Miguel Pinto
Miguel Pinto
25 Mar, 2025 - 11:49

Citröen traz de volta o 2CV com motor elétrico? Saiba tudo

Miguel Pinto

O último exemplar deste clássico foi construído em Portugal. Agora, o mítico 2CV da Citröen pode estar de volta em versão elétrica.

Citröen 2CV bege
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Três décadas volvidas após a última unidade ter saído da linha de produção (em Portugal, na fábrica de Mangualde), consta que a Citroën se prepara para ressuscitar um dos seus modelos mais icónicos, o 2CV. Mas desta vez, o lendário “dois cavalos” não será movido por um pequeno motor a gasolina, mas sim por eletricidade.

A aposta numa versão elétrica do 2CV surge como resposta ao renascimento de clássicos por parte de outras marcas, como é o caso do Renault 5, agora reinventado como modelo elétrico, com grande sucesso junto do público europeu.

O regresso do 2CV, ainda por confirmar oficialmente pela marca de origem francesa, está a ser alvo de fortes rumores e fugas de informação, sendo apontado como um projeto estratégico da marca francesa para reforçar a sua presença no segmento dos veículos elétricos acessíveis.

De acordo com fontes próximas da marca, e informações recentes do site britânico Autocar, o modelo poderá chegar ao mercado já em 2028, ano em que se celebram 80 anos desde a sua apresentação original no Salão de Paris de 1948.

2CV: ícone popular reinventado

O Citroën 2CV foi originalmente concebido como um carro simples, robusto e acessível, ideal para as zonas rurais de França do pós-guerra. A sua missão era clara: transportar quatro adultos e 50 kg de batatas a 60 km/h, mesmo em estradas de terra batida.

Com mais de 5 milhões de unidades vendidas até ao final da sua produção, em 1990, o 2CV tornou-se um símbolo de mobilidade popular, não só em França, mas em todo o mundo.

As mais recentes informações sugerem que a nova encarnação do modelo manterá esta filosofia, mas adaptada aos desafios e exigências do século XXI.

A Citroën pretende posicionar o novo 2CV entre o seu quadriciclo elétrico Ami e o recém-lançado ë-C3, com um foco muito claro na acessibilidade e eficiência energética. O objetivo é claro: oferecer um automóvel urbano elétrico que seja económico, prático e, ao mesmo tempo, nostálgico.

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Design retro com toques modernos

Embora ainda não tenham sido reveladas imagens oficiais do novo modelo, sabe-se que o design será fortemente inspirado no original, recuperando elementos como os arcos arredondados, os faróis salientes e o tejadilho curvo.

O interior deverá manter o espírito minimalista, mas com a incorporação de tecnologia moderna essencial, como conectividade com smartphone, instrumentação digital simples e sistemas básicos de assistência à condução.

Esta abordagem de “retro-futurismo” visa cativar tanto os fãs mais nostálgicos do 2CV original como um público jovem e urbano, que valoriza o design diferenciado e a sustentabilidade.

2 CV com motorização elétrica

O novo 2CV deverá utilizar a plataforma Smart Car da Stellantis, o mesmo grupo automóvel ao qual a Citroën pertence. Também usada no ë-C3, foi especificamente desenvolvida para veículos elétricos compactos e de baixo custo, com especial enfoque na racionalização de componentes e partilha entre modelos.

Quanto à motorização, espera-se que o modelo utilize uma bateria de capacidade moderada, suficiente para garantir uma autonomia competitiva no meio urbano (provavelmente entre 200 e 300 km), mas que permita manter os custos controlados.

A performance será secundária face à eficiência, mantendo-se assim fiel ao conceito original do 2CV: um carro para o povo, funcional e económico.

Citroen 2cv

Renascimentos retro

A decisão de trazer de volta o 2CV não surge no vazio. Marcas como a Renault (com o novo R5 elétrico) ou a Fiat (com o 500e) têm apostado fortemente em reviver ícones do passado, conjugando design retro com tecnologia moderna.

Estas abordagens têm-se revelado eficazes em termos de marketing, criando ligações emocionais com o passado enquanto respondem à crescente procura por soluções de mobilidade elétrica.

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Por isso, a Citroën vê neste movimento uma oportunidade para capitalizar a força emocional que o 2CV ainda representa, especialmente no mercado francês, onde continua a ser um símbolo cultural e afetivo.

Impacto do 2CV no mercado

O regresso do 2CV poderá representar um trunfo importante para a marca no segmento de entrada dos elétricos.

Numa altura em que os veículos elétricos ainda enfrentam críticas pelo preço elevado, a aposta num modelo icónico, simples e acessível poderá ser uma lufada de ar fresco num mercado cada vez mais competitivo.

Aliás, Thierry Koskas, CEO da Citroën, já deu pistas sobre a abertura da marca a este tipo de abordagem, afirmando recentemente que “há espaço para se inspirar no passado, mas com um espírito moderno e inovador”. Embora sem confirmações oficiais, declarações como esta apontam claramente para a viabilidade do projeto.

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