Ekonomista
Ekonomista
26 Nov, 2019 - 12:22

10 coisas que deve saber sobre o novo Mitsubishi Outlander PHEV

Ekonomista

O renovado SUV da Mitsubishi tem agora mais potência e autonomia, está mais amigo do ambiente e acessível. Descubra 10 coisas que deve saber sobre o Mitsubishi Outlander PHEV.

Mitsubishi Outlander PHEV

A Mitsubishi é uma das pioneiras no que diz respeito à eletrificação automóvel. A marca japonesa foi, em 2009, o primeiro construtor a nível mundial a iniciar a comercialização do 1º automóvel 100% elétrico: o Mitsubishi i-Miev.

Mas nem só de citadinos elétricos se faz a história mais “verde” da Mitsubishi, pois em 2014 a marca foi também pioneira nos carros de aventura “eletrificados”, com o lançamento do Mitsubishi Outlander PHEV, o primeiro SUV híbrido plug-in 4WD (4×4).

Em 2019, a Mitsubishi renovou aquele que é o híbrido plug-in mais vendido do mundo, e o novo Mitsubishi Outlander PHEV está mais acessível, mais moderno, mais económico, mais amigo do ambiente e também, claro, ainda mais potente.

Estas são as 10 coisas que deve conhecer sobre este novo SUV híbrido da Mitsubishi.

Mitsubishi Outlander PHEV: 10 factos sobre o novo SUV da marca nipónica

 Mitsubishi Outlander PHEV

1. Estética

Apesar do novo Outlander PHEV, esteticamente, estar quase igual à versão lançada em 2014, esta atualização apresenta algumas alterações na grelha frontal, um novo conjunto de faróis LED e novos desenhos de jantes.

Estas alterações ajudam a disfarçar as suas generosas dimensões e deixam-no com um ar mais desportivo, mas simultaneamente elegante.

Quanto a dimensões, o novo Mitsubishi Outlander PHEV mantém os mesmos 4,70m de comprimento da geração anterior, os mesmos 1,80m de largura e 1,71m de altura.

2. Interior

Interior  Mitsubishi Outlander PHEV

O interior do novo Outlander continua a ser, sem sobra de dúvidas, um sítio muito agradável para uma viagem de longas horas.

Encontramos neste carro um ambiente simples e bem ao estilo daquilo que a marca japonesa já nos habituou: oferecer produtos funcionais, confortáveis e robustos, sem nunca esquecer a componente apelativa.

No Outlander, tudo está no sítio onde esperamos que esteja, simplificando assim a tarefa de conduzir, e a agradabilidade do toque está presente em quase todos os locais onde passamos mais tempo com as mãos.

Ainda que as baterias ocupem parte do espaço destinado à bagageira, esta continua a oferecer uns impressionantes 463L de capacidade, e os 2,67m de distância entre eixos significam também que 5 passageiros adultos deverão fazer uma viagem no maior dos confortos.

3. Equipamento de série

O equipamento de série é um dos pontos fortes do novo Mitsubishi Outlander PHEV. A versão Intense (versão base) conta, por exemplo, com:

  • Airbags frontais e de cortina nas 1ª e 2ª fila
  • Airbag para os joelhos do condutor
  • Sistema S-AWC (Super All Wheel Control)
  • Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS)
  • Volante em Pele
  • Espelho retrovisor com função automática de antiencandeamento
  • Travão com função Auto Hold
  • Carregor rápido
  • Seletor do nível de travagem regenerativa com patilhas
  • Cruise control
  • Sensores de estacionamento
  • Câmara 360º
  • Ecrã multi-informação LCD
  • Sistema Keyless
  • AC Automático bi-zona
  • Sensor de luz e de chuva
  • Vidros escurecidos
  • Apple CarPlay e Android Auto

4. Motorizações

 Mitsubishi Outlander PHEV

O novo Mitsubishi Outlander PHEV conta agora com um motor a combustão de 2.4L de ciclo Atkinson (ao invés do “velhinho” 2.0), um gerador elétrico e dois motores elétricos: um dianteiro e um traseiro.

Os 135cv e 211Nm de binário provenientes do motor a combustão chegam até às rodas frontais através de uma caixa “Multimode eTransmission” (não uma convencional CVT).

Quanto a potência combinada, a Mitsubishi não revela qual a potência máxima do seu conjunto “pois nenhum dos elementos que formam a unidade motriz chega a trabalhar em pleno. Há sempre um sistema de gestão que assegura o melhor compromisso para o tipo de utilização e o mais importante é a eficácia e a fiabilidade e não as performances”.

5. Sistema híbrido

 Mitsubishi Outlander PHEV

O Outlander viu o seu sistema híbrido ser evoluído, e de que forma.

