Share the post "Clubes Europeus: iniciativas europeias para a comunidade escolar"
Os Clubes Europeus, uma iniciativa lançada em 1986, decorrente da experiência de pertença de Portugal ao Conselho da Europa e da adesão à Comunidade Europeia, são centros dinamizadores de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação.
Estes clubes, criados em estabelecimentos de educação pré-escolar, ensino básico e secundário, são adaptados ao contexto do Agrupamento de Escolas/Escola e da comunidade onde se inserem.
A Coordenação da Rede Nacional destes clubes é da responsabilidade do Ministério da Educação e Ciência através da Direção-Geral da Educação (DGE) e, até 2007, Portugal desempenhou a função de Coordenação da Rede Internacional.
IV Encontro Nacional dos Clubes Europeus 2019
No dia 27 de novembro de 2019, a DGE promove o IV Encontro Nacional de Clubes Europeus, pelas 14 horas, na Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa.
O encontro, destinado a coordenadores dos clubes, coordenadores de Educação para a Cidadania e docentes que lecionem Cidadania e Desenvolvimento, tem como objetivo proporcionar aos participantes novas abordagens, criar um espaço de debate, apresentar trabalhos e relatos de escolas, promovendo o diálogo e contribuindo para a melhoria das práticas, conforme definido no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
Clubes Europeus: como criar, quais os objetivos e QUE métodos
Como criar
O projeto do Clube Europeu deve ser aprovado pelo respetivo Conselho Pedagógico e constar do Plano de Atividades do Agrupamento de Escolas ou Escola.
Para ser reconhecido institucionalmente, o clube tem de estar inscrito na Base de Dados da DGE, passando assim a integrar a Rede Nacional.
As novas inscrições ou atualização de dados de clubes inscritos devem ser feitas através da plataforma da DGE.
O Clube Europeu tem de ter, obrigatoriamente, um professor coordenador.
O Clube Europeu deve ter um regulamento interno, acordado por todos os seus membros e validado pela Direção do Agrupamento de Escolas/Escola a que pertence. Devem igualmente elaborar um plano anual de atividade e respetivo relatório final de avaliação. Devem ainda elaborar um logótipo para identificar o Clube.
Num Agrupamento de Escolas deve existir apenas um Clube Europeu. Porém, este pode ter delegações nas restantes Escolas do Agrupamento, partilhando o mesmo regulamento e projeto.
Anualmente, é realizado um concurso entre os clubes e, embora a abertura do concurso esteja prevista para janeiro de 2020, o tema para o ano letivo 2019/20 já foi divulgado e é “Alterações Climáticas, um desafio para a Europa”.
A candidatura ao concurso anual deve ser efetuada por Agrupamento de Escolas/Escola.
Quais os objetivos?
Um Clube Europeu tem como objetivos:
- Criar entre os seus membros um verdadeiro espírito europeu de cidadania ativa e transmiti-lo aos outros membros da comunidade em que estão inseridos;
- Promover, com o recurso a parcerias, ações de dinamização tendentes a uma melhor informação sobre a Europa, as Instituições Europeias, os Estados Membros da União Europeia e do Conselho da Europa, o património cultural e natural da Europa, os problemas com que se defronta a Europa contemporânea, os objetivos da integração europeia, Declaração Universal dos Direitos Humanos;
- Contribuir para a compreensão do pluralismo europeu, nas suas semelhanças e nas suas diferenças;
- Contribuir para a compreensão e tolerância reciprocas;
- Contribuir para a tomada de consciência relativamente à interdependência europeia e mundial, e à necessidade de cooperação;
- Contribuir para a criação do sentido de responsabilidade no que respeita à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural.
Que métodos?
De forma a atingir os objetivos propostos, os clubes podem utilizar os mais variados métodos:
- Recolha, tratamento e divulgação de documentação e informação em diversos formatos;
- Consulta da página da DGE dos Clubes Europeus;
- Consulta do Facebook dos Clubes Europeus;
- Projeção de filmes, documentários e outro material audiovisual, cedido por entidades parceiras, que proporcionem um maior conhecimento da União Europeia, do Conselho da Europa, dos países que constituem a UE, dos direitos e deveres dos seus cidadãos;
- Organização, divulgação e participação de sessões de esclarecimento através de colóquios, reuniões informais, workshops, videoconferências, blogs, jornal escolar, folhetos, etc;
- Organização, divulgação e participação em atividades culturais tais como concursos, exposições, teatros, etc;
- Organização, divulgação e participação em datas/efemérides celebrados no âmbito da UE, tais como “O Dia da Europa”, tema do “Ano Europeu”, “Semana Gastronómica”, “Natal”, etc;
- Promoção de intercâmbio entre os Clubes Europeus Nacionais e Internacionais;
- Elaboração e divulgação de material didático devidamente enquadrado: jogos, puzzles, quizes, jornal, etc.
Quer saber mais sobre os Clubes Europeus? Consulte a página da DGE sobre o assunto.