Share the post "7 coisas que tem em casa que podem prejudicar a saúde dos seus animais"
Não é segredo que os cães não devem comer chocolate e que a maioria dos gatos é intolerante à lactose. Mas existem outros perigos para a saúde do seu cão e do seu gato dentro do lar.
Deixamos-lhe a lista dos 7 coisas que tem em casa que podem prejudicar a saúde dos seus animais de estimação. Esteja atento ao seu amigo de quatro patas e evite idas ao veterinário.
Coisas que podem prejudicar a saúde dos seus animais
1. Lírios
Se é um fã incondicional de flores, aqui fica a dica: os lírios podem matar o seu animal de estimação. A ingestão desta planta (e sabemos que cães e gatos gostam de explorar a casa e de comer objetos estranhos) pode provocar falência renal e arritmia cardíaca. Acácias, azevinho e a hera também são plantas tóxicas para o seu animal e, por isso, devem sempre ser mantidas à distância de cães e gatos.
2. Massa fermentada crua
A ingestão deste alimento pode matar o seu cão. A massa crua pode fermentar e expandir no estômago do animal, o que pode provocar a produção de uma quantidade anormal de gases e até uma rutura dos intestinos, que obriga a uma cirurgia de emergência.
3. Medicamentos
Neste caso, deve seguir a mesma máxima recomendada para as crianças: nunca deixe os medicamentos ao alcance do seu cão e do seu gato. A formulação dos medicamentos é tóxica para o seu animal e pode mesmo matá-lo.
4. Ossos
Sim, tem mesmo de ter atenção a este hábito muito comum em todo o mundo. A ingestão de ossos não é tóxica para a saúde do seu cão, mas é certo que o seu animal de estimação pode engasgar-se e até sufocar durante o processo de ingestão.
Em casos mais graves, as lascas dos ossos podem mesmo perfurar alguns dos órgãos internos do animal, o que obriga a cirurgias de emergência. Os veterinários aconselham à ingestão de ossos produzidos especialmente para o seu animal (encontra à venda em diversos hipermercados e lojas da especialidade).
5. Fio dentário
Este material é muito fácil de ingerir e pode provocar o bloqueio intestinal dos cães e dos gatos. Materiais como elásticos e fios de corda também devem ser mantidos fora do alcance dos animais de estimação.
6. Pilhas
Este é mais um dos objetos de casa que podem deixar os animais de estimação doentes à conta da ingestão dos seus componentes. Os dentes e garras afiadas dos animais de estimação podem perfurar as pilhas e os constituintes do interior deste objeto podem mesmo provocar úlceras graves na boca, esófago e estômago do seu cão e do seu gato.
7. Tabaco
É um perigo universal. Não deixe os maços de tabaco ao alcance dos seus animais de estimação. A ingestão de nicotina pode provocar vómitos, tremores e, nos casos mais graves, a morte.
Veja também: