Gaudí, Sagrada Família, Ramblas, Leonel Messi… são muitas as referências que nos vêm à cabeça quando pensamos na grande metrópole catalã, mas será que conhecemos tudo sobre ela? Neste artigo, compilámos 10 coisas que não sabia sobre Barcelona.
Porque o saber não ocupa lugar e assim poderá brilhar com estas curiosidades no próximo encontro de amigos, quando falarem de Barcelona como um excelente destino para uns dias de lazer.
10 factos curiosos sobre a capital da Catalunha
As melhores vistas da cidade
Em Barcelona, há muitos locais de onde se pode obter magníficas panorâmicas da cidade, desde logo o monumento de Cristóvão Colombo ou a colina de Montjuïc, mas há quem jure que o melhor local para contemplá-la é junto aos antigos bunkers do tempo da Guerra Civil Espanhola, que permitem uma visão de 360º. Chamam-se Bunkers del Carmel e não estão longe do Parque Guëll, de onde também se obtêm umas vistas bonitas.
Vestígios da Guerra Civil
A Guerra Civil foi um capítulo triste e sangrento da história do país vizinho e em Barcelona podem ser encontradas marcas do conflito em vários pontos da cidade, como é o caso dos bunkers mencionados acima.
Na Plaza San Felipe Neri, na fachada da igreja com o mesmo nome, impressionam as marcas de balas ainda perfeitamente visíveis. Datam de 1938 e atingiram centenas de pessoas, incluindo crianças que se dirigiam para uma escola próxima.
Os elementos naturalistas da Casa Batlló
A Casa Batlló é um dos ex-libris de Barcelona, sendo a sua fachada um cartão-postal bem conhecido. Obra do criativo e irreverente arquiteto Gaudí, as colunas das varandas causam alguma estranheza da primeira vez que as observamos, assim como vários outros elementos do edifício.
Um ponto comum? Representam partes de esqueleto: as colunas estão inspiradas nas tíbias dos humanos, nas escadas consegue-se vislumbrar a coluna vertebral de um besta gigante e, se estivermos atentos, há janelas que fazem lembrar um crânio.
Tesouros da Humanidade
Provavelmente, esta é outra das coisas que não sabia sobre Barcelona: a quantidade de monumentos inscritos na UNESCO como Património da Humanidade. São nove os locais com esta distinção, sendo sete deles criação – total ou em parte – do famoso arquiteto Antoni Gaudí.
Para além destes sete, que incluem a Sagrada Família, o Parque Guëll e as Casas Milá e Batlló, são igualmente considerados Património Mundial o Palau de la Música Catalana e o Hospital de San Pau.
Futebol na Catedral
O Barça dispensa apresentações e visitar o estádio e conhecer um pouco mais sobre o emblema de Leonel Messi é muitas vezes o chamariz para uma visita a Barcelona. O que provavelmente desconhecia é que se sente a influência deste grande clube um de futebol um pouco por toda a cidade, incluindo na Catedral de Santa María del Mar.
Neste templo, se observar bem os vitrais, encontrará o símbolo do clube entre os padrões geométricos coloridos. Uma homenagem da paróquia devido ao elevado donativo feito pelo clube para a restauração da igreja nos anos 60.
Correios lentos
Na antiga e histórica estação de correios, a ranhura em pedra para se introduziram as cartas está adornada de andorinhas, supostamente para ilustrar a rapidez na entrega das correspondências.
O arquiteto, no entanto, revelando sentido de humor, resolveu acrescentar outra figura: uma tartaruga, em alusão à `lentidão’ do serviço que se verificava na altura.
As praias mais recentes do mundo
Sabia que só há praias em Barcelona desde 1992? Foi com os Jogo Olímpicos que se reconverteu a frente marítima da cidade, até aí ocupada por indústrias. Hoje são 7 praias e 4,5 km de areal integrados no perímetro central, o que faz de Barcelona uma cidade europeia única e por muitos considerada a melhor cidade de praia do mundo.
A terceira cidade mais visitada da Europa
Barcelona é a cidade mais visitada de Espanha e a terceira mais visitada da Europa, a seguir a Londres e Paris. Anualmente, entram na cidade cerca de 8 milhões de turistas, ou seja, cinco vezes mais do que habitantes. A contribuir para este número está o seu porto de cruzeiros, o maior da Europa.
A rua mais movimentada de Espanha
Se está a pensar nas Ramblas – o famoso passeio pedonal que une a Praça da Catalunha à frente marítima da cidade – está enganado. De facto, esta é uma das zonas da cidade que aglomera mais pessoas, mas quem bate o record é a Portal de l’Angel, onde circulam cerca de 3500 pessoas por hora.
Trata-de uma artéria central e muito procurada para compras, uma vez que reúne uma grande variedade de lojas, desde logo as principais marcas e cadeias de pronto-a-vestir.
O erro na estátua de Colombo
E para terminar esta lista de 10 coisas que não sabia sobre Barcelona, trazemos o monumento a Cristóvão Colombo. Está no final de Las Ramblas, em frente ao mar, e é possível subir de elevador até à plataforma envidraçada, lá bem no alto, e contemplar a cidade.
No topo da torre esguia está Colombo, de braço no ar, supostamente a indicar o continente americano, a que chegou em 1492. No entanto, a América fica no sentido oposto. Na altura da criação do monumento, concluiu-se que se a estátua estivesse a apontar para as Ramblas, as pessoas não iam perceber, sendo mais fácil associar a América com o oceano.
Veja também: