A fim de revelar, anualmente, quais as cidades mais caras do mundo, a empresa de consultoria Mercer publica o Estudo de Custo de Vida. Este estudo abrange mais de 400 cidades dispostas ao longo dos cinco continentes, medindo os custos comparativos de habitação e transporte, conseguindo assim determinar as cidades mais caras e mais baratas do mundo.
Conheça as 10 cidades mais caras do mundo
1. Luanda, Angola
De acordo com a Mercer, Luanda, a capital e a maior cidade de Angola, em África, ocupa o primeiro lugar na lista. Esta sua posição neste ranking deve-se aos custos de bens e segurança.
Outras cidades de África que ocuparam um lugar de topo nesta lista são N’Djamena (Chade) e Kinshasa (República Democrática do Congo).
2. Hong Kong, China
Fonte: Max Pixel
Comparativamente ao anterior ranking, Hong Kong caiu um lugar, mas mesmo assim, um segundo lugar não lhe fica nada mal! De todas as formas, Hong Kong continua a ser a cidade mais cara do país asiático. O motivo? A moeda de Hong Kong estar vinculada ao dólar dos EUA.
3. Tóquio, Japão
A cidade de Tóquio surge nesta lista como a segunda cidade asiática mais cara. Juntamente com a moeda japonesa (iene japonês), os altos custos dos bens de consumo e um mercado imobiliário dinâmico justificam esta posição da capital do Japão.
4. Zurique, Suíça
Zurique é uma das três cidades europeias na lista das 10 cidades mais caras do mundo, sendo a 1ª mais cara do velho continente.
5. Singapura (cidade-Estado)
Singapura é uma cidade-Estado e conquistou o 5º lugar na lista da Mercer das cidades mais caras do mundo.
6. Seul, Coreia do Sul
Seul, a maior cidade da Coreia do Sul, desceu este ano para o 6º lugar.
7. Genebra, Suíça
Genebra é a segunda cidade suíça a entrar neste top 10, conquistou o 7º lugar, baixando uma posição, comparativamente ao ranking anterior.
8. Xangai, China
Fonte: Max Pixel
Embora muitas cidades da China tenham caído neste ranking, Xangai subiu uma posição. Foram muitas as cidades chinesas a cair nesta lista, devido ao enfraquecimento do yuan chinês em comparação com o dólar dos EUA.
9. Nova Iorque, EUA
A única cidade do Estados Unidos da América a entrar neste top 10 foi a cidade que nunca dorme: Nova Iorque. As seguintes cidades americanas a entrar neste estudo, ficando em 22º e 24º lugar, foram, respetivamente, São Francisco e Los Angeles.
10. Berna, Suíça
A cidade suíça de Berna ficou em décimo lugar. Desta forma, este top 10 inclui três cidades europeias e todas elas são na Suíça.
Vejam também: