Share the post "The Jacobite: viaje pela Escócia no comboio de Harry Potter"
Uma das mais icónicas imagens do comboio The Jacobite remete para os fãs dos filmes da saga Harry Potter e imediatamente para o Hogwarts Express.
Aliás, a semelhança é tão evidente que não poderíamos deixar de a sublinhar no início do artigo, mas The Jacobite tem muita história própria (e verídica).
Assim, o percurso desta locomotiva a vapor tem a extensão de 134 quilómetros e une Mallaig a Fort Williams, ambas cidades das Terras Altas da Escócia (The Highlands).
A locomotiva atravessa locais bastante remotos, começando perto da montanha mais alta da Grã-Bretanha – Ben Nevis – e passa por Arisaig, cuja estação é a mais ocidental da Escócia continental.
The Jacobite: paisagens únicas da Escócia
Naturalmente, tão remotas zonas apresentam belíssimos cenários naturais, bastante conservados.
Vale a pena olhar pela janela do The Jacobite durante toda a viagem. No entanto, os pontos mais interessantes são os vales cobertos de verde e os lagos de águas calmas e gélidas. Como o Lago Morar, o Rio Morar e o Lago Nevis, o lago mais profundo de água salgada da Europa.
Os promotores da viagem não são alheios às atracções que se encontram pelo caminho. Desta forma, o comboio tem paragens estratégicas nos pontos mais importantes: Glenfinnan, Arisaig e Mallaig, cidade destino, com pausa para o almoço e visitar o comércio local, antes da viagem de regresso.
A história por detrás do nome do comboio
Actualmente, a locomotiva a vapor serve essencialmente para uma viagem que é turística, mas a sua génese prende-se com a coesão territorial.
Remonta a 1901 a ligação do caminho de ferro à estação de Mallaig. Mais meio século e a modernização das máquinas, por um motor a gasóleo, fez com que o comboio deixasse de operar regularmente.
Depois de nos anos 80 voltar a circular por razões turísticas, foi em 1995 que se tornou, pela mão da West Coast Railways, The Jacobite, devendo o nome ao movimento político Jacobita, muito presente nas Terras Altas da Escócia e em nome do qual se travaram batalhas.
De resto, perto do viaduto de Glenfinnan está edificado um marco com uma placa alusiva ao movimento Jacobita, que apoiava a restauração da Casa de Stuart como herdeira do Trono Britânico.
The Jacobite e o mundo de Harry Potter
Da realidade para a ficção, e como mencionámos anteriormente, a locomotiva a vapor The Jacobite, e sobretudo o viaduto Glenfinnan, fazem parte do imaginário de Harry Potter, aparecendo frequentemente nos filmes, como ponto de chegada a Hogwarts, a escola de magia criada por J. K. Rowland.
Com a popularidade dos filmes, surgiu também uma elevada procura para fazer a viagem no Jacobite. Desta forma, desde 2001 – e mais intensamente nos recentes anos – que o comboio faz o seu percurso para que os fãs da saga experimentem na primeira pessoa uma das viagens de comboio mais emblemáticas da história do cinema.
O expoente máximo é claramente o viaduto de Glenfinnan, cujos 21 arcos se eternizaram, no cinema, com a chegada do comboio a Hogwarts, precisamente o The Jacobite.
A passagem seria rápida, no entanto, uma vez que são apenas 380 metros de comprimento, a 30 metros de altura. Porém, o comboio pára em locais estratégicos para os tripulantes apreciarem a beleza do momento.
Horários e preços
O comboio The Jacobite Steam opera de Abril a Outubro todos os dias da semana, sendo que ao fim-de-semana apenas de Maio a Setembro.
O serviço é dividido entre manhã e tarde: Parte de Fort William às 10h15 para chegar a Mallaig duas horas depois; às 14h10 regressa ao ponto de partida. À tarde, tem hora de saída de Fort William às 14h40 e volta às 18h40.
As modalidades de viagem são classe turística, primeira classe aberta ou em compartimentos de primeira classe. O valor do bilhete de ida e volta, em viagem turística, é cerca de 45 euros. Já em modalidades superiores sobre aos 68 para primeira classe e 150 para compartimentos privados.
Como chegar
A melhor forma de fazer este percurso, partindo de Portugal, é voar para Glasgow, aproveitando assim também para conhecer a cidade.
A partir do epicentro cultural escocês, há transportes públicos que fazem o percurso até Fort William.
O tempo de percurso de autocarro são 3h20, sendo que se alugar um carro chegará 50 minutos mais cedo.