O regresso do Clio Trophy é uma novidade para os fãs de ralis e de carros desportivos. O anúncio feito pela Renault Portugal, 40 anos depois da estreia oficial nas competições, é uma boa notícia não só para o desporto automóvel nacional, mas principalmente para os jovens pilotos “que querem fazer carreira nos ralis”, sublinha a Renault.
A competição vai ser disputada em pisos de asfalto e de terra e terá como base o modelo Clio, desenvolvido segundo os regulamentos técnicos da categoria Rally5.
Segundo a Renault Portugal, o Clio que está destinado à nova competição terá 180 cv de potência, caixa de velocidades sequencial e diferencial autoblocante.
O custo de aquisição de cada exemplar será “sensivelmente um terço abaixo do de outras propostas do mesmo âmbito”, acrescenta.
Clio Trophy: oportunidade para jovens pilotos
A Renault Portugal sustenta ainda que esta é uma proposta única no contexto nacional. Com o Clio Trophy Portugal, os jovens pilotos terão oportunidade de competir em ralis, com um “carro competitivo, fiável e… com um preço acessível”.
Como referido o custo de aquisição do Clio, para este troféu, é de sensivelmente um terço abaixo de outras propostas: 48.500€ na versão de asfalto e de 52.000€ com o kit para terra.
Para completo esclarecimento dos interessados, a Renault Portugal revela ainda que os custos em competição são “entre os 12 a 15€ o quilómetro, enquanto os de um R4 variam entre os 20 e os 25€ e os de um R3 entre os 30 e os 35€ por quilómetro e isto só para falar das três categorias que constituem a base da pirâmide FIA Rally Car”.
Sabe-se ainda que o kit de iniciação para asfalto tem um preço de 2.862€, enquanto o kit para terra custa 2.099€. O conjunto de 4 jantes para competição em asfalto tem o preço de 500€, enquanto para terra o valor pedido é de 478€.
Não são só os custos que tornam o Clio Trophy Portugal uma “proposta única”. Isto porque o Clio Rally5 será um verdadeiro carro de ralis, estando equipado com:
- caixa de velocidades sequencial Sadev de 5 velocidades;
- diferencial ZF autoblocante;
- embraiagem Sachs bidisco;
- travão de mão hidráulico;
- suspensões e travões específicos;
- todos os equipamentos de segurança exigidos pelos regulamentos internacionais.
O motor escolhido para animar o Clio Trophy é o conhecido bloco 1.3 TCe, que encontramos em modelos da Renault e Dacia, como o Clio, Captur, Arkana ou Duster.
No entanto, o motor preparado segundo os regulamentos técnicos Rally5, debita 180 cv de potência e 300 Nm de binário, às 6.500 rpm. Herda o chassis do modelo de série e a tração é feita às rodas dianteiras.
Clio Rally5: a solução perfeita
A Renault Portugal, com a participação do Clio Rally5 em diferentes campeonatos nacionais disputados na Europa e fora do velho continente, tem confirmado que este modelo é “a solução perfeita para quem quer dar os primeiros passos no desporto automóvel e com custos verdadeiramente contidos”.
Os números de produção confirmam o sucesso, ao registar a entrega da “unidade 820 da versão de competição do Clio. Um número impressionante, sendo que 25% correm em troféus monomarca disputados na Europa e todos preparados de acordo com os regulamentos R5”, revela a marca.
O sucesso comercial do projeto, pode ser justificado por um argumento extra. O Clio desenvolvido a pensar na competição pode desdobrar-se em três versões distintas:
- Clio Rally (para os ralis);
- Clio RX (para as provas de Off-Road)
- Clio Cup (para as provas de pista).
As três versões foram desenvolvidas com recurso a um banco de elementos mecânicos e eletrónicos comuns, mas adaptados a cada um dos modelos e à especificidade de cada categoria.
Na prática, com o mesmo Clio, os pilotos podem trocar de disciplina. Para tal apenas têm de recorrer aos Kits de conversão que foram desenvolvidos.
Renault Portugal e Driveland Events
O Clio Trophy Portugal é promovido pela Renault Portugal, enquanto a Driveland Events, está responsável pela organização desportiva e logística.
Aquela estrutura espanhola é, desde 2019, a promotora e distribuidora da Alpine Racing, para o Renault Group, em Espanha e Portugal, gerindo atualmente as seguintes competições:
- Clio Trophy Spain Asfalto;
- Clio Trophy Spain Tierra;
- Clio Trophy Canarias;
- Clio Trophy Galicia;
- Clio Cup Spain;
- Sandero Eco Cup Spain;
- Sandero Eco Cup Galicia;
- Sandero Eco Cup Canarias;
- Alpine Recalvi Rallye Team;
- Renault Recalvi Rallye Team.
O Clio Trophy é um carro que promete muita emoção e adrenalina, tanto nas estradas como nas pistas.
Esteja atento porque “os prémios e o calendário do Clio Trophy Portugal vão ser divulgados oportunamente” estando já confirmada a integração desta competição nos ralis disputados em pisos de asfalto e de terra.
A Renault Portugal aposta ainda num ambicioso programa comunicacional que pode ser acompanhado em:
- Facebook: https://www.facebook.com/cliotrophy.pt
- Instagram: https://www.instagram.com/clio_trophy.pt/
- YouTube: https://www.youtube.com/@ClioTrophyPortugal
- TikTok: https://www.tiktok.com/@cliotrophy.pt
Clio Rally 5: Especificações técnicas
Chassis
- Renault Clio R.S. Line, com arco de segurança integrado
- Eixo dianteiro: Pseudo Mc Pherson
- Eixo traseiro: em H
- Suspensão: Amortecedores Bos não reguláveis
Dimensões e peso
- Comprimento / Largura / Altura: 4050 / 1988 / 1400mm
- Distância entre eixos: 2579 mm
- Via Dianteira/Traseira: 1550 / 1490mm
- Depósito de combustível: FT3 homologado FIA
- Peso em vazio: 1 080 Kg (homologação FIA)
Motor
- Tipo: Renault HR13 – 4 Cilindros 1330 cc Turbo
- Potencia máxima: 180 cv
- Binário máximo: 300 Nm
- Refrigeração: Derivada de série
- Alimentação: Injeção direta
- Regime máximo: 6.500 rpm
- Eletrónica: ECU Life Racing
- Gasolina: SP98
Transmissão
- Caixa de velocidades: Sequencial Sadev ST82 5 velocidades + MA
- Diferencial: Deslizamento limitado tipo ZF
- Embraiagem: Sachs bidisco
Rodas
- Jantes: 7×16 (asfalto), 7×15 (terra)
- Pneus: Kuhmo
A história e um exemplo
É com ideias bem estruturadas e com um foco bem definido que a Renault Portugal volta, 40 anos depois da estreia, às competições nacionais, e 18 anos depois do último projeto oficial.
Em 1984 fazia a estreia oficial na competição e, nos ralis, em particular. O modelo escolhido foi o Renault 5 Turbo e a dupla de piloto/co-piloto, Joaquim Moutinho/Edgar Fortes.
A equipa estreou-se numa altura em que outra equipa nacional a Diabolique Motorsport e os Escort somavam sucessos e notoriedade. Mas a perseverança da marca e a resiliência de piloto e co-piloto levaram à conquista em 1985 e 1986 do campeonato nacional de ralis.
Outros feitos integram o livro da história da marca na competição. “Em 1987, o modelo 11 Turbo permitiu à Renault (com a dupla Inverno Amaral/Joaquim Neto) sagrar-se tricampeã nacional de ralis, enquanto na década de 90 e, até 2006, a marca foi uma das que mais apostou no automobilismo nacional, com diferentes versões do Clio e do Mégane” a somarem sucessos.
O exemplo de que o Clio para ralis é uma boa solução para jovens pilotos começarem as suas carreiras, está personificado em Gonçalo Henriques, recém-coroado campeão de Portugal de Ralis de 2RM (duas rodas motrizes).
O jovem piloto de Vila Nova de Poiares desde cedo acompanhou o pai ao volante de um Clio Williams, no Campeonato Regional de Ralis do Centro. Fez o seu primeiro rali, com o carro do pai em 2018 e, em 2022, inscreveu-se no FPAK Júnior Team vencendo a iniciativa da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
O jovem piloto que começou o ano com o Clio Rally5 apostou num ““upgrade” para o ‘kit’ Rally4, que lhe permitiu a proeza de conquistar o título de campeão do CPR 2RM”.