Existem algumas coisas que está a limpar mal na cozinha. Como é que sabemos? Porque na verdade, mais de 90% das pessoas comete pelo menos um destes erros.
Mas, a verdade é que alguns deles podem comprometer o resultado final da limpeza ou, pior ainda, podem comprometer depois os cozinhados que lá prepara e até danificar alguns materiais da sua cozinha.
Sem esquecer claro outro lado importante desta questão: a sua saúde. Nunca foi tão importante termos cuidado com o que comemos é certo, mas também com a forma como é preparado e confecionado cada alimento que ingerimos.
Venha daí e conheça o que está a fazer menos bem para corrigir já a partir de hoje!
14 coisas que está a limpar mal na cozinha e que deve alterar já
Lavar tudo na máquina da louça
Esta é uma das coisas que está a limpar mal na cozinha e é um erro cometido por muitas pessoas: colocar toda a louça na máquina! Saiba que nem todas as peças devem ser lavadas neste eletrodoméstico, como o caso das peças pintadas à mão ou com debruados mais sensíveis. Consulte sempre as indicações por baixo de cada peça para confirmar e na dúvida, lave à mão.
Borrifar os produtos diretamente nas superfícies
São imensos os produtos que podem ficar danificados quando borrifados em grandes quantidades diretamente nas superfícies. E é por isso que esta é outra das coisas que está a limpar mal na cozinha. Borrife diretamente apenas nas situações de difícil remoção de resíduos. Idealmente, deve borrifar o produto para um pano de microfibra e depois então passar nos móveis e outras superfícies.
Separar os talheres na máquina
Se pensa que está a colocar em prática uma excelente técnica ao colocar em cada separador dos talheres na máquina de lavar os talheres separados por tipo, está enganado – sobretudo na secção das colheres, que têm tendência a “encaixar”. Se as colocar todas juntas, será muito mais difícil para a máquina conseguir limpá-las corretamente pois podem colar-se umas às outras. Misture tudo e vai notar diferença nos resultados finais.
Frigideiras na máquina
Colocar frigideiras na máquina de lavar é outra das coisas que está a limpar mal na cozinha. Elas devem sempre ser lavadas à mão com sabão neutro, caso contrário a sua camada anti-aderente começa a sair progressivamente. E não vai querer que isto aconteça até porque certamente pagou mais uns valentes euros por esta característica.
Não deixar os tupperwares secarem totalmente
Depois de usados, os recipientes de plástico devem ser imediatamente lavados e enxaguados! Isto vai fazer com que evite que estes utensílios ganhem cheiros e cores indesejadas. Já sabe, a lavagem de tupperwares é daquelas tarefas inadiáveis e de caráter imediato.
Não lavar o moinho ou máquina de café regularmente
Outra das coisas que está a limpar mal na cozinha: a lavagem do seu moinho ou máquina de café. Mediante o uso muito ou pouco regular, estes equipamentos devem ser limpos diária ou semanalmente no máximo. Esta rotina vai evitar que o café alguma vez fique rançoso e perca aquela cremosidade tão apreciada.
Lavar as janelas em dias de sol
Pode parecer antagónico (até porque muitas pessoas aproveitam os dias ensolarados para limpar os vidros), mas as janelas da cozinha não devem ser lavadas nestes dias de muito sol. Porquê? Porque durante dias de muito sol, produtos como limpa vidros secam mais rápido e causam manchas difíceis de serem removidas.
Esquecer-se de limpar o forno
Sim, sabemos que é das tarefas menos agradáveis de completar, mas o que tem de ser tem de ser… Garanta que esta não é uma das coisas que está a limpar mal na cozinha e limpe-o pelo menos uma vez por mês. Vai ver que assim até se torna mais fácil de o manter.
Tratar mal o aço inoxidável
O aço inoxidável é um material muito popular e utilizado na cozinha, mas será que o está a limpar convenientemente? Com tempo, ele pode começar a ficar com riscos, baço e em mau estado. Limpe sempre com limpa vidros ou vinagre e evite esfregões pois podem arranhar.
Utilizar o mesmo pano para diferentes fins na cozinha
Continuando na saga das coisas que está a fazer mal na cozinha: utilizar um mesmo pano para diferentes fins. O pano da louça é da louça; o pano do pó é do pó. Evite ao máximo limpar diferentes superfícies e sujidades com o mesmo pano. Os micro-organismos tendem a multiplicar-se quando o faz.
Varrer enquanto prepara alimentos
Varrer, sim claro. Mas uma das coisas que está a limpar na cozinha é precisamente varrê-la quando ainda está a preparar a refeição ou quando tem alimentos à mostra. Pode não se aperceber, mas ao varrer vai levantar pó e sujidade que entra em contacto com o que depois vai comer…
Lavar tábuas com detergente da louça
Está a lavar as tábuas com detergente de louça e com água quente? Então esta é outra das coisas que está a limpar mal na cozinha. As tábuas devem ser lavadas com um pouco de vinagre ou até uma gota de lixívia para evitar a contaminação cruzada e para as desinfetar melhor.
Descurar as superfícies de trabalho diárias
As superfícies de trabalho na cozinha como os balcões, a ilha ou a mesa onde toma diariamente o pequeno-almoço devem ser limpas e desinfetadas todos os dias para não se acumularem sujidade e micróbios. Utilize um produto próprio e lave ou substitua o pano de 15 em 15 dias pelo menos.
Frigorífico com limpeza pouco regular
Grande, grande erro! Não se esqueça que é aqui que guarda os alimentos crus e que podem, por isso, ser mais facilmente contaminadas. Garanta uma boa higienização semanal do frigorífico e faça revisão a todos os produtos na mesma altura.