A sua avaliação anual de desempenho no trabalho não correu como esperava? As razões para isso ter acontecido podem ser várias, tais como, por exemplo, o seu chefe ter recebido reclamações acerca do seu desempenho ou até pode nem ter acontecido nada de errado e simplesmente não conseguiu atingir os objetivos desejados. Sejam quais tenham sido as circunstâncias que levaram a uma avaliação menos boa, o que importa agora é que começou um novo ano. Há várias coisas para fazer de forma diferente no trabalho e transformar 2019 no ponto viragem da sua carreira.
Todos queremos ser o mais bem sucedidos possível no trabalho. Se 2018 não foi como tinha planeado, é hora de seguir em frente e concentrar-se no futuro. Com estratégia, organização e alguma sorte, 2019 será o ano em que vai conseguir ser promovido, obter um aumento de salário ou atingir quaisquer outras metas que tenha definido.
Antes de avançarmos até à lista das coisas para fazer de forma diferente no trabalho em 2019, é importante perceber o que é a avaliação de desempenho e para que serve.
O que é a avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de recursos humanos que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de trabalhadores de uma determinada empresa. É um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante um certo intervalo de tempo, analisando a sua postura profissional, o seu conhecimento técnico, a sua relação com os parceiros de trabalho, entre outros aspetos.
A avaliação pode trazer muitos benefícios e mudanças positivas na gestão dos recursos humanos, pois, através dela, o gestor pode avaliar melhor os seus colaboradores, melhorar o ambiente de trabalho, investir na formação, melhorar a produtividade, desenvolver os métodos de remuneração, etc.
Exemplos de métodos para avaliar o desempenho profissional
- Escalas gráficas de classificação: indicadores definidos previamente com escalas de notas mínimas a máximas;
- Relatório de performance: avaliação por escrito das características do avaliado;
- Autoavaliação: avaliação realizada pelo próprio avaliado;
- Avaliação por resultados: comparação entre os resultados previstos e obtidos;
- Avaliação por objetivos: avaliação do alcance de objetivos específicos antecipadamente acordados.
6 coisas para fazer de forma diferente no trabalho em 2019
Se trabalha numa empresa grande, é fácil perder-se na multidão. Então, se realmente quiser destacar-se em 2019 e, assim, aumentar as probabilidades de subir na hierarquia organizacional, precisará mostrar à sua equipa de gestão que tem capacidade para assumir a liderança e gerir grandes projetos. Com o início do novo ano, é natural que estejam em cima da mesa vários projetos para começar. Agarre num importante, termine-o, escolha outro para começar e continue assim sucessivamente. Prove que é um líder nato e, com certeza, será recompensado por isso. Embora a modéstia seja uma boa qualidade, não faz sentido minimizar os seus sucessos no trabalho. Por isso, este ano, faça questão de destacar as suas vitórias para que o seu chefe não tenha apenas conhecimento, mas também as leve em consideração ao decidir uma promoção na carreira. Claro que não pode usar esta carta em tudo o que faz, no entanto, é importante quando realmente é atingido um objetivo ou resultado, considerado por todos muito bom. Falar para alguns ou para uma multidão não faz diferença. O sucesso de uma apresentação é, normalmente, uma questão de estratégia e prática. Se as suas apresentações têm sido medianas até agora, aproveite o novo ano para finalmente aprimorá-las. Trabalhe o contacto visual com o seu público e aumente suas competências gráficas para cativar quem o está a ouvir. 4. Saiba dizer não
Ninguém gosta de ser aquela pessoa que diz que não, mas se mantiver o hábito de concordar com tudo e, por isso, o seu desempenho e produtividade ficarem aquém do expetável, é a sua carreira que fica prejudicada. Faça esta promessa, este ano, quando lhe fizerem exigências impossíveis: diga não. Não queira ser o super-herói da empresa, ao assumir demasiadas tarefas importantes simultaneamente, corre o risco de dececionar todos e manter, também, elevadíssimos os seus níveis de stress. É difícil saber o que seu chefe está pensando e como seu desempenho se destaca. Tente conversar mais vezes com as chefias, seja pro-ativo e solicite feedback em relação aos seu desempenho. Envie emails, conforme necessário, para avaliar a reação do seu chefe ao seu trabalho ou vá marcando reuniões individuais para que possa dar regularmente informação sobre como estão a correr as coisas. Saber o que o seu chefe pensa em relação a si e ao trabalho, irá ajudá-lo a superar problemas que, se não forem tratados, podem arruinar a sua carreira. Esta é mais uma das coisas para fazer de forma diferente no trabalho. Parece básico, mas não é tão incomum como se possa pensar. Se o ano passado os seus atrasos foram recorrentes, aproveite este novo ano para corrigir este hábito.1. Assuma mais responsabilidades
2. Deixe a modéstia de lado
3. Aprenda a melhorar as suas apresentações
5. Fale mais frequentemente com seu chefe
6. Seja pontual