Quer ser aquela pessoa que faz todas as outras virarem o pescoço à sua passagem? Consegue-o sem gastar litros de perfume.
A solução é bastante fácil e passa por aplicar perfume de forma correta. Está na hora de largar velhos hábitos que em nada ajudam a manter o aroma do perfume na sua pele e de arriscar nas zonas onde aplica perfume.
Os 10 mandamentos para uma aplicação de perfume correta
1. Nunca esfregue!
Se há um mandamento a ter em consideração sempre que aplica perfume, é este: nunca esfregue as zonas onde aplicou perfume imediatamente a seguir a o ter feito.
Não é preciso ter um dedo que adivinha para saber que esfrega sempre os pulsos depois de aplicar perfume nessa zona – toda a gente o faz, vá-se lá saber porquê. Embora este seja um comportamento comum, o melhor é parar de o fazer. A ação de esfregar a pele vai acelerar o processo de evaporação do perfume, contribuindo, inevitavelmente, para o efeito contrário ao desejável.
2. Borrife nos lugares certos
Para conseguir agarrar o aroma do perfume, não é necessário borrifá-lo por todo o corpo – esta prática não está incluída no nosso guia para aplicar perfume de forma correta.
O segredo é aplicar perfume nas zonas quentes do corpo, conseguindo retirar todos os benefícios da fragrância do seu perfume, que será difundida pelo seu corpo. Essas zonas são: tornozelos, parte de dentro do antebraço, atrás dos joelhos, parte de trás do pescoço, atrás das orelhas e peito.
Em dias quentes de verão, o ideal é aplicar perfume na roupa – sim, na roupa! – em vez de colocar na pele. Desta forma, garante que o aroma não é engolido pelos suores naturais da sua pele.
3. Coloque em lugares inesperados
Aplicar perfume nos tornozelos, atrás do joelho ou mesmo na parte de dentro do antebraço pode parecer descabido – e até um desperdício de perfume -, mas estas zonas são a chave para um aroma agradável e duradouro. Ao pulverizar atrás do pescoço, por exemplo, conseguirá um aroma subtil.
4. Mantenha uma certa distância
Borrifar demasiadas vezes e demasiado perto, são dois erros a evitar! Para aplicar perfume de forma correta, faça-o com uma distância da pele de, aproximadamente, 12cm.
Quanto à quantidade de borrifos, não exagere – o ideal é cheirar bem, não intoxicar as pessoas que se cruzem consigo. Três a quatro borrifos intercalados entre as zonas do corpo é mais do que suficiente para agarrar o aroma.
5. On the go
Quando for de viagem, borrife as roupas com o seu perfume e coloque-as na mala. Quando chegar ao destino, as roupas já terão o seu aroma preferido entranhado e não terá de aplicar perfume na pele.
6. Pulverize o ar
Já há quem o faça – e faz bem! Aplicar perfume de forma correta não se resume a borrifa-lo diretamente na pele. Esta dica é adequada |àqueles dias em que não lhe apetece sair de casa demasiado perfumada, mas também não quer ir sem nada.
Borrife a fragrância no ar e deixe que as partículas caiam em cima de si. Desta forma, o perfume irá ficar espalhado de forma uniforme pelo seu corpo, conseguindo um aroma subtil mas agradável ao mesmo tempo.
7. Adote vários cheiros
É demasiado fácil ficar preso à rotina, mas não subestime o poder de mudar o seu cheiro. Separe os aromas do dia e da noite, mudando conforme o seu humor e o clima. Ao fazê-lo, terá um cheiro associado a cada situação e momento. já imaginou as memórias olfativas fantásticas que daí podem advir?
8. Aplique o perfume em camadas
Atualmente, os perfumes já vêm acompanhados de outros produtos que aumentam a sua fragrância, como loções para o corpo e gel de banho. Criar camadas de fragrâncias vai ajudar a prolongar o cheiro do seu perfume durante todo o dia.
9. Não reaplique
Quando se tem um perfume de qualidade, não é preciso reaplicá-lo – e quando falamos de um perfume de qualidade, não falamos de um que seja necessariamente caro.
10. Seja você mesma
O que torna uma mulher única e diferente é a sua singularidade. Não vá por modas, mas sim pelo seu gosto pessoal e obtenha as fragrâncias que mais condizem consigo.
Veja também: