Descubra aqui como aceder à sua informação privada no Facebook e controle as suas informações.
A privacidade nas redes sociais tem sido um tema de eleição nos últimos anos. O “verniz” que acabou por estalar com o escândalo Cambridge Analytica, onde a manipulação dos dados de utilizadores chegou em força à campanhas políticas.
O Facebook continua a dominar o campeonato das redes sociais. É verdade, é difícil encontrar alguém que não faça parte deste mundo virtual.
Mas será que consegue imaginar tudo o que o Facebook sabe sobre si? Sabe imensas coisas, como os seus relacionamentos, os locais que visita, os seus gostos musicais, etc.
A questão mais premente é perceber que tipo de informações é que a empresa de Mark Zuckerberg guarda que podem ser bastante relevantes em diversas ocasiões
Como aceder à sua informação privada no Facebook: passo a passo
Tem uma conta no Facebook há tanto tempo que já nem imagina a quantidade de coisas que esta rede social pode saber acerca de si? Não se preocupe, é fácil conseguir essa informação.
E o que é que está incluído? É a própria rede social que o diz: publicações, fotos e vídeos partilhados, mensagens e conversas no chat, informações da secção “Sobre” do perfil e muito mais.
6 passos para aceder à sua informação privada no Facebook
Siga os passos e desvende tudo:
- Aceder ao Facebook;
- No canto superior direito, selecionar a seta que aponta para baixo e escolher “Definições” no novo menu que se abre;
- Nas “Definições gerais de conta” é possível encontrar a opção “Descarrega uma cópia dos teus dados do Facebook” – escolha essa opção;
- Selecione “Começar”, introduza a palavra-passe e carregue em “Começar o meu arquivo”;
- O Facebook precisa de tempo para reunir toda a informação disponível, mas acaba por enviar a informação condensada num ficheiro em formato .zip para o e-mail;
- Depois de fazer a descarga do ficheiro enviado, abra-o e carregue duas vezes no ficheiro Index.
O que vai encontrar ao fazer download dos seus dados no Facebook
Ao aceder à sua informação privada no Facebook, lembre-se sempre de que essa informação só está lá porque o utilizador ou os seus amigos a colocaram lá. Mesmo que não a partilhe com mais ninguém, é certo que partilhou com o Facebook.
O Facebook só sabe o que é partilhado pelos utilizadores e nada mais – uma afirmação que tem tanto de verdadeiro como de óbvio. Por isso é tão importante ter cuidado com o que se partilha no Facebook.
Mas o que é que já contou ao Facebook desde que criou a sua conta? Mais do que pode pensar. Há imensas informações que à partida lhe são pedidas, como o nome, o local de nascimento, a residência, o e-mail… A lista é extensa e apenas uma pequena parte da informação que forneceu.
A verdade é que até um simples “gosto” pode dizer muito. Sempre que acede a uma página está a demonstrar ao Facebook que existe algo que lhe chamou à atenção nessa mesma página. Agora imagine que coloca um “Gosto”. Acabou de confirmar ao Facebook que tem um interesse pelo produto que essa página vende.
A partir desse momento, pode ficar à espera de recomendações de outras páginas ou de publicidade relacionadas com o produto de que “gostou”. É tão simples quanto isto.
Ao fazer download dos seus dados no Facebook pode descobrir que a rede social detém mais informação do que aquela que gostaria. Mas não haja precipitadamente: o remédio é simples, basta que filtre as partilhas que faz. Até porque há boas razões para não apagar o Facebook e diferenças entre eliminar e desativar a conta.
Faça bom uso da sua rede social e esteja sempre bem informado sobre o assunto.