Share the post "Clio Trophy Portugal estreia-se nos pisos de terra já em 2025"
Com o início da nova época marcado para 7 de março de 2025, o Clio Trophy Portugal está de voltas às estradas nacionais, com a edição do próximo ano a trazer muitas novidades. A maior delas todas será mesmo a estreia dos pisos de terra, designadamente no Rali Serras de Fafe e no Rali Terras d’Aboboreira.
Para além da estreia dos pisos de terra, a segunda época do Clio Trophy Portugal é marcada pela entrada da Michelin como fornecedor de pneus.
O fabricante francês junta-se, assim, à Mobilize Financial Services e à MOTRIO como parceiros da iniciativa promovida pela Renault Portugal.
Quanto a prémios, o valor total volta a ser de 40.000€. Por prova, vão ser atribuídos 2.500€ ao vencedor, 1.750€ ao segundo classificado, 1.250€ (3º), 750€ (4º), 500€ (5º), 250€ (6º), enquanto o prémio final para o vencedor da competição é de 3.000€ + 2.000€ em material Alpine Racing.
Clio Trophy Portugal: arranque de sucesso
Uma excelente temporada em perspetiva, até em função do sucesso da edição de estreia, que confirmou o Clio Trophy Portugal como uma proposta única no automobilismo nacional.
É uma uma verdadeira escola de talentos (Danny Carreira, foi coroado “campeão” com apenas 23 anos de idade), numa imbatível relação competitividade/preço. Isto para além da irrepreensível fiabilidade do Clio Rally 5, que não registou uma única desistência por problemas técnicos.
Recorde-se que o Clio Rally 5 que serve de base ao troféu tem origem no modelo de série do Clio.
Cinco ralis integram o calendário da edição 2025 do Clio Trophy Portugal, os dois primeiros disputados em pisos de terra e os restantes em asfalto.
- 7 e 8 de março – Rallye Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto.
- 2 e 3 de maio – Rali Terras d’Aboboreira.
- 13 e 14 de junho – Rali Castelo Branco e Vila Velha de Ródão.
- 17 e 18 de outubro – Rali Vidreiro Centro de Portugal.
- 31 e 1 de novembro – Rally de Lisboa.
Para além de beneficiar de uma homologação FIA, é equipado com uma caixa de velocidades sequencial Sadev, diferencial autoblocante, suspensões e travões específicos e, claro, todos os equipamentos de segurança exigidos pelos regulamentos internacionais.
A mais competitiva e bem-sucedida proposta para os pilotos, sobretudo os mais jovens, que sonham com a oportunidade de competir, aos comandos de um carro competitivo, fiável e
“Evolução natural”
Pedro Matos Chaves, coordenador desportivo do Clio Trophy Portugal, destaca que a a inclusão de ralis em pisos de terra na época de 2025 “é uma evolução natural para o troféu, permitindo aos pilotos um contacto mais amplo com diferentes superfícies e tornando-os mais versáteis e competitivos. O ´feedback´ dos pilotos e equipas foi essencial para esta decisão, e estamos confiantes de que a temporada de 2025 será ainda mais emocionante”.
Já Hugo Barbosa, Diretor de Comunicação da Renault Portugal, adianta que “o Clio Trophy Portugal se reafirma como a competição referência para jovens pilotos. Com resultados notáveis, novas parcerias e a inclusão de pisos de terra, estamos a cumprir a missão de organizar um troféu que não só forma talentos, mas também promove o desporto automóvel como um todo”.