Fazer colegas de trabalho pode não ser fácil, especialmente se é um membro novo de uma equipa onde todos já se conhecem bastante bem e estão habituados a trabalhar uns com os outros. Os estudos mostram que noventa mil horas é a média de tempo que cada pessoa gasta no trabalho, ao longo de sua vida.
Se vai passar todas essas horas com os seus colegas, é melhor que sejam bons relacionamentos, pelo menos agradáveis, cordiais e de respeito mútuo. E a verdade é que alguns desses colegas podem até vir a tornar-se grandes amigos. Confira, pois, algumas dicas sobre como fazer colegas de trabalho.
10 dicas para fazer colegas de trabalho
1. Coloque um sorriso nos lábios
Se se mostrar demasiadamente carrancudo ou tímido, os seus colegas de trabalho poderão ter dificuldade em aproximar-se, pois pode estar a passar-lhes a ideia de que é alguém frio e distante. Por isso, se quer aproximar-se, não se esqueça do sorriso nos lábios!
2. Tome café com os seus colegas, durante as pausas
Quando houver pausas e os colegas forem tomar o café habitual, não fique de lado! Pelo contrário, junte-se a eles e participe nesse momento em que estão a confraternizar.
3. Mostre como pode ser uma mais-valia para a equipa
É importante que a equipa perceba que o seu contributo poderá ser bastante importante. Por isso, mostre o seu valor e os seus pontos fortes.
4. Esteja disponível para aprender
Um dos erros que algumas pessoas cometem ao chegar a uma nova empresa, é pensar que tudo sabem e que não têm nada a aprender. Não poderia haver atitude mais errada. Se quer fazer colegas de trabalho, terá, portanto, de se mostrar disponível para aprender.
5. Seja humilde
Atitudes arrogantes não o farão ganhar bons relacionamentos no local onde trabalha. Ser humilde é, pois, uma atitude a ter perante os seus colegas, aceitando as críticas construtivas e não se julgando melhor do que os restantes membros da equipa.
6. Esteja pronto a ajudar
Se os seus colegas precisarem de ajuda na resolução de um problema ou na execução de uma tarefa, seja o primeiro a lá estar, sempre pronto a ajudar. Não se esqueça de que quando precisar, provavelmente também farão o mesmo.
7. Participe nos convívios fora do trabalho
Se organizarem um almoço ou jantar convívio, esteja presente. Aproveite para conhecer melhor as pessoas com quem trabalha e dar-se a conhecer também. Não participar sistematicamente nesses convívios pode conduzir a que o olhem como a ovelha negra da equipa. Certamente, não é isso que deseja!
8. Preserve a sua vida pessoal
Se há algo que deve guardar para si é a sua vida pessoal, que só se confia a amigos muitos próximos e que já deram grandes provas de amizade. A colegas de trabalho que mal conhece, evite partilhar o que não sabe se pode vir a cair em bocas alheias e provocar posteriormente, um mau ambiente de trabalho.
9. Tenha cuidado quando dá uma opinião sobre alguém
Quando dá uma opinião sobre alguém, não o faça nas costas. Seja frontal, pois o que diz por trás, pode muitas vezes vir ao de cima mais tarde e arranjar-lhe problemas desnecessários com colegas de trabalho.
10. Seja bem-disposto e puxe os outros para cima
Por fim, tenha em mente que um colega que tem energia positiva e está bem-disposto, certamente ajudará a que o ambiente de trabalho seja sempre melhor, e levará os seus parceiros a gostar de si a e encará-lo como um membro fundamental do grupo.