Enviar encomendas e receber encomendas faz parte do dia-a-dia pessoal e profissional de muitos. Seja por negócios, pedidos, ou simplesmente presentes para familiares e amigos, enviar uma encomenda envolve sempre alguns passos, agora facilitados pelo serviço Click & Ship, dos CTT.
Os CTT apostaram neste serviço, que permite uma monitorização online de um envio. É possível, até, poupar uma ida presencial a uma Loja CTT, sendo que pode pedir a recolha da encomenda em casa. O serviço pode ser usado para envios nacionais e também internacionais.
Click & Ship: como funciona
O serviço baseia-se em quatro passos:
- Simulação de preço;
- Dados do envio;
- Pagamento;
- Impressão da documentação de transporte.
Saiba que pode usufruir deste serviço estando registado no site dos CTT, ou como cliente sem registo. Com conta registada tem a vantagem de poder consultar o histórico de encomendas e o estado dos pedidos Click & Ship.
Soluções Click & Ship
- Simples, económico e rápido;
- Urgência no envio nacional/internacional à escolha do cliente;
- Recolha em casa, escritório ou entrega num dos Pontos CTT;
- Seguro incluído;
- Possibilidade de envio à cobrança e seguro extra;
- Fatura digital e possibilidade de impressão imediata no momento da compra;
- Prova de entrega, com assinatura do destinatário, disponível online;
- Acompanhamento da encomenda em qualquer lugar;
- Soluções de envio: para o dia seguinte, em 2 dias e internacional;
- Possibilidade de selecionar uma opção de resolução em caso de entrega falhada.

Como fazer um pedido?
Tem de aceder ao site do CTT Expresso ou à App CTT e-segue, selecionar o serviço Click & Ship, e pode começar por simular o preço. Insere de seguida os dados de envio, que se baseiam nas dimensões físicas e peso da encomenda, o código postal onde pretende que seja recolhido ou o Ponto CTT onde pretende entregar.
Ao inserir os dados de envio e o destinatário (também com a opção de escolha entre morada específica ou Ponto CTT), seleciona também a data e o horário de recolha. Existem cinco períodos durante o dia, entre as 8h e as 22h. Caso seja uma encomenda internacional também é aqui que o indica, assim como o que fazer em caso de entrega falhada.
Tem também a possibilidade de incluir os serviços adicionais, como o serviço à cobrança ou o seguro. Se gostar da simulação que foi feita, pode avançar. No separador seguinte insere os dados definitivos: moradas e nomes do remetente, destinatário e dados de faturação.
Ao seguir em frente, vai efetuar o pagamento e, depois de validado, ser-lhe-á fornecida a guia de transporte e a confirmação dos dados, que também lhe são enviados para o e-mail indicado. Depois é só esperar pela recolha da encomenda na data e hora que indicou.
Um serviço que lhe dá controlo total sobre o seu envio.
Veja também: