Foram muitas as novas empresas a surgir nos últimos anos. Por necessidades inerentes à crise, por uma questão de oportunidade ou realizar de um sonho, vários empreendedores decidiram avançar para um negócio próprio. No entanto, os números mostram que, enquanto algumas dessas empresas tiveram um crescimento saudável outras acabaram por fechar. Uma das razões apontadas prende-se com as coisas que os empreendedores têm de aprender e muitas vezes não o fazem.
7 Coisas que todos os empreendedores devem assimilar
1. Canalizar o foco do seu tempo para o que realmente interessa
Uma das principais coisas que os empreendedores têm de aprender, e rapidamente, é que nunca terão tempo para fazer tudo. O segredo passa por saber o que realmente é importante, onde é que deve realmente estar, onde deve fixar o seu foco. Lembre-se: “tempo é dinheiro”.
2. Mentalize-se que terá de direcionar uma boa parte do seu tempo para o trabalho
Não há como esconder, o sucesso requer trabalho árduo e disciplina. Todos os grandes empreendedores passam grande parte do seu tempo na empresa. O segredo destes é encontrar o equilíbrio perfeito na sua vida profissional/pessoal.
3. O segredo está em compreender as necessidades de mercado
Um dos erros comuns dos empreendedores é pensarem que têm de ter uma grande ideia de negócio para ter sucesso, mas este surge, essencialmente, da resolução de problemas do mercado, ou seja, procure supra uma necessidade de mercado.
4. Possuir capacidades humanas
Os empreendedores devem adquirir determinadas capacidades como saber ouvir (ninguém aprende se não souber ouvir) e preocupar-se com os outros e suas necessidades para que estes façam o mesmo. O leme é: dar muito para receber em igual proporção.
5. Têm de se preparar para os obstáculos
Por vezes, coisas erradas acontecem a boas pessoas e com boas ideias de negócio. Dificilmente conseguirá algo sem falhar primeiro.
6. Nem todo o dinheiro é bom
Quem começa um negócio tem tendência para aceitar todo o dinheiro que aparece, mas nem todos os clientes são bons clientes. Por exemplo, reconsidere clientes com expetativas irrealistas ou que o façam perder demasiado tempo.
7. Não se preocupe somente em fazer crescer a marca da sua empresa
Preocupe-se também com a sua marca pessoal. Este é um dos aspetos que diferencia os melhores empreendedores da concorrência.
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