O que não deve ter na secretária? Esta pode ser uma questão sensível. Afinal, sendo a secretária algo pessoal, devem ser permitidos todos os itens que lhe interessam, certo? Errado. A secretária, seja de trabalho ou de estudo, também contribui para o índice de produtividade e mantê-la organizada pode ser a chave para um trabalho bem-sucedido.
Apresentamos 7 itens que devem ser repensados para uma melhor organização da mesa e do espaço de trabalho.
7 coisas que deve evitar ter na secretária
Muito material de escritório
Ainda que possa ser útil, convém sempre que o material de escritório seja reduzido apenas aos itens básicos e necessários. E o mais importante é que estejam sempre organizados.
Quantos mais objetos estiverem espalhados sobre a mesa, maior é a probabilidade de o seu cérebro perder o foco. Esta falta de atenção, ainda que pouco perceptível, pode acabar por se notar ao nível da produtividade.
Fotos inapropriadas
As fotos daquela viagem com os amigos ou do último festival de música, as imagens da despedida de solteira da melhor amiga ou as fotos instantâneas dos momentos românticos com a sua esposa ou marido podem não ser as melhores opções de decoração para a secretária de trabalho.
Se quer decorar o espaço de trabalho com recordações especiais, a regra para saber o limite é perguntar-se a si mesmo se a fotografia pode ser vista pelo seu chefe e/ou por outros colegas. Se a resposta for não, o melhor é guardá-la para si e evitar constrangimentos.
Material político
O tópico anterior sobre o que não deve ter na secretária segue o mesmo raciocínio quando o assunto é material político. Principalmente em época de eleições, é normal demonstrar apoio a um candidato. No entanto, é aconselhável evitar este tipo de material na secretária, pois pode gerar comentários desagradáveis. A mesma dica é válida para objetos religiosos e alusivos a clubes de futebol.
Fragrâncias pessoais
Perfumes e difusores de aroma são, comprovadamente, artigos que ajudam a melhorar a produtividade diária. Aromas frescos, como lima e hortelã, relaxam e podem melhorar a concentração.
Porém, não são todas as pessoas que apreciam determinadas fragrâncias, muitas podem até ser alérgicas. No caso de ser adepto da aromaterapia, em vez de usar um spray ou um difusor, prefira as essências em stick, assim é mais fácil não invadir o espaço alheio.
Itens de higiene pessoal e maquilhagem
É normal que os intervalos entre uma tarefa e outra sejam a pausa ideal para limar a unha lascada, ajeitar o cabelo ou até reaplicar desodorizante. No entanto, por mais úteis que sejam, os itens de higiene pessoal e cosméticos são daqueles objetos que não deve mesmo ter na secretária.
Apesar de necessários, opte por guardá-los num nécessaire pessoal, dentro de uma gaveta ou da mochila e use-os num local reservado.
Distrações extras
O telemóvel na secretária é, talvez, um dos principais entraves à produtividade. Com as notificações constantes das aplicações, das redes sociais, dos e-mails e das notícias, é quase impossível resistir ao desejo de estar sempre a verificar o smartphone.
O mesmo se aplica a revistas e jornais. A dica é desativar notificações, sons e o modo vibratório e guardar todas as distrações na gaveta ou na mala.
Embalagens de comida
Muitas vezes, o ritmo de trabalho é tão intenso que muitos optam por fazer as refeições na própria secretária. No entanto, seja numa embalagem de take-away ou na marmita levada de casa, comida é uma das coisas a evitar na secretária.
Além do cheiro que pode incomodar outras pessoas, a comida pode atrair pequenos insetos desagradáveis ou deixar cair sobras que podem acumular sujidade. O melhor é sempre guardar as sobras no frigorífico até ao final do dia de trabalho ou na mochila. Evite sempre deitar no seu caixote de lixo individual, pois é habitual que o lixo da copa (ou cozinha) seja recolhido com mais frequência.
Veja também: