fotografia. A 2600 metros acima do nível do mar, poderá contemplar o Monumental Cristo Rey de pedreira outrora branca que protege a cidade e que agora está pintada de mil cores. E é daqui que terá uma visão esplêndida sobre a cidade e as suas influências mexicanas, espanholas e ingleses.
8. Pahuatlan
Joias feitas por artesãos de Pahuatlan
Só se chega a Pahuatlan, uma cidade no meio da montanha de Puebla, atravessando vales e afluentes de rios, mas a viagem vale a pena. Todos os dias será acordado pelo cheiro de pão quente e do café acabado de fazer. É uma cidade cheia de cor: nas flores, na elaborada roupa bordada usada pelos locais, nas decorações tradicionais feitas por mãos indígenas.
9. Tepoztlán
A calma reina em Tepoztlán / Fonte: Visit Mexico
Esta cidade está localizada no sopé da montanha de Tepozteco e é o resultado da combinação das tradições antigas e da sabedoria local com o enriquecimento de muitas expressões culturais, como o esoterismo, tesouros pré-hispânicos, a contracultura, o ecoturismo ou a simplicidade.
A arquitetura, as ruas de pedra, as cores vivas das flores e o clima quente farão esquecer qualquer problema. Dê uma volta pelo mercado, visite o antigo antigo convento da Natividade e experimente uma aventura no Parque Nacional El Tepozteco.
10. Valladolid
Uma cidade mais cosmopolita com fortes ligações ao passado / Fonte: Inside Elsewhere
O design perfeito desta cidade e as antigas mansões pintadas com as cores do céu vão transportá-lo para uma bolha etérea, onde o tempo mal passa e o passado se funde com o presente. Em Valladolid, a água cristalina do pequeno riacho X’kekén subterrâneo é turquesa e apenas acessível através de uma pequena entrada natural no meio das rochas.
Por aqui não faltam templos históricos, homenagens a valentes guerreiros e pedaços gastronómicos para os deuses – depois de tudo isto vai perceber por que motivo esta cidade era conhecida como a capital da religião maia no leste do país.
São 10 mas poderiam ser muitas mais as cidades mágicas no México. Este é um país riquíssimo em histórica, influências culturais de diversas partes do mundo e em fauna e flora, que nos mostram o melhor da natureza. Vale muito a pena uma visita com tempo, sem datas, sem relógio no pulso.
Veja também: