O verão é uma das estações mais exigentes do ano. É necessário ter cuidado com o sol, com a quantidade de água que ingerimos, com a pele… Para o ajudar a prevenir-se contra os mal-tratos da estação mais quente do ano fizemos uma lista com 7 coisas que deve evitar no verão.
7 coisas que deve evitar no verão
1. Destinos sobrelotados
Sabemos que é tentador marcar para as férias de verão aquela viagem a um lugar famoso que há tanto tempo queria visitar. Mas, sabia que há destinos que deve evitar no verão? Pelo menos este é o nosso conselho, caso não queira ser engolido pela multidão, esperar horas em filas, estender a toalha na praia a milímetros de gente que não conhece ou ficar derrotado pelo extremo calor. Explore locais alternativos e deixe os destinos mais populares para a época baixa.
2. Alimentos indesejados
Saber que alimentos devem ser evitados no verão pode ajudar a prevenir dissabores durante os meses mais quentes do ano, tais como imprevistos de saúde que podem mesmo ser complicados de resolver. É importante lembrar que as temperaturas altas alteram as características dos alimentos, por isso, deve cuidados extra.
3. Esquecer-se de cuidar do carro
Se anda a poupar para as férias, gastos inesperados com o carro é algo que não quer ter, certo? Com a chegada do tempo quente, as idas à praia, os dias longos e as conversas nas esplanadas pela noite dentro passam a fazer parte da rotina. Mas não se esqueça que é necessário redobrar os cuidados com o carro no verão. Falamos da pressão dos pneus, da limpeza da bateria, dos níveis da água e até do próprio ar condicionado.
4. Dormir num forno
Se as temperaturas altas convidam a praia ou piscina e atividades ao ar livre, essas mesmas temperaturas podem tornar a sua casa num verdadeiro “forno”. Para não ter de dormir numa casa quente, há muitas coisas que pode evitar no verão e manter as janelas fechadas é só uma das dicas úteis. Lembre-se que também deve trocar a roupa de cama: é hora de guardar os lençóis de flanela.
5. Usar um protetor solar que não protege
A verdade é que muita gente comete este erro: usar o mesmo protetor solar do ano passado sem sequer verificar a sua data de validade. Tal como outro qualquer creme, um protetor solar começa a perder qualidades e características depois de aberto. Mas há mais…
Se tem o hábito de só colocar o protetor solar quando já está na praia, saiba que estará, durante algum tempo, exposto ao sol sem qualquer proteção. Por isso, lembre-se: ver a validade e colocá-lo antes mesmo de sair de casa.
Ainda assim, existem mais alguns erros a evitar no verão aos quais deve estar atento, no que à exposição solar diz respeito.
6. Estragar a pele
Se é verdade que existem inúmeros agentes nocivos, como os microorganismos, substâncias químicas, agressões mecânicas que agridem a pele, temos de nos lembrar que durante o verão, por causa das condições climatéricas extremas e dos raios solares os cuidados devem ser redobrados e há muitos erros que devem ser evitados, claro.
7. Aventurar-se em tratamentos
Com o calor no seu máximo e o sol com índices UV mais perigosos, é preciso cuidado no que à beleza diz respeito. É mesmo uma das coisas que deve evitar no verão, por causa da sensibilidade da pele. Existem mesmo alguns tratamentos que não podem ser feitos nesta época, segundo o conselho especializado, porque podem contribuir para o aparecimento de manchas escuras após a cicatrização da pele. Pode também não ser o melhor momento para fazer tatuagens grandes.
Veja também: