As cores têm um papel importante no nosso dia-a-dia, já que é também através delas que experienciamos e percecionamos o meio envolvente. Conforme a cultura, as tradições e a simbologia, tendemos a atribuir determinados significados às diferentes cores. Os estudos têm mostrado que as cores têm uma função de comunicação, influenciando o estado emocional. Vamos então compreender como as cores afetam o humor!
Como as cores afetam o humor? A Psicologia da cor explica!
Dificilmente se explica de forma objetiva as nossas reações psicológicas à cor, mas a verdade é que as investigações realizadas neste âmbito mostram que a cor é uma forma de informação, comunicação e compreensão do ambiente envolvente. Demonstram também que a cor tem inerente uma carga visual, associativa, simbólica, de sinestesia e emocional, que nos afeta fisiologica e psicologicamente.
Assim, a cor é também uma emoção ou sensação que ativa o pensamento e o sistema cognitivo. Naturalmente, a perceção das cores, varia de pessoa para pessoa e está dependente do estado emocional e mental, da memória pessoal, da capacidade de atenção e do conhecimento adquirido a partir da educação, do ambiente e da cultura.
A cor é, portanto, uma realidade sensorial da qual não nos podemos alhear. Atua sobre as nossas emoções, produz sensação de movimento e dinâmicas diversas. O gosto pelas cores não é igual em todos nós, tal como a forma como as cores afetam o humor. Se para algumas pessoas existe uma atração especial por determinadas cores, para outras pessoas a preferência pode recair noutras tonalidades.
Mais ainda, associamos as cores a diferentes sentimentos, emoções e intensidades e, com frequência recorremos às cores para expressar estados de humor, como por exemplo quando dizemos: “a situação está preta”; “ficou roxo de raiva”; “esboçou um sorriso amarelo”; “estava vermelho de vergonha” ou “vive num mundo cor-de-rosa”.
As características das cores
Há cores quentes (associadas à energia) e cores frias (associada à calma e à segurança), cores leves e cores mais pesadas. Algumas são consideradas calmantes pela maioria das pessoas, enquanto outras são vistas como mais excitantes. A forma como a maioria de nós perceciona as cores explica o modo como as cores afetam o humor e esta perceção baseia-se em algumas das seguintes características:
1. Cor azul
Frequentemente associada à simpatia, harmonia, à fidelidade, ao pensamento e à inteligência… transparece calma e maturidade e, por isso mesmo, é frequentemente utilizada em negócios corporativos (por exemplo, empresas de tecnologia, escritórios e marcas corporativas mais conservadoras).
2. Cor vermelha
Cor de todas as paixões, do amor e do desejo. Também associada à alegria, ao perigo, à efervescência e à espontaneidade. A cor vermelha é muitas vezes utilizada pelas cadeias de fast-food, já que parece estimular o apetite e criar um sentido de urgência, levando os clientes a encomendar a comida e a abandonar o local rapidamente.
3. Cor amarela
Em relação à cor amarela encontram-se significados contraditórios. É a cor do otimismo, da felicidade e da alegria, mas surge também associada aos ciúmes e ao perigo. A cor amarela é frequente utilizada pelas empresas como forma de atrair os clientes.
4. Cor verde
Cor da esperança, da juventude e da fertilidade, mas também associada a tudo o que é sagrado ou venenoso. A cor verde é também associada à sustentabilidade e às preocupações ambientais. Habitualmente, recorrem a esta cor marcas da área da saúde e das finanças, bem como marcas que têm por objetivo promover o relaxamento e bem-estar dos clientes.
5. Cor preta
A cor preta, apesar de ser a preferida de várias pessoas, é frequentemente associada à morte, ao fim, à dor, à negação, à violência e ao poder. Utilizada para diferenciar o dia da noite e o bem do mal.
Por outro lado, também se relaciona com a elegância, a seriedade, a independência e ausência de necessidade de chamar à atenção. É comumente associada a marcas fortes e poderosas, que promovem a luxúria, a elegância e sofisticação.
6. Cor laranja
Cor exótica e chamativa, muitas vezes associada ao sentimento de diversão, à excitação e à aventura. As marcas utilizam a cor laranja quando pretendem passar uma imagem amigável, alegre e confiante.
7. Cor violeta
Cor da magia, do mistério e do poder, também associada à experiência e ao saber. Habitualmente utilizada para representar marcas criativas, imaginativas e inteligentes. Muito utilizada por marcas de produtos de beleza.
8. Cor-de-rosa
Habitualmente encarada como doce e delicada. Cor íntima e romântica.
9. Cor dourada
Associada ao dinheiro, ao luxo e à felicidade.
10. Cor prateada
Também associada ao dinheiro e à velocidade.
11. Cor castanha
Cor do acolhedor e do corrente. Transmite segurança.
12. Cor cinzenta
Cor do tédio e do antiquado. Algumas vezes associada ao sentimento de crueldade, medo, depressão, indecisão e ausência de energia.
13. Cor branca
Cor comumente associada à pureza, à inocência, ao início e ao bem. Cria a impressão de vazio, infinito, frescura e limpeza. Habitualmente associada a instituições e organizações não-governamentais que lutam pela paz no mundo.
Em suma
As cores estão presentes na nossa vida e podem ser excelentes ferramentas para comunicar emoções e sentimentos, positivos ou negativos. O impacto psicológico das cores é grande, daí que as grandes empresas recorram a elas para cativar e influenciar os seus consumidores.
As cores podem criar diferentes ambientes, podem atrair a atenção e passar determinada mensagem. Apesar da perceção da cor variar de cultura para cultura, não há dúvidas de que a cor afeta o humor e a sensibilidade.
A forma como as cores afetam o humor é variadíssima. Podem ativar a imaginação, produzir simpatia ou repulsa, impulsionar o desejo, estimular ou tranquilizar. Conhecer de que forma as cores nos influenciam, permite que vivamos de forma mais harmoniosa.
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