O motor a combustão passa agora a grande maioria do seu tempo desligado ou apenas a funcionar como gerador para carregar a nova e mais potente bateria de 13,8kWh, que por sua vez, impulsiona os dois motores elétricos.

Os 82cv de potência do motor dianteiro mantêm-se, mas o motor elétrico traseiro viu a sua potência aumentar para os 95cv.

Estes dois motores conseguem funcionar em simultâneo, o que significa que o Outlander PHEV consegue fazer incursões de todo-o-terreno em modo 100% elétrico.

6. Modos de condução

No novo Outlander existem 3 modos de condução que são selecionados de modo automático: Modo EV, Modo Híbrido de Série e modo Híbrido Paralelo.

No modo EV, os motores propulsionam o veículo utilizando a electricidade proveniente das baterias, resultando num consumo de combustível
nulo e em zero emissões de CO2. Este modo de condução é silencioso, limpo e poderoso, permitindo ao condutor atingir uma velocidade máxima de 135 km/h.

No modo Híbrido de Série, os motores elétricos propulsionam o veículo utilizando a eletricidade gerada pelo motor de combustão. O motor de combustão gera eletricidade quando o nível da bateria está baixo ou quando é necessário aumentar a potência para satisfazer acelerações rápidas ou subidas acentuadas.

No modo Híbrido Paralelo, o motor de combustão propulsiona o veículo (a alta velocidade e quando a eficiência do motor é elevada) com a ajuda dos motores elétricos quando é necessária potência extra.

7. S-AWC (Super All Wheel Control)

Jante Mitsubishi Outlander PHEV

Este sistema de controlo integrado, oferece um maior controlo do veículo, gerindo ativamente os sistemas AYC (Controlo Ativo de Guinada), ABS (Sistema de Travagem Antibloqueio) e ASC (Controlo Ativo da Estabilidade) com TCL (Controlo de Tração), permitindo aproveitar todo o potencial do sistema de tração integral com motores gémeos (Twin Motor 4WD) sem comprometer a segurança, o conforto e a eficiência de consumo de combustível.

Este sistema de tração às 4 rodas permite ao condutor escolher entre 4 diferentes modos de condução: modo NORMAL, modo SNOW, modo LOCK e modo SPORT.

O modo NORMAL é o modo pré-definido do Outlander e aconselhável em estradas alcatroadas e secas.

O modo SNOW é indicado para arranques mais fáceis e maior segurança nas curvas em pisos cobertos de neve.

O modo LOCK simula o bloqueio de um diferencial central e assegura uma distribuição de binário otimizada às quatro rodas, melhorando assim a tração e a estabilidade.

Por último, o Modo SPORT, que tem um botão separado que permite ativar este modo a partir de qualquer outro modo, assegura uma resposta mais rápida em estradas com curvas.

8. Dinâmica e conforto

O novo Mitsubishi Outlander PHEV viu a sua rigidez estrutural ser reforçada através de adesivos estruturais nas zonas das portas laterais e da bagageira reforçando a rigidez na união entre os painéis da carroçaria, aumentando assim estabilidade de viragem.

Também os amortecedores do novo Outlander PHEV foram revistos, contando agora com amortecedores traseiros com diâmetro superior e com suspensões dianteiras com nova afinação, que garantem um amortecimento ideal a todas as velocidades e situações.

9. Autonomia elétrica e consumos

 Mitsubishi Outlander PHEV

O Mitsubishi Outlander PHEV é capaz de circular em modo 100% elétrico durante cerca de 45 quilómetros, até uma velocidade máxima de 135 km/h.

A bateria de 13,8 kWh é capaz de carregar 80% da sua carga em 25 minutos com recurso a um carregador rápido, ou até 100% da carga em 5 horas com recurso a uma tomada doméstica convencional.

Segundo a Mitsubishi, o Outlander PHEV é capaz de fazer consumos na ordem dos 2,0/100km em ciclo misto, no entanto, e numa utilização mais realista e descontraída, será muito fácil obter valores abaixo dos 5L/100km.

10. Garantia e preços

O Outlander PHEV é comercializado com 5 anos de garantia ou 100 000km, e as baterias do sistema híbrido têm uma garantia de 8 anos ou 160 000km.

Quanto aos preços, até 31 de Dezembro de 2019, a Mitsubishi contempla uma campanha que incentiva a troca de viaturas com mais de 18 anos na compra do novo Outlander PHEV, estando por isso o novo SUV da marca japonesa disponível por preços a partir dos 31 990€.

No entanto, e excluindo esta campanha, o preço deste SUV situa-se em torno dos 49 000€, sendo que, por se tratar de um automóvel híbrido PHEV, poderá ver os 23% do valor correspondente ao IVA ser deduzido, assim como poderá também beneficiar dos vários incentivos fiscais à compra deste tipo de veículos.

Veja também