Existem coisas que o seu chefe nunca lhe dirá. E não, não estamos a falar de grandes segredos empresariais. Há situações do dia a dia, comuns em qualquer ambiente de trabalho, que podem ser bastante frustrantes. Sabe aquele momento em que pensa que o seu chefe vai dizer aquela frase que fazia todo o sentido e… da boca dele não sai nada?
Sim, há coisas que o seu chefe nunca lhe dirá – e acredite: em alguns casos, ele nem vai ousar pensar em voz alta. Sejar por medo de admiti-las, ou pelo receio do que os funcionários possam pensar dele, a verdade é que lidar com um chefe, às vezes, pode ser difícil.
Deixamos-lhe 7 exemplos e garantimos que vai identificar algumas situações – bastante – familiares.
7 coisas que o seu chefe nunca lhe dirá
1. “Está num emprego sem hipóteses de progressão na carreira”
Mesmo que tenha confiança com o seu chefe, dificilmente ele vai ter coragem de lhe dizer que está num emprego que não o vai levar a lado nenhum em termos de progressão de carreira. Mesmo que se esfalfe a trabalhar horas extra e a ir além das suas funções, dando contributos importantes para a empresa, quem ocupa um cargo de chefia nunca vai admitir que não há futuro para si na empresa. Se fala com o seu chefe sobre os seus sonhos e aspirações de carreira e ele se limita a sorrir e a acenar, pode estar na hora de procurar um novo emprego.
2. “Sabe mais do seu trabalho do que eu”
Sim, essa é uma das coisas que o seu chefe nunca lhe dirá. Nenhum deles vai ser capaz de admitir que não percebe nada da função desempenhada por si – nem que não sabe se está ou não a fazer bem o seu trabalho.
3. “Não sou qualificado para ser seu chefe”
No seguimento da anterior, poucos empregadores assumem que não têm qualificações suficientes para ser um líder – mas, de facto, é o que acontece em grande parte das empresas.
4. “Porque não tira férias? Devia trabalhar menos”
Quando é que o seu chefe lhe disse isto? Pois. É tão raro que, no máximo, ouviu dizer que “o chefe do amigo de um amigo” uma vez lhe disse algo do género. A realidade é que a maioria dos chefes acredita que o funcionário é demasiado valioso para prescindir dele. Por isso, sugerir férias é uma das últimas coisas que lhes passam pela cabeça.
5. “Eu importo-me e quero que gostem de mim”
Mesmo que o seu chefe pense isto, nunca lho vai confessar. Grande parte dos empregadores ainda pensa que a relação entre funcionário e patrão não pode ser de amizade e que deve haver algum distanciamento.
6. “Ando a ler os seus emails e a ver o seu histórico de navegação”
As empresas estão proibidas de vigiarem as redes sociais e de acederem aos emails dos seus funcionários. Por isso, mesmo que o faça, dificilmente o seu patrão o vai assumir.
7. “E que tal um aumento?”
Ora, aí está aquela frase de que está sempre à espera – não é? Mas é raro um aumento ser proposto pelo empregador, a não ser que esteja com medo de o perder para outra empresa.
Veja também: