Com certeza que já experimentou roupas das suas amigas ou irmã e sentiu que em si não ficaram bem. E, se não percebe porquê, até porque o tamanho parecia o ideal, saiba que a explicação pode estar nas cores. Já ouviu falar em coloração pessoal?
As cores resultam de forma diferente, de acordo com o tom de pele de cada um. Sabia que as cores conseguem realçar ou disfarçar algumas características da sua fisionomia e traços, mudar a aparência da pele e, até, destacar pormenores do rosto?
É importante conhecer a sua paleta de cores, para que consiga perceber melhor quais são as cores que a favorecem e as que escondem o que gostaria de disfarçar, como traços, rugas ou olheiras.
Para tal, é possível realizar a sua análise de coloração pessoal e nós explicamos como. Acabaram-se os tempos em que abre o armário e opta pelas mesmas calças pretas de sempre, com camisolas que compra e nem sabe bem a razão.
Venha saber mais!
Como conhecer a minha paleta de cores
A análise de cores, ou coloração pessoal, consiste no processo de análise da sua pele para determinar que tipo de cores deve usar para evidenciar a sua beleza, e quais deve evitar para que não pareça mais cansada ou apagada.
Conhecer a sua paleta de cores pode ajudá-la a perceber também quais os tons que deve acrescentar no seu guarda-roupa.
Esta análise é feita a partir do nosso tom de pele, cor dos olhos e cabelo, e pode ser divida em três principais fatores.
Matiz: fria ou quente
Pessoas com a matiz mais fria têm normalmente o cabelo mais escuro e o tom de pele mais pálido, enquanto que pessoas de matiz mais quentes tendem a apresentar menos contraste entre o tom de pele, a cor dos olhos e a cor do cabelo.
Para determinar o seu tom experimente fazer o teste de joias ou metal. À luz natural, coloque joias de prata e ouro sobre a sua pele. Qual lhe fica melhor? Qual lhe traz uma pele mais uniforme e de aparência mais saudável?
Se acha que fica melhor com joias douradas, então pode considerar-se uma pessoa de tons quentes, enquanto que se as joias prateadas a favorecerem, terá tons frios.
Outra forma de confirmar qual é o seu tom de pele, é através da cor das suas veias. Se a cor das veias do seu pulso interno forem principalmente azuis ou roxos, quer dizer que é uma pessoa de tons frios. Se as suas veias lhe parecerem verdes, então o seu tom é quente.
Finalmente, uma terceira forma consiste em colocar uma folha de papel branca junto ao seu rosto, sem maquilhagem e sob luz natural. Se a sua pele lhe parecer mais amarela, pêssego ou dourada, o seu tom é quente. Se lhe parecer mais azul, vermelho ou rosa, o seu tom é frio.
Contraste: escuro ou claro
A escala de contraste permite-nos identificar a intensidade de um tom. Quanto mais preto for adicionado a uma cor, mais escura ela se torna, enquanto que quanto mais branco lhe for adicionada, mais clara ela se irá tornar.
Aqui é necessário perguntar: combino mais com cores claras, médias ou escuras? Para perceber melhor, tire uma fotografia do seu rosto sem maquilhagem a preto e branco e analise o contraste entre o cabelo, sobrancelhas e tom de pele.
Podemos considerar que tem um baixo contraste, quando há pouca ou quase nenhuma diferença entre essas cores.
Quando há alguma variação de cor que não seja tão grande, o contraste é médio.
Finalmente, se a diferença for muito grande, trata-se de alto contraste.
A partir desta análise faça escolha acertadas e harmoniosas entre as peças que usa. Acessórios, maquilhagem, e peças de roupa que apresentem contrastes diferentes do nosso natural, resultam numa aparência abatida, envelhecida e apagada.
Intensidade: suave ou brilhantes
A escala da intensidade mostra o quão brilhante/saturada ou silenciada/suave é uma cor.
Neste ponto, avaliamos se as nuances presentes na pele, olhos e cabelos têm brilho, viço, saturação ou se as cores são suaves ou opacas.
Que cores devo usar?
Se tem…
Cabelo: dourado, louro avermelhado, ou em tons cobre
Olhos: tons de azul, verde oliva, topázio ou avelã
Pele: porcelana, marfim, bege dourado ou bronze
As cores mais recomendadas para quem se enquadra nesta cartela são tons quentes, intensos e vibrantes, como verdes, rosas e amarelos intensos. Já tons pastéis, com pouca intensidade, cores escuras, como tons de azul e preto não são recomendados.
Se tem…
Cabelo: tons de louro ou castanho dourado e médio
Olhos: azuis, verde oliva ou avelã claro
Pele: pêssego ou marfim
As melhores cores para esta paleta são os tons claros e quentes, mas sem tanta intensidade. Já tons muito escuros, como pretos e cinzas e também tons vibrantes devem ser evitados.
Se tem…
Cabelo: tons de mel, gengibre, dourados médios, castanhos ou vermelhos
Olhos: azuis, verde oliva ou avelã clara
Pele: tons de marfim, bege quente ou bronze
As cores dessa paleta são quentes e tem intensidade média, os principais tons são os terrosos e também o dourado. Já cores claras ou brilhantes não são indicadas.
Se tem…
Cabelo: tons mais escuros, como o castanho
Olhos: verdes, avelã ou castanho escuros
Pele: tons de oliva, bronze, marfim ou chocolate
Esta paleta tem como principais cores tons quentes, escuros e vivos. Já os tons pastéis ou mais frios, não fazem parte desta cartela.
Se tem…
Cabelo: preto, castanho escuro ou em tom prateado
Olhos: escuros, em tons de preto, castanho ou avelã
Pele: bege, azeitona, castanho rosada ou negra
As melhores cores para quem é desta paleta são os tons primários vibrantes, escuros, intensos e frios. Já as cores em tons quentes, nudes e bege dourado são as menos indicadas.
Realizar a análise de coloração pessoal é uma ótima forma de conhecer mais sobre o seu próprio estilo.
Desta forma, terá uma tarefa mais fácil na hora de comprar as peças ou de escolher o que vestir.
Analise a sua coloração pessoal e valorize o que a torna tão única e especial.