Em 1961 a Citroën inovava com o lançamento do AMI. O modelo, que esteve em comercialização até 1978 do século passado, teve a responsabilidade de preencher a lacuna que existia entre o 2 CV e o DS. Dois modelos que estavam nos extremos do portfólio de produtos da marca francesa.
Agora, 60 anos depois, a Citroën, volta a inovar ao lançar no mercado automóvel o seu primeiro quadriciclo elétrico, dirigido a um público jovem, amante da sustentabilidade e que privilegia numa viatura fatores como a simplicidade aliada à funcionalidade.
A somar a estes dois grandes predicados do Citroën AMI está o facto de ser o veículo «elétrico de quatro rodas mais barato do mercado»: 7.350,00 euros, na versão de entrada. As intermédias, consoante os equipamentos e kit integrados, ascendem até aos 8.710,00 euros, enquanto a versão MY AMI Cargo é comercializada por 7.750,00 euros.
O projeto do AMI assenta no pressuposto de ser uma alternativa viável a outros veículos elétricos que encontramos nas cidades para a mobilidade urbana: trotinetas, bicicletas e as tradicionais scooters de que os jovens tanto gostam.
Neste contexto, apresenta-se como um veículo citadino, inovador, personalizável e que dá resposta positiva à mobilidade na cidade devido a ser ágil e compacto, além de poder ser conduzido por jovens maiores de 16 anos, com carta de condução de categoria B1.
Processo de compra é inovador
O processo de compra do novo citadino francês é todo realizado online, nos sites da marca, num processo que é extensível aos locais de venda que a Citroën possui e ainda na rede de lojas FNAC aderentes.
Existe a possibilidade de entrega da viatura em casa do comprador, com custo de 200 euros ou levantar o veículo num concessionário, por 100 euros.
Nesta fase, o pagamento do Citroën AMI é feito pela totalidade, sendo que a marca disponibilizará, nos próximos meses, uma modalidade de financiamento. A partir de 2022 será introduzida uma modalidade de aluguer do AMI – pay as you use –, que estará disponível na plataforma Free2move.
Proposta elétrica da Citroën para dois
Com o AMI a Citroën avança com uma proposta real para dois. Isto é condutor e passageiro e espaço q.b. para bagagem.
Esta é a resposta da marca francesa para o mercado dos quadriciclos elétricos e como resposta aos desafios que dia-a-dia se colocam no que toca à mobilidade urbana.
Além das versões de passageiros, que têm um custo de aquisição que começa nos 7.350,00 euros está disponível uma versão profissional designada My AMI Cargo. Esta visa dar resposta às empresas que trabalham principalmente nas cidades e que necessitam fazer entregas ou transporte rápido de cargas, com foco na economia e rapidez.
Autonomia de 75 km e carregamento em 3 horas
No Citroën AMI tudo foi pensado de forma a facilitar a utilização do veículo no dia-a-dia tornando-o num gadget tamanho XXL.
A gama da nova proposta da marca francesa está assente em 7 variantes de passageiros e numa dirigida a profissionais. Nos primeiros incluem-se uma proposta mais simples, o AMI AMI, como proposta de entrada, a que se somam os modelos equivalentes e mais equipados: MY AMI Orange; MY AMI Khaki; MY AMI Grey e MY AMI Blue, sendo as propostas AMI Pop e AMI Vibe, as mais diferenciadoras. Por fim, o MY AMI Cargo está disponível para os clientes profissionais e particulares com necessidade de maior espaço para carga.
O micro carro da Citroën está equipado com um motor elétrico de 6 kW que permite velocidade máxima até aos 45 km/h. A bateria de iões de lítio de 5,5 kWh de capacidade é garante de uma autonomia de 75 km, suficiente para as deslocações quotidianas na cidade.
O carregamento da bateria pode ser realizado 3 horas, numa tomada elétrica normal de 220V. O cabo para carregamento em Wallbox dedicada é opcional.
Compacto e ágil
Admiravelmente adaptado à vida urbana e em “sintonia com as evoluções sociais”, como refere a marca, o AMI “define a nova mobilidade e responde, em particular, às problemáticas urbanas atuais e futuras. Tudo foi concebido para reforçar o prazer de conduzir e facilitar o dia-a-dia dos condutores”.
A construção deste modelo francês tem por base uma estrutura tubular metálica e distingue-se dos demais veículos pelo seu desenho simétrico, nomeadamente o das portas.
Com 2,41m de comprimento, 1,39m de largura e 1,52m de altura, o AMI está equipado com rodas de 14 polegadas e tem um diâmetro de viragem de 7,20m. Possui amplas superfícies vidradas, portas de abertura antagónica e janelas laterais de abertura em compasso (conceito utilizado no 2 CV).
Interior luminoso e jovial
O AMI apresenta no habitáculo uma “visão contemporânea do conforto” que propicia “condução tranquila, graças ao seu habitáculo fechado e aquecido. A sensação de espaço interior é reforçada pela luminosidade que invade o habitáculo. Múltiplos espaços de arrumação contribuem para o bem-estar a bordo”, sustenta a marca francesa.
Deste modo a luminosidade do habitáculo é um dos pontos fortes reforçado pelo tejadilho panorâmico de série.
Aliás, a superfície vidrada representa 50% da área total da viatura acima da linha de cintura. A luminosidade aumenta a sensação de espaço, tanto para o condutor como para o passageiro, ao mesmo tempo que possibilita ampla visibilidade para o exterior.
O acesso ao interior está facilitado pelas grandes portas, idênticas em ambos os lados o carro. O interior é funcional para dois ocupantes. O banco do condutor é ajustável em comprimento, enquanto o do passageiro é fixo.
Existem vários espaços de arrumação distribuídos pelo habitáculo, incluindo junto aos pés do passageiro, este com capacidade para receber uma mala de viagem de cabine. Atrás dos bancos existe um outro espaço de arrumação.
Versões para todos e para todos os gostos
As versões de passageiros são:
- AMI AMI – Esta é a versão de entrada na gama. Representa a expressão mais simples do quadriciclo. Reúne a personalidade do AMI e serve de base para a acomodação de acessórios adicionais. A cor exterior é AMI Blue.
- MY AMI Orange, MY AMI Khaki, MY AMI Grey e MY AMI Blue – Partindo da base AMI AMI, é proposto um kit de personalização disponibilizado em 4 cores: MY AMI Orange, MY AMI Khaki, MY AMI Grey e MY AMI Blue. Com esta conjugação de cores o pequeno elétrico francês permite que o cliente crie o AMI que mais se aproxima do seu gosto, sempre a partir de acessórios fáceis de instalar e tendo por princípio a lógica “Faça Você Mesmo”. O kit de elementos decorativos é composto por: rede de separação central, redes nas portas, tapetes, compartimento de arrumação na parte superior do tablier, ganchos para sacos, suporte para smartphone, compartimento DAT@MI (adaptador para bluetooth) que, conectado à porta USB, permite conectar o smartphone à app My Citroën e apresentar no ecrã todas as informações essenciais sobre o AMI (autonomia, estado da carga, tempo restante para uma carga a 100%, quilometragem, marcação de serviços pós-venda, entre outras informações úteis). No interior é ainda possível colocar apontamentos coloridos.
Para que a personalização do AMI seja ainda mais completa e diferenciadora a marca disponibiliza dois outros kit:
- AMI Pop – Uma personalização com base em tom laranja, com apontamento jovem e carácter desportivo, que integra spoiler, aileron preto, embelezadores de faróis e reforço do para-choques traseiro e dianteiro.
- AMI Vibe – Utilizando tom cinza, para reforçar o carácter topo de gama e elegante o AMI Vibe propõe embelezadores de tejadilho em complemento dos alargadores dos guarda-lamas, embelezadores de faróis e reforço do para-choques traseiro e dianteiro.
MY AMY Cargo – Esta é a solução que a Citroën coloca à disposição dos profissionais ou, aos particulares que necessitam de mais espaço. O MY AMY Cargo combina todas as vantagens do AMI (benefícios da energia elétrica, custos de utilização particularmente baixos) com um volume útil de carga superior a 400 litros, capacidade de carga útil de 140 kg e a funcionalidades de um escritório móvel.
Conduzir o AMI é sinónimo de divertimento. Pensado como quadriciclo para a cidade o pequeno elétrico cumpre com o que promete. Não sendo um carro propriamente dito, apresenta conforto q.b., para dois, nas deslocações na cidade. Em andamento a filtragem dos barulhos exteriores para o habitáculo é mínima, mas no cômputo geral, existe um equilíbrio entre desempenho e função, que satisfaz.