Share the post "10 coisas que deve saber sobre o novo Mitsubishi Outlander PHEV"
A Mitsubishi é uma das pioneiras no que diz respeito à eletrificação automóvel. A marca japonesa foi, em 2009, o primeiro construtor a nível mundial a iniciar a comercialização do 1º automóvel 100% elétrico: o Mitsubishi i-Miev.
Mas nem só de citadinos elétricos se faz a história mais “verde” da Mitsubishi, pois em 2014 a marca foi também pioneira nos carros de aventura “eletrificados”, com o lançamento do Mitsubishi Outlander PHEV, o primeiro SUV híbrido plug-in 4WD (4×4).
Em 2019, a Mitsubishi renovou aquele que é o híbrido plug-in mais vendido do mundo, e o novo Mitsubishi Outlander PHEV está mais acessível, mais moderno, mais económico, mais amigo do ambiente e também, claro, ainda mais potente.
Estas são as 10 coisas que deve conhecer sobre este novo SUV híbrido da Mitsubishi.
Mitsubishi Outlander PHEV: 10 factos sobre o novo SUV da marca nipónica
1. Estética
Apesar do novo Outlander PHEV, esteticamente, estar quase igual à versão lançada em 2014, esta atualização apresenta algumas alterações na grelha frontal, um novo conjunto de faróis LED e novos desenhos de jantes.
Estas alterações ajudam a disfarçar as suas generosas dimensões e deixam-no com um ar mais desportivo, mas simultaneamente elegante.
Quanto a dimensões, o novo Mitsubishi Outlander PHEV mantém os mesmos 4,70m de comprimento da geração anterior, os mesmos 1,80m de largura e 1,71m de altura.
2. Interior
O interior do novo Outlander continua a ser, sem sobra de dúvidas, um sítio muito agradável para uma viagem de longas horas.
Encontramos neste carro um ambiente simples e bem ao estilo daquilo que a marca japonesa já nos habituou: oferecer produtos funcionais, confortáveis e robustos, sem nunca esquecer a componente apelativa.
No Outlander, tudo está no sítio onde esperamos que esteja, simplificando assim a tarefa de conduzir, e a agradabilidade do toque está presente em quase todos os locais onde passamos mais tempo com as mãos.
Ainda que as baterias ocupem parte do espaço destinado à bagageira, esta continua a oferecer uns impressionantes 463L de capacidade, e os 2,67m de distância entre eixos significam também que 5 passageiros adultos deverão fazer uma viagem no maior dos confortos.
3. Equipamento de série
O equipamento de série é um dos pontos fortes do novo Mitsubishi Outlander PHEV. A versão Intense (versão base) conta, por exemplo, com:
- Airbags frontais e de cortina nas 1ª e 2ª fila
- Airbag para os joelhos do condutor
- Sistema S-AWC (Super All Wheel Control)
- Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS)
- Volante em Pele
- Espelho retrovisor com função automática de antiencandeamento
- Travão com função Auto Hold
- Carregor rápido
- Seletor do nível de travagem regenerativa com patilhas
- Cruise control
- Sensores de estacionamento
- Câmara 360º
- Ecrã multi-informação LCD
- Sistema Keyless
- AC Automático bi-zona
- Sensor de luz e de chuva
- Vidros escurecidos
- Apple CarPlay e Android Auto
4. Motorizações
O novo Mitsubishi Outlander PHEV conta agora com um motor a combustão de 2.4L de ciclo Atkinson (ao invés do “velhinho” 2.0), um gerador elétrico e dois motores elétricos: um dianteiro e um traseiro.
Os 135cv e 211Nm de binário provenientes do motor a combustão chegam até às rodas frontais através de uma caixa “Multimode eTransmission” (não uma convencional CVT).
Quanto a potência combinada, a Mitsubishi não revela qual a potência máxima do seu conjunto “pois nenhum dos elementos que formam a unidade motriz chega a trabalhar em pleno. Há sempre um sistema de gestão que assegura o melhor compromisso para o tipo de utilização e o mais importante é a eficácia e a fiabilidade e não as performances”.
5. Sistema híbrido
O Outlander viu o seu sistema híbrido ser evoluído, e de que forma.
O motor a combustão passa agora a grande maioria do seu tempo desligado ou apenas a funcionar como gerador para carregar a nova e mais potente bateria de 13,8kWh, que por sua vez, impulsiona os dois motores elétricos.
