As casas têm cada vez mais produtos eletrónicos e, cada vez mais, estes objetos são feitos para estarem ligados à Internet. Com isto surgem problemas ligados à privacidade, pois estes gadgets podem ser usados para aceder a dados pessoais.
A tecnologia melhora as vidas de todos de várias formas, mas também tem efeitos colaterais. Qualquer dispositivo que tenha em casa e armazene dados e esteja ligado à Internet pode ser usado para espiá-lo. Veja a nossa lista e saiba mais.
Descubra os gadgets que o podem espiar em casa e como o fazem
1. Smartphones
Os smartphones são equipamentos muito suscetíveis de se tornarem instrumentos para o espiar. O microfone, a câmara, a localização por GPS, etc., destes dispositivos que fazem com que estejam vulneráveis a hackers que podem roubar passwords, entrar no seu e-mail, na sua conta bancária, etc.
Por exemplo, os serviços militares americanos criaram de uma aplicação chamada PlaceRaider que, usando a câmara do telemóvel, o sistema de localização e o acelerómetro, é capaz de criar um mapa em 3D do ambiente envolvente do smartphone.
2. Tablets e computadores
A maioria dos tablets e dos computadores ou portáteis tem as mesmas ferramentas que os smartphones (e até mais). Por isso, se um telemóvel pode ser usado para espiar, tablets e computadores também.
Os portáteis e os tablets têm documentos com muitas informações pessoais (passwords, fotografias com localização atribuída, conversas com outras pessoas, etc.) e estão ligados à Internet. Tudo isto faz com que estes dispositivos possam ser monitorizados.
3. Televisão
Com a popularidade crescente das Smart TV, que se ligam à Internet, os perigos de ter a privacidade comprometida através destes equipamentos são maiores.
Os hackers conseguem entrar nestes dispositivos, ir às definições do utilizador e retirar todos os dados que o gadget guarda sobre si, instalando um malware na televisão e nos dispositivos que a ela estão ligados. Até podem controlar a televisão por si.
4. Alarmes
Durante muito tempo, os alarmes das casas estavam ligados, por cabos, a um serviço central. Agora estão ligados, via wireless, ao smartphone ou tablet do dono da casa.
Por um lado, isto é bom porque permite ao utilizador aceder ao sistema em tempo real. Por outro lado, torna o sistema muito mais vulnerável à intromissão de agentes indesejados.
5. Eletrodomésticos
Pode parecer uma teoria da conspiração muito rebuscada, mas eletrodomésticos como a máquina de lavar loiça, o secador da roupa, o aspirador, o robot de cozinha, etc., são gadgets que podem ser usados para fins indesejados quando estão ligados à Internet.
O facto de estarem ligados à Internet faz com que as empresas consigam assegurar uma melhor manutenção do produto e que o utilizador tenha mais controlo sobre estes. Por outro lado, os dados que estes equipamentos guardam do seu utilizador fazem com que os hackers consigam traçar padrões de atividade e horários, ajudando possíveis ladrões a conhecer melhor os hábitos de casas que planeiam assaltar.