Share the post "Colostro: saiba tudo sobre o primeiro leite produzido pela mãe"
A decisão de amamentar deve ser uma opção consciente da mulher, sabendo que o leite materno tem a composição nutricional ideal para a alimentação do bebé e para garantir as suas necessidades de crescimento e desenvolvimento. O primeiro leite produzido pela mãe é o colostro.
O que é o colostro?
Após o parto, as glândulas mamárias produzem uma substância chamada colostro que contém os elementos essenciais para o bebé. Até ao início da produção do leite materno, a mãe deve alimentar o seu bebé com o colostro.
Assim sendo, nos primeiros dias após o parto produz-se o colostro, leite de cor amarelada ou transparente, espesso, rico em cálcio, potássio, proteínas, vitaminas e anticorpos. No 1º dia a quantidade de colostro (leite que é produzido nos primeiros dias) que o bebé mama é reduzida, mas contém todos os constituintes que o bebé precisa. Há situações em que nas últimas semanas da gravidez, a mãe começa a produzir colostro, antecipando a chegada do bebé.
O leite de transição (intermédio, em composição, entre o colostro e o leite maduro) surge entre o 4º e o 10º dia pós-parto. Tem uma cor acinzentada e um aspeto aguado e a sua constituição química muda ao longo da mamada: inicialmente tem vários nutrientes e no final possui maior teor de gordura vital para o bebé.
Por sua vez, o leite maduro é produzido desde o 10º dia pós-parto até ao final da lactação. Produzido em maior quantidade devido ao contínuo crescimento e aumento de peso do bebé, tem um aspeto mais denso e branco.
O colostro é importante!
O colostro reúne uma grande quantidade de proteínas e de agentes de defesa contra infeções, facilita a digestão e a eliminação intestinal do bebé. São conhecidos os inúmeros benefícios deste primeiro leite materno, como podemos ver abaixo.
- É a primeira e a melhor vacina que se conhece: tem benefícios antibacterianos;
- É de fácil digestão;
- Tem uma função protetora do tubo digestivo do bebé;
- Tem um efeito laxante;
- Promove a maturação do intestino;
- Diminui o risco de icterícia no bebé;
- Reduz o risco de síndrome de morte súbita do lactente.
Cuidados importantes a não esquecer!
- Use soutien e roupa adaptada à amamentação;
- Sempre que consultar um médico lembre-se de referir que está a amamentar;
- Evite, se possível, dar chupetas ou tetinas ao bebé porque isto pode dificultar a adaptação do bebé à mama;
- Não dê água nem outros alimentos ao bebé, que não leite materno;
- Adote um estilo de vida saudável.
Veja também: