Elsa Santos
Elsa Santos
29 Mar, 2019 - 12:05

10 coisas que não deve escrever num email

Elsa Santos

Como em qualquer forma de comunicação, há coisas que não deve escrever num email. Saiba quais os cuidados a ter com esta importante ferramenta de trabalho.

mãos no teclado de um computador e vários emojis de email e conteividade de pessoas
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Sabe que há coisas que não deve escrever num email?

Talvez já tenha algum cuidado no envio das suas mensagens eletrónicas ou então nunca tenha pensado no assunto. A verdade é que é importante ter alguma moderação e não usar o email para dizer tudo ou de qualquer maneira. Não, não se trata de censura, apenas de bom senso.

Lembre-se que toda a comunicação digital é impossível de controlar e fica para sempre gravada. De uma brincadeira a uma manifestação de emoções mais intensa, passando por uma resposta a um cliente ou uma candidatura a um emprego, a caixa de correio eletrónico enche-se de conteúdos enviados, de erros e faltas de resposta.

Para tirar o melhor partido da comunicação online e evitar qualquer tipo de constrangimentos, conheça 10 coisas que não deve escrever num email.

Mensagem de email: 10 erros comuns

homem deitado no sofá a ver emails no telefone

Expressões informais

Considerando um email profissional o tom deve estar de acordo com o contexto.

Há alguns pormenores que deve ter em conta e expressões que deve utilizar em detrimento de outras. Pode, por exemplo, iniciar com um “Exmo. Senhor” ou até um simples “Bom dia” em vez de “Olá” e terminar apresentando “Cumprimentos” no lugar de “Beijinhos”.

Expressões informais devem ser evitadas num texto de email de trabalho.

Demasiado texto

Escrever um email de trabalho demasiado longo vai obrigar o destinatário a gastar tempo que não tem e a perder-se no meio de tanta informação. Evite emails com muito texto.

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Opte sempre por mensagens breves, concisas e muito claras. Caso precise de expor algo mais complexo, poderá fazê-lo, mas pontualmente.

Divergências e conflitos

Toda a gente tem divergências e/ou conflitos, seja com um colega ou até mesmo com o chefe. Em contexto de trabalho é normal que possa acontecer. No entanto, não escreva um email para expor ou para tentar resolver uma situação.

Os problemas devem ser resolvidos pessoalmente, cara-a-cara. Dessa forma garante que nada fica por dizer e evita interpretações erradas (muito habituais na comunicação escrita).

Demissão

Se trabalha à distância e já foi contratado dessa forma, pode comunicar a sua demissão via email. Porém, o cenário mais comum não é esse, até porque não faz sentido que comunique uma decisão tão importante através do correio eletrónico. Não estará a passar/deixar uma imagem muito positiva e profissional.

Opte por escrever a tradicional carta de demissão e comunique a sua decisão aos seus superiores, pessoalmente.

Desabafos e intrigas

Tenha consciência daquilo que faz ou não sentido escrever num email.

Seja com um objetivo mais sério – como uma candidatura a emprego ou apresentação de uma proposta para um projeto – seja uma simples troca de ideias com um colega/amigo, não introduza desabafos ou intrigas. Além de não acrescentarem nada à mensagem, ficarão escritos e podem, mais tarde, ser usados contra si. Cautela.

Endereço errado

Independentemente do assunto ou do conteúdo, enviar um email de trabalho para a pessoa errada é sempre algo grave.

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Ainda mais grave será enviar uma informação exatamente para quem não quer que dela tenha conhecimento. Pode acontecer, por isso deve ter muita (mas mesmo muita) atenção. O endereço errado é uma das principais coisas que não deve escrever num email.

Considere ativar a função “Cancelar Envio” se o seu serviço de email oferecer este recurso. Ainda pode “salvar-se” no último instante.

Um mau título

Aquilo que escreve no título (assunto/subject) de um email pode ser decisivo e chamar a atenção ou ir diretamente para o lixo.

Como tal, é importante escrever algo breve, claro e direto. Num email de resposta a uma oferta de emprego, por exemplo, há que cumprir com as regras e escrever especificamente qual o número da oferta e/ou cargo a que se está a candidatar.

No momento de escolher o que escrever no assunto do email, limite-se a apresentar uma ideia introdutória em relação ao conteúdo do email proporcionando uma compreensão clara do que a pessoa vai encontrar no texto. Se o conseguir fazer de uma forma interessante, diferente, capaz de estimular o destinatário a abrir o email, perfeito.

Trocadilhos e piadas

Já ouviu dizer que mais vale cair em graça do que ser engraçado? Pois bem, para evitar quaisquer constrangimentos, o melhor é nem considerar a hipótese de escrever um email com piadas ou trocadilhos, por mais simples e inofensivos que possam parecer. O mais certo é que o seu destinatário não ache graça nenhuma e apague a sua mensagem. Além disso, estará a passar uma imagem pouco séria que pode despertar desconfiança.

Símbolos ou emojis

O uso de símbolos que comunicam as emoções associadas ao que é escrito é algo muito comum na comunicação online, nomeadamente nos chats e redes sociais. No entanto, num email profissional esse recurso está fora de questão.

Limite-se a apresentar, por palavras, numa mensagem clara, o que pretende comunicar. O estilo poderá ter um toque de criatividade, caso a área de trabalho ou a ocasião o permitam. No entanto, smiles são coisas que não deve escrever num email.

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Erros ortográficos

Por mais breve que seja o texto do email que pretende enviar, não pode descuidar o Português. Um erro ortográfico pode ser o suficiente para que o destinatário da sua mensagem o risque da lista de possíveis candidatos a um emprego, por exemplo. Escrever bem é obrigatório, seja qual for a área de trabalho.

Tenha sempre em consideração estas 10 coisas que não deve escrever num email.

Antes de clicar em “enviar”, tenha o cuidado de rever todo o texto, certifique-se de que inseriu os anexos (se for o caso) e que o endereço do destinatário está mesmo correto.

Desta maneira, vai tirar mais partido do correio eletrónico.

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