Os 82cv de potência do motor dianteiro mantêm-se, mas o motor elétrico traseiro viu a sua potência aumentar para os 95cv.
Estes dois motores conseguem funcionar em simultâneo, o que significa que o Outlander PHEV consegue fazer incursões de todo-o-terreno em modo 100% elétrico.
6. Modos de condução
No novo Outlander existem 3 modos de condução que são selecionados de modo automático: Modo EV, Modo Híbrido de Série e modo Híbrido Paralelo.
No modo EV, os motores propulsionam o veículo utilizando a electricidade proveniente das baterias, resultando num consumo de combustível
nulo e em zero emissões de CO2. Este modo de condução é silencioso, limpo e poderoso, permitindo ao condutor atingir uma velocidade máxima de 135 km/h.
No modo Híbrido de Série, os motores elétricos propulsionam o veículo utilizando a eletricidade gerada pelo motor de combustão. O motor de combustão gera eletricidade quando o nível da bateria está baixo ou quando é necessário aumentar a potência para satisfazer acelerações rápidas ou subidas acentuadas.
No modo Híbrido Paralelo, o motor de combustão propulsiona o veículo (a alta velocidade e quando a eficiência do motor é elevada) com a ajuda dos motores elétricos quando é necessária potência extra.
7. S-AWC (Super All Wheel Control)
Este sistema de controlo integrado, oferece um maior controlo do veículo, gerindo ativamente os sistemas AYC (Controlo Ativo de Guinada), ABS (Sistema de Travagem Antibloqueio) e ASC (Controlo Ativo da Estabilidade) com TCL (Controlo de Tração), permitindo aproveitar todo o potencial do sistema de tração integral com motores gémeos (Twin Motor 4WD) sem comprometer a segurança, o conforto e a eficiência de consumo de combustível.
Este sistema de tração às 4 rodas permite ao condutor escolher entre 4 diferentes modos de condução: modo NORMAL, modo SNOW, modo LOCK e modo SPORT.
O modo NORMAL é o modo pré-definido do Outlander e aconselhável em estradas alcatroadas e secas.
O modo SNOW é indicado para arranques mais fáceis e maior segurança nas curvas em pisos cobertos de neve.
O modo LOCK simula o bloqueio de um diferencial central e assegura uma distribuição de binário otimizada às quatro rodas, melhorando assim a tração e a estabilidade.
Por último, o Modo SPORT, que tem um botão separado que permite ativar este modo a partir de qualquer outro modo, assegura uma resposta mais rápida em estradas com curvas.
8. Dinâmica e conforto
O novo Mitsubishi Outlander PHEV viu a sua rigidez estrutural ser reforçada através de adesivos estruturais nas zonas das portas laterais e da bagageira reforçando a rigidez na união entre os painéis da carroçaria, aumentando assim estabilidade de viragem.
Também os amortecedores do novo Outlander PHEV foram revistos, contando agora com amortecedores traseiros com diâmetro superior e com suspensões dianteiras com nova afinação, que garantem um amortecimento ideal a todas as velocidades e situações.
9. Autonomia elétrica e consumos
O Mitsubishi Outlander PHEV é capaz de circular em modo 100% elétrico durante cerca de 45 quilómetros, até uma velocidade máxima de 135 km/h.
A bateria de 13,8 kWh é capaz de carregar 80% da sua carga em 25 minutos com recurso a um carregador rápido, ou até 100% da carga em 5 horas com recurso a uma tomada doméstica convencional.
Segundo a Mitsubishi, o Outlander PHEV é capaz de fazer consumos na ordem dos 2,0/100km em ciclo misto, no entanto, e numa utilização mais realista e descontraída, será muito fácil obter valores abaixo dos 5L/100km.
10. Garantia e preços
O Outlander PHEV é comercializado com 5 anos de garantia ou 100 000km, e as baterias do sistema híbrido têm uma garantia de 8 anos ou 160 000km.
Quanto aos preços, até 31 de Dezembro de 2019, a Mitsubishi contempla uma campanha que incentiva a troca de viaturas com mais de 18 anos na compra do novo Outlander PHEV, estando por isso o novo SUV da marca japonesa disponível por preços a partir dos 31 990€.
No entanto, e excluindo esta campanha, o preço deste SUV situa-se em torno dos 49 000€, sendo que, por se tratar de um automóvel híbrido PHEV, poderá ver os 23% do valor correspondente ao IVA ser deduzido, assim como poderá também beneficiar dos vários incentivos fiscais à compra deste tipo de veículos.