Pode não ter parado ainda para pensar no assunto, mas há 10 coisas que faz na casa de banho e que não devia fazer. Sim, isto mesmo. E quais as razões?
Bem, é simples: esse local tão importante nas nossas rotinas diárias, dentro e fora do nosso lar, nem sempre é aquilo que parece. Ou, pelo menos, esconde perigos nos quais raramente pensamos.
Vamos descobrir mais.
10 Comportamentos a evitar na casa de banho
Mexer na maçaneta da porta
Principalmente se estiver fora de casa, evite tocar na maçaneta da porta da casa banho. Apesar das apertadas regras de limpeza das casas de banho públicas, as maçanetas são muitas vezes esquecidas (talvez à semelhança das da sua casa) e por isso alojam sujidade e bactérias que deve evitar.
Deixar a escova dos dentes ao ar
As escovas de dentes, depois de utilizadas, são deixadas no lavatório, ao ar, sem qualquer proteção, expostas ao germes. O melhor será mesmo guardá-la num armário, onde essa exposição será muito menor.
Fechar a janela
Ou porque entra frio, ou simplesmente porque raramente se lembra, as janelas da casa de banho são abertas muito poucas vezes. A verdade é que arejar a casa de banho é muito importante para reduzir as humidades e consequentes bolores.
Não lavar as mãos
As nossas mãos tocam em inúmeros objetos e superfícies ao longo do dia e são, por isso, uma fonte de germes e de transmissão de infeções.
Lave bem as mãos, eliminando a possibilidade de autoinfeção com bactérias, micróbios ou germes, potenciais causadores de doenças.
Não usar toalhetes de papel
As toalhas de rosto são locais de grande acumulação de germes e devem ser trocadas diariamente para evitar contaminações.
O mais adequado é mesmo usar toalhetes de papel macio e descartável: são mais seguros em termos higiénicos.
Partilhar o sabonete
Cada pessoa deveria ter o seu próprio sabonete na casa de banho, evitando dessa forma a partilha de germes. A melhor alternativa é mesmo dar preferência aos dispensadores de sabonete líquido.
Não baixar a tampa da sanita
Baixar a tampa da sanita deveria ser um hábito mesmo antes de puxar o autoclismo. De facto, puxar o autoclismo com a tampa levantada faz com que a propagação de germes seja muito mais fácil, atingindo o papel higiénico, as toalhas e mesmo as escovas dos dentes (dependendo da proximidade com a sanita).
Duche muito quente
A água do banho não deve ser muito quente, uma vez que a elevada temperatura pode prejudicar a flora da pele e a sua natural proteção. Além disso, a água muito quente também prejudica os fios capilares.
Ter um cesto de roupa suja
A roupa suja nunca deve ser guardada na casa de banho, uma vez que a humidade ajudará na propagação de germes que encontrarão na sua roupa o local ideal para a propagação.
Secar roupa
A casa de banho não deve ser usada para secar roupa, nem roupa interior ou fatos de banho. Por ser um local onde é mais fácil encontrarmos fungos, a roupa molhada não deve ficar a secar aí. O mais indicado para a secagem da roupa é sempre um local arejado e com luz solar.
Analise bem estes 10 coisas que faz na casa de banho e substitua-as imediatamente por comportamentos mais correto que beneficiarão a saúde de todos.