Há coisas que fazemos sem pensar, outras que são deliberadas mas tomamos por inofensivas. A realidade é que por serem tão vulgares e raramente sancionadas, por serem absurdas ou até por se tratarem de regras muito ligadas a uma determinada cultura, são muitas as coisas que são ilegais e que provavelmente não sabia.
Descubra alguns desses comportamentos à margem da lei, em Portugal e noutros países. Oito coisas estranhas ou, pelo contrário, vulgares mas que são puníveis por lei.
8 coisas que são ilegais e que não sabia
EM PORTUGAL
Peões a atravessar a faixa de rodagem fora das passadeiras
Todos sabemos que, por segurança, devemos atravessar as faixas de rodagem pelas passadeiras, mas o que muitos desconhecem é que se não o fizerem, existindo passagens especialmente sinalizadas para esse efeito numa distância de 50 metros, podem ter uma multa que vai de 10 a 50 euros, conforme o preconizado no artigo 101.º do Código da Estrada.
Fazer acrobacias de bicicleta na via pública
O Código da Estrada estabelece regras para ciclistas e contraordenações para quem não as cumpra. Por exemplo, fazer acrobacias na bicicleta (andar ‘sem mãos’, ‘sacar cavalos’, entre outras) em plena via pública é ilegal e pode resultar numa coima de 30 a 150 euros (artigo 90.º do Código da Estrada).
Sacudir tapetes à janela
Da próxima vez que o fizer, pense duas vezes. A proibição de sacudir tapetes à janela está prevista em vários municípios do país e as multas podem ser duras. Basta que a autarquia da sua área de residência inclua essa norma no Regulamento Municipal dos Resíduos Sólidos, Higiene e Limpeza. Na Nazaré, por exemplo, a brincadeira pode custar entre 249,40 e 2.493,99 euros.
NO MUNDO
Mascar pastilha elástica
Deitar pastilhas elásticas para a via pública é, naturalmente, proibido e pode dar multas em vários países. O que (provavelmente) não sabia é que existem países onde não se pode simplesmente mascar pastilha elástica, como em Singapura.
Dar de comer a pombos
Os pombos em Veneza, Itália, são vistos como uma praga para os monumentos e um perigo para a saúde pública. Assim, as autoridades determinaram o pagamento de uma multa avultada para quem alimentar pombos na Praça de São Marcos, em Veneza. Alimentar pombos também é ilegal em São Francisco, nos Estados Unidos.
Andar de saltos altos na Grécia
Se está a pensar em fazer uma viagem aos sítios históricos da Grécia, esqueça os saltos altos, pois a utilização destes é proibida em muitos dos monumentos por colocar em causa a sua preservação.
Passar cinco músicas estrangeiras seguidas numa rádio do Canadá
As leis canadenses da rádio e televisão obrigam a que uma em cada cinco músicas tocadas seja da autoria de um nativo do Canadá.
Criar perfis falsos online
Segundo os termos legais da utilização da maioria dos sites de redes sociais, bem como da utilização da internet, é ilegal utilizar informações pessoais (nome, idade, género, etc.) falsas, e poderá ser responsabilizado na esfera civil e penal.