Share the post "Se os clubes da Premier League fossem carros, quais seriam?"
Numa altura em que as principais competições europeias se preparam para regressar ao ativo, o principal portal de compra e venda automóvel em Inglaterra, o AutoTrader, resolveu fazer um engenhoso e criativo jogo do “quem é quem” aliando os mundos do futebol e dos automóveis.
Uma ideia fora da caixa e que certamente fará as delícias de quem tem estas duas “modalidades” como paixão. Preparado para conhecer a garagem da Premier League?
O Futebol inglês na versão quatro rodas
Liverpool FC
A última vez que o Liverpool FC ganhou a Liga Inglesa, corria a época de 89/90, e sabe o que aconteceu nesse ano? Eram lançadas a segunda e terceira parte do clássico cinematográfico “Regresso ao Futuro”.
Logo, o carro que calhou ao Liverpool nesta comparação, não é nada mais nada menos que o DeLorean DMC. Nós acreditamos que pelo Marty McFly e o pelo Dr. Emmet Brown este tão aguardado (e apesar de tudo) já não foge, mas…
Manchester City
Atualmente, o Man City está numa espiral negativa de resultados e o seu condutor parece ter perdido a magia. Não sabe como engatar as mudanças, o motor parece desafinado, os mecânicos também não percebem o porquê, enfim. Um mistério.
Misterioso era também o Bugatti Veyron com o seu W16, mas que agora é apenas uma miragem parada na garagem dos seus donos, sem saber quando vai voltará a circular.
Leicester City
Tal como um Subaru Impreza WRX (um dos muitos carros de culto), o Leicester City é um one hit wonder do campeonato inglês. Até hoje ninguém consegue acreditar como é que foi possível a “orelhuda” da Premier League ir para os Foxes.
Chelsea FC
A construtora Maybach foi fundada dois anos antes do Chelsea Football Club. Especializada em construção de carros de luxo e tal como o clube londrino, também foi comprada, neste caso pelo grupo industrial Daimler AG.
Os Maybach são carros caros, luxuosos e poderosos. Contudo, ainda têm na alma as antigas diretrizes do ano de fundação.
Manchester United
O maior clube de Manchester foi comparado pela AutoTrader ao Jaguar XJ220.
O motivo é simples: a qualidade de Scholes, o temperamento de Roy Keane, a velocidade de Kanchelskis, o nervo do eterno Ryan Giggs, a beleza de Beckham e o cinismo do enfant terrible – Eric Cantona. Tudo isto, num carro personifica os tempos gloriosos do clube nos anos 90.
Wolves
É preciso recuar até ao final da década de 1950 para ver o nome do Wolves nos anéis da história da liga inglesa. Coincidência ou não foi precisamente nessa época que nasceu o clássico britânico Mini.
Logo, não poderia deixar de ser Mini o modelo atribuído aos Wolves e a Nuno Espírito Santo. No caso, o Mini Hatch. Coincidências…
Quem diria que seria um português, Nuno Espírito Santo, a estar à frente de umas equipas do momento em Inglaterra e na Europa?
Sheffield Utd
Tal como o Kia Sportage, os Blades são competentes, honestos, sem extravagâncias financeiras (apesar de terem um dono estrangeiro), mas com uma qualidade que sobressai em cada quilómetro do relvado.
Apesar de não serem os mais vistosos em terras de sua majestade, a passo e passo vão-se conseguindo estabelecer na tabela classificativa.
Tottenham Hotspur
Os Spurs são o típico caso que não conseguem viver com as expectativas. O dono, Daniel Levy, todos anos promete, “este ano é que vai ser”, mas chegam ao final e voltam para casa de mãos a abanar.
Na comparação da AutoTrader, saiu o Lancia Delta Integrale na rifa. Um carro que prometia muito mas que falhou em muitos aspetos.
Vamos ver se José Mourinho consegue dar a volta a este cenário.
Arsenal
O Arsenal a dada altura foi uma das grandes equipas de Inglaterra, sobre a batuta de Arséne Wenger e Thierry Henry, conseguiram o milagre de vencer a Premier League sem… derrotas. Um feito que os imortalizou como os “The Invencibles”.
Contudo, dessa alma vencedora, pouca coisa ficou. Apesar de tudo, os gunners conseguiram ser comparados a um Renault Avantime. Um carro com muita tecnologia, cheio de inovação e estilo. Mas que atualmente tem uma falta de qualidade gritante.
Burnley
A turma de Sean Dyche é claramente um Dacia Duster: barato, com uma eficiência de estrada incrível e um ótimo custo-benefício.
Um hino ao carro ideal – um verdadeiro faz tudo!
Crystal Palace
Tal como o Ford Capri, o auge do Crystal Palace foi nos anos 70. Com um barulho de motor muito característico, é um clube fiel às construções tradicionais. Apesar de ser um lugar onde muitos desejariam estar, já outros dizem o contrário. Como quem diz, não é carne nem é peixe.
Everton
Os Toffees deveriam ser um caso de estudo no futebol inglês. Todos os anos têm plantéis milionários, mas algo corre sempre mal a meio caminho (que o diga Marco Silva). Após uma série de jornadas, têm o destino traçado: a acabar no meio da tabela e longe da Europa.
O carro que caiu em sorte ao Everton foi o Citroen 2CV, muito bonito e “catita” mas com uma enorme dificuldade para circular, embora sempre com o espírito: Eu consigo!
Newcastle
A AutoTrader, por alguma razão, atribuiu o ‘The Homer’ aos Magpies. Idealizado para ser um clube ganhador, mas sem qualquer cabeça para gerir o sucesso.
Contudo, nós decidimos fazer uma nova comparação ao Newcastle, e face às recentes notícias (vai passar a ser o clube mais rico do mundo), merece ser também o carro mais… caro do mundo: o Bugatti “La Voiture Noire”.
Southampton
A construtora sueca Volvo sempre apresentou algumas das melhores inovações no mundo automóvel. O Southampton igualmente. Da fábrica de talentos dos Saints saíram para clubes de topo: Bale, Walcott, Oxlade-Chamberlain, Mané, Van Dijk ou Lallana.
Só por causa desta simbiose, o Volvo P1800 assenta que nem uma luva à turma de St Mary’s.
Brighton
Como a Lambretta TV 175, o Brighton é aquele clube simpático que todos gostam e que de vez em quando dá o ar de sua graça (de longe a longe) na Premier League.
West Ham
O West Ham é um pouco como o Everton. Nos seus melhores dias, é capaz de ombrear com os melhores. Contudo, o seu motor é imprevisível e pouco fiável.
Apesar de ser um clube endinheirado, nunca irá passar de um barulhento Ford Escort RS Turbo.
Watford
Os Hornets são capazes do melhor e do pior, um verdadeiro 2 em 1. Só por isso merecem o título de BumbleBee (dos filmes da saga Transformers): uma semana é um Chevrolet Camaro e, na seguinte seguida é um VW Beetle. O melhor para definir o Watford é uma crise de identidade.
Bournemouth
O Bournemouth é aquele carro que sabe as suas limitações e até onde pode chegar.
Algo como o Nissan Cherry (não fosse o clube denominado – The Cherries). Com um condutor simpático, percorre o seu caminho sem grandes sobressaltos. Feito para lutar pela manutenção, não deixar de dar o máximo em cada partida.
Aston Villa
A vida do Aston Villa na Premier League nunca foi fácil e depois da comparação da AutoTrader percebe-se o porquê: Land Rover Defender, um 4×4 preparado para sobreviver a todas as intempéries durante um longa e árdua temporada.
Norwich City
Os amarelo-canário de Norfolk tentam, têm bons momentos, mas nunca conseguem manter-se na companhia dos grandes ingleses.
Contudo, não passam disso mesmo: pequenos momentos de sucesso. Tal como os modelos da Lotus, como é o caso do Lotus Elise, que nunca conseguiu fazer jogo de cintura igual com os restantes desportivos é é por isso o match do Norwich City nesta comparação.
E é equipados a rigor, de amarelo-canário, que deixamos uma pergunta no ar: e se os clubes da Liga NOS fossem carros, quais seriam?