Share the post "Coisas que não deve ter no quarto para noites mais descansadas"
Alguma vez olhou em redor e pensou nas coisas que não deve ter no quarto? O mais provável é que nunca o tenha feito. Até porque se pressupõe que o seu quarto está decorado à sua medida, numa perfeita reflexão da sua personalidade e com vista ao conforto, ideal para uma boa noite de sono.
Mas o mais certo é que existam por lá algumas coisas que simplesmente não deveriam lá estar, principalmente se o objetivo é uma boa noite de descanso, porque podem ser altamente prejudicial.
Por isso, para o ajudar a libertar este espaço de todas as coisas que possam estar no caminho do seu relaxamento, criamos uma lista de coisas que não deve ter no seu quarto. Pode até não parecer, mas assim que as tirar de lá vai ver que a divisão vai ficar mais adequada para que possa relaxar e dormir sem sobressaltos.
Coisas que não deve ter no quarto (e que provavelmente estão lá)
Aparelhos eletrónicos
Televisão, tablets, computadores ou smartphones. O lugar deles é fora do quarto. São vários os estudos que alertam para os efeitos nefastos das luzes emitidas por estes aparelhos para o sono. A luz dos aparelhos eletrónicos inibe a produção de melatonina, a hormona que regula o sono.
Além disso, esta luz faz com que o seu cérebro fique mais alerta, acabando por ser disruptiva para o ciclo do sono. Isto para não falar que a tentação de espreitar o email ou redes sociais pode ser grande, reduzindo, assim, o tempo de sono e, consequentemente, de descanso.
Mais ainda, a probabilidade de ser incomodado com o som de notificações ou mensagens (no caso dos tablets ou smartphones) durante a noite é muito grande.
Animais de estimação
Percebemos a ligação e adoração aos seus fiéis companheiros de 4 patas (sejam cães ou gatos) ou outros animais de estimação que possa ter. E é certo que muitos discordarão que se banam os animais do quarto, mas também é certo que é muito possível que os animais sejam causadores de uma noite mal dormida, já que podem acordar a horas tardias e acordá-lo a si também.
Além disso, ter animais no quarto ainda pode contribuir para exacerbar certas alergias. Aliás, é isso mesmo que diz uma investigação apresentada na conferência SLEEP 2014 e que refere que 30% dos donos que partilham o quarto com os animais reportam acordar pelo menos uma vez por noite.
63% das pessoas inquiridas que deixam os animais dormir na cama mais de quatro vezes por semana revelaram má qualidade de sono e 5% dizem que têm dificuldade em voltar a adormecer depois de serem perturbados pelos animais de estimação durante a noite.
Almofadas até dizer chega
Sim, percebemos a ideia. São perfeitas para adornar a decoração do quarto, mas não propriamente úteis ou práticas. São meramente decorativas, já que para dormir usará uma ou no limite duas almofadas. Na verdade, representam trabalho extra para as remover da cama antes de se deitar e para as colocar no sítio pela manhã, depois de fazer a cama – e são apenas mais alguns objetos para acumular pó. Se não dorme com elas, talvez não precise delas no quarto.
Luzes azuis e/ou brancas
Olhe bem para as lâmpadas que tem no seu quarto e se forem azuis ou brancas pense seriamente em substituí-las. Estas tonalidades vão ter efeitos nada positivos na sua noite de sono e por isso são uma das coisas que não deve ter no seu quarto.
Ainda que possam ser muito úteis para iluminar o espaço, na realidade vão ter impacto no ritmo cardíaco e inibir a produção de melatonina (da qual já lhe falamos anteriormente e que ajuda a regular o ciclo do sono). Idealmente, no quarto, use lâmpadas ajustáveis de forma a poder regular a intensidade da luz.
Comida
Cada divisão da casa tem a sua própria função e a do quarto não é certamente comer ou petiscar. Sim, porque querendo ou não, vai deixar cair algumas migalhas que não serão as melhores companheiras para uma boa noite de sono. Além disso, comer no quarto envia sinais errados ao seu cérebro e prejudica a qualidade do seu sono.
Definitivamente, comida é uma das coisas que não deve ter no seu quarto.
“Tralha”
Se associa o quarto a um espaço tranquilo e de descanso e relaxamento, então, não deixe o seu quarto totalmente desarrumado. O facto de ter as roupas desorganizadas vai desorganizar a mente e não o vai deixar dormir tranquilamente. Por isso, opte até por menos mobília no quarto. Recorra apenas ao mínimo necessário.
Espaço de trabalho
É certo que o teletrabalho passou a ser uma realidade para muitas pessoas. Todavia, montar esse espaço no quarto pode ser perigoso, porque há uma mistura de diferentes momentos no mesmo local, o que pode dificultar na hora de dormir.
Cores muito vivas
As cores muito fortes podem ter implicações psicológicas nas emoções, principalmente na hora de dormir. O uso deste tipo de cores pode piorar o sono, porque espoletam sentimentos demasiado intensos que contrariam uma boa noite de sono.