Ekonomista
Ekonomista
28 Out, 2017 - 08:23

Marguerite Duras inspira coleção primavera-verão de Nuno Baltazar

Ekonomista

Nuno Baltazar apresentou as propostas para a próxima primavera-verão, em mais uma edição do Portugal Fashion. Falámos com ele e contamos-lhe tudo.

Marguerite Duras inspira coleção primavera-verão de Nuno Baltazar

Nuno Baltazar, um dos nomes incontornáveis da moda em Portugal, participou pela primeira vez no Portugal Fashion em 1997. Durante vários anos integrou o calendário oficial em dupla com Paulo Cravo, mas desde 2004 assina a solo as colecções que nos fazem suspirar. Em 2015, o seu talento foi oficialmente reconhecido, tendo recebido a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

Por isso, a coleção primavera-verão de Nuno Baltazar não só era das mais esperadas, nesta edição do Portugal Fashion, como foi das que arrancou mais aplausos. Falámos com o estilista para perceber de onde veio a inspiração.

Conheça a coleção de Nuno Baltazar pelos olhos do designer

Nuno começa por nos dizer que a coleção – que bebeu inspiração do livro de Marguerite Duras “O Amante” – é reflexo dum “baú onde vou construindo o meu universo interior”. O livro relata a “história contada na primeira pessoa, de uma miúda de 14 anos sobre o seu primeiro amante na Indochina. Mas a escritora, quando escreve a sua própria história, já tem sessenta e tal anos, portanto há um hiato de tempo que faz com que a memória não seja precisa. É fragmentada”. E, é precisamente, do conceito de fragmento que Nuno Baltazar parte para criar uma coleção romântica com uma pitada “retro” em que rendas e transparências se fundem numa paleta de cores suave e coesa, tendo apenas o azul e o roxo como tons fortes. Em relação aos padrões, Nuno explora o xadrez e as estampas florais, usando sempre um ponto de luz e jogando com as sobreposições. O resultado é elegante, mas casual.

Assim, o designer assume que não só se identifica com a mulher do século XXI como desenha para ela, “uma mulher autónoma, independente, desinibida e menos preocupada com o que pensam dela. É uma mulher mais preocupada com o viver, com o ser, com o expressar a sua personalidade. E eu identifico-me com essa nova mulher, e tento desenvolver para ela um guarda-roupa onde ela possa, ao mesmo tempo, desenvolver essa multiplicidade de características da sua personalidade”.

Mas como é que as tendências se enquadram nessa diversidade? O criador responde sem hesitar: “Acho que a tendência não é uma coisa programada pelos designers. É um reflexo daquilo que as revistas têm que fazer para organizar uma série de coisas que são apresentadas e que depois resultam naquilo que elas querem agrupar por cores, por silhuetas. Eu acho que um criativo tem que apresentar aquilo que o seu momento interior diz para fazer. E depois vem alguém e vai fazer esse trabalho que não nós.”

As propostas, além do guarda roupa feminino, versam também o masculino. Pelo que, se ficou interessado na nova coleção de Nuno Baltazar e a quer ver mais de perto, o atelier-loja está de portas abertas no nº 856 da Avenida da Boavista, no Porto. Descubra abaixo as principais tendências da coleção.

Tendências no desfile de Nuno Baltazar

Branco total

placeholder-1x1

O designer apostou em coordenados românticos em que o branco total é dominante.

Padrões florais

placeholder-1x1

As flores, em dourado e azul, destacam-se pelo estampado romântico e moderno, em peças fáceis de usar.

Xadrez

placeholder-1x1

Ainda no campo dos estampados, o xadrez confirmou a sua atemporalidade em peças que, além do corte bonito, são usáveis no dia a dia.

Sobreposições

placeholder-1x1

Vestidos sobre calças e até camisas sobre camisas foram outra das apostas do designer para a estação quente.

Roxo

placeholder-1x1

Embora a paleta de cores dominante seja suave, o roxo é a excepção que dá um toque irreverente à coleção. Sendo uma cor ousada, Nuno prima pela originalidade fazendo dela um tom que se pode vestir. Sem medos.

Veja também: