Os cães, quando transportados de carro, devem estar com cinto de segurança para cães, conforme o preconizado legalmente no artigo 56.º do Código da Estrada (considerados como carga) e no Decreto-Lei n.º 315/2003.
Isto porque, embora a legislação sobre o transporte de cães em automóveis apenas refira que o animal não pode prejudicar a condução, ou seja, que não pode afetar o condutor ou a visibilidade do mesmo, o cinto de segurança para cães é o único meio para garantir a segurança do animal e a sua em caso de embate.
Por exemplo, um cão de apenas 10 kg, a viajar sem cinto de segurança para cães, num carro a circular a apenas 50 km/h irá exercer 140kg de força durante um embate. A multa por conduzir com o seu cão à solta no carro pode ir dos 60€ até aos 600€.
Cinto de segurança para cães: o que é e como usar
Genericamente, o cinto de segurança para cães é uma correia (uma espécie de trela) de arnês que tem, numa extremidade, um gancho para prender à coleira ou ao peitoral (mais seguro) e, na outra, uma fivela que se prende no encaixe do cinto de segurança do carro.
Não existe uma norma que homologue o tipo de cinto de segurança para cães a utilizar, mas recomenda-se a utilização do peitoral porque reduz a mobilidade, evita estrangulamentos, estabiliza a coluna e limita a rotação, em caso de empate, dos cães.
Cinto peitoral para cães. Fonte da imagem: Autohit
Cinto para cão de prender à coleira. Fonte da imagem: Freedom No Pull Harness
Compre um cinto de segurança para cães que tenha um documento de certificação.
Como ficou perceptível, usar o cinto de segurança para cães no seu amigo de quatro patas é muito simples, basta engatar o gancho na coleira ou peitoral e colocar a fivela num dos encaixes dos cintos de segurança do carro.
Onde comprar o cinto de segurança para cães
Em qualquer pet shop, em boa parte dos veterinários ou até em algumas grandes superfícies encontra cintos de segurança para cães. No entanto, é importante que sejam certificados.
Num teste aos cintos de segurança para cães disponíveis no mercado, publicado pela revista Forbes, chegou-se à conclusão que a grande maioria não protegia convenientemente o animal. Aliás, apenas o “Clickit Utility Harness”, da marca Sleepypod, oferecia proteção substancial ao cão.
O mercado melhorou e existem outras alternativas fiáveis, mas o melhor é solicitar a opinião de especialistas (veterinários).
Outros locais onde encontra o cinto de segurança para cães:
Veja